Consultoria x agência de marketing digital: qual devo escolher?

Se você quer melhorar os resultados do seu negócio e a presença da sua marca na internet, mas está em dúvida se contrata os serviços de uma agência de marketing digital ou consultoria de marketing, então, temos informações importantes para você.

Muitas vezes, no desejo de economizar, empreendedores caem na tentação de achar que as estratégias de marketing digital podem ser desenvolvidas apenas por tino comercial, sem realmente se darem o trabalho de entender isso mais a fundo.

Mude a forma como enxerga essas questões e entenda a importância de se diferenciar no ramo online ao contar com o melhor serviço para ajudar você nisso. Confira!

O que é uma consultoria de marketing digital?

Uma empresa que presta consultoria de marketing digital cuida das estratégias que guiarão a sua busca por um melhor posicionamento da marca e pelo crescimento dos negócios no meio online.

Sua função é se dedicar apenas à inteligência das ações a serem utilizadas, sem se envolver com a parte de operacionalização, que deverá ficar a cargo de uma equipe de marketing digital dedicada a isso.

Como a consultoria de marketing digital funciona?

Seu trabalho é focado na análise e no planejamento das mídias, que terão que ser aplicados por sua própria equipe (caso você tenha uma). Sendo assim, as principais contribuições de uma consultoria são:

  • criar e gerir as estratégias de concorrência online;
  • analisar a situação do seu negócio no meio virtual;
  • analisar e desenvolver estratégias de marketing digital que aprimorarão a sua presença virtual;
  • desenvolver consultoria para planejamento de mídia;
  • indicar a contratação de equipes de marketing digital que efetivarão todo o planejamento.

Agora que entende o que uma consultoria de marketing digital oferece, continue lendo para saber o diferencial que uma agência pode trazer ao seu negócio.

O que faz uma agência de marketing digital?

A agência de marketing digital é aquela que age e faz acontecer os planos de sucesso da sua empresa. Muitas delas oferecem, também, o serviço de análise realizado pelas consultorias e acabam sendo uma forma mais prática e até mais em conta de alcançar os resultados almejados, já que não terá que pagar a dois prestadores diferentes.

Ela se dedica a estruturar e aplicar ações de SEO (otimização para mecanismos de busca), e-mail marketing, marketing de conteúdo, mídias sociais e tantos outros aspectos fundamentais fazer o seu negócio crescer.

Como uma agência de marketing digital contribuirá para o seu negócio?

Pode até ser que você já tenha ouvido falar de todas as estratégias que as agências desenvolvem e que até tenha alguma noção sobre elas. Porém, no momento de operacionalizá-las e analisar os resultados, é essencial que você conte com especialistas que tragam resultados reais e apontamentos substanciais, que vão além do chamado achismo.

Até porque cuidar do marketing digital exige não só conhecimento, mas também tempo. Se você tentar cuidar de tudo sozinho, mesmo que supostamente faça tudo certo, não atingirá os mesmos desdobramentos positivos que uma agência de marketing digital pode trazer ao seu negócio. Pense nisso.

Como escolher entre uma consultoria ou agência de marketing digital?

Vamos responder a essa pergunta com outra indagação: você tem uma equipe de marketing digital para aplicar os direcionamentos indicados pela consultoria? Se a resposta for sim, ainda existe outra questão: você está satisfeito com sua equipe e acredita que ela pode atingir os resultados esperados? Se for não, então se torna mais um motivo para escolher por uma agência de marketing digital.

Em outras palavras: se você não tem a estrutura necessária para usufruir da consultoria prestada à sua empresa, é essencial que você contrate uma agência. Considere, ainda, o fato de que muitas agências têm o know-how para analisar o seu negócio e fazer com que você desenvolva o seu empreendimento, sem necessariamente precisar desses dois serviços de maneira fragmentada.

Aproveite bem as informações dadas neste post para fazer a melhor escolha e, assim, se destacar no meio virtual.

Se agora você já sabe o que quer quando o assunto é se decidir entre uma agência de marketing digital ou consultoria de marketing, entre em contato conosco agora mesmo e conheça as soluções que temos para o seu negócio.