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Público-Alvo – O Foco do Site

Dicas sobre Sites | 03 de outubro de 2012

Sendo o Público-Alvo – O Foco do Site, o primeiro entendimento que precisamos ter é que não construímos um site para agradar a nós mesmos.

Embora você, com certeza, queira olhar para o seu site e sentir-se orgulhoso de sua nova plataforma de trabalho, você pode acreditar em mim quando digo que você se sentirá muito mais feliz, quando perceber que seus clientes estão aderindo a seus “apelos publicitários”. (Leiam com muita calma esta expressão).

Com quem você quer falar?

A resposta mais ouvida no mundo é: “Com todo mundo!” Ou então: “Não podemos excluir nem discriminar ninguém” (Se em sua cabeça, você a leu esta frase com alguma voz engraçada ou de deboche, então você sabe do que estou falando).

Focar em um Público-Alvo significa direcionar sua oferta, para um grupo de pessoas que possuam o perfil mais ajustado à necessidade ou solução que você está oferecendo.

Exemplificando

Segmentação é palavra de ordem em qualquer ação corporativa. Imagine-se contratando um spot para veicular em uma rádio, onde você quer vender camisas sociais finas para executivos: Após desenvolver uma bela chamada, explicando seus benefícios, promoções e outros afins, você decide veicular esta campanha em uma rádio voltada para as periferias de sua cidade, em um horário com programação, que é sucesso entre as donas de casa e os adolescentes da localidade, por que a oportunidade financeira oferecida se sobressaiu as demais opções.

Pergunto: Qual a possibilidade de sucesso desta campanha? Qual o ROI* esperado? (*retorno sobre o investimento). Aliás gosto muito de citar, que quem aborda este assunto com muita propriedade, é meu amigo e palestrante da área de vendas Fernando Fernandes.

Lembrando ainda, que um site não é apenas uma peça publicitária, talvez o melhor exemplo para esta situação, fosse abrir uma empresa em meio a uma localidade com interesses inversos, aos valores oferecidos por este negócio. Você abriria uma casa noturna em frente a um hospital municipal de uma cidade do interior, por exemplo, um local onde se presa o silêncio e o acesso das vias públicas aos atendimentos de emergência?



Afinidade e Sintonia com Empatia

Estas três questões juntas podem definir o sucesso do seu projeto perante aos seus concorrentes. Costumamos ver, em nossas pesquisas, que inúmeras empresas abordam seus clientes demonstrando características técnicas de seus produtos, estrutura diferenciada, quando estão vendendo produtos onde o real fator de decisão de compra está, ou no preço, ou em algum benefício direto, que qualquer produto semelhante atenda.

Para estes casos, não precisamos de distantes ou inversas percepções. Demonstrações simples, como as de um hotel que expõe em frente ao seu site, fotos de uma família ou de jovens se divertindo, já servem, para que seu público-alvo perceba que este é o local que ele busca para se hospedar.

Por que um restaurante chinês apresenta escritas no idioma daquele país, se não conseguimos entender nada daquilo? Ao menos eu confesso que não entendo nada. Mas, você o confundiria, a meia distância, com alguma pizzaria ou casa de massas italiana, por exemplo?

Seu site profissional, quando o intuito é alcançar alta performance em resultados, precisa ser pensado nos mínimos detalhes. Os Nerds gostam que você explique a piada? Os idosos gostam de letras miúdas? As crianças se atraem por brinquedos em preto e branco? Os jovens em férias gostam de horário de recolher ou de cessar com a música?

Relacione-se com seu Público-Alvo

Perceba que a comunicação que sua empresa manifesta diz muito mais, do que aquilo que você fala. Mas este, assim como muitos outros assuntos, necessitam de constante aprendizado, percepção e pesquisa. Tenham sempre, muito cuidado com promoções sazonais, ou seja, ligadas a períodos específicos, ou a promoções relacionadas a descontos e preços. Pois, se seu intuito é vender qualidade, atenha-se aos benefícios e não aos descontos disponíveis.

Descubra, portanto, qual o valor que seus produtos e serviços geram, a quem eles podem beneficiar e construa sua comunicação de forma a despertar o interesse destas pessoas, a partir dos principais atributos, que tornam claros os benefícios ofertados. É preciso que o valor ofertado seja palpável, lógico, incontestável.

Esta discussão merece ser abordada por diferentes ângulos. Por isso, tendo você qualquer ideia para complementar e enriquecer este conteúdo, por favor, manifeste sua colaboração na área de comentários abaixo.