BLOG

5 hábitos para se tornar uma referência e ser sempre lembrado

Marketing Digital | 10 de julho de 2015

O conhecido ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” funciona para muitos como uma referência. Ter o nome ou os serviços guardados na mente dos clientes e dos colegas de mercado pode ser um bálsamo em tempos críticos da economia. Porém, não é só com visibilidade que se constrói uma relação duradoura, capaz de gerar novos negócios e bons contatos. Em artigo recém-publicado no site norte-americano Entrepreneur, Cynthia Johnson, sócia-diretora da RankLab, empresa especializada em marketing digital dos Estados Unidos, listou a força dos “super-conectores”, ou seja, profissionais altamente capazes de criar relações de qualidade e, consequentemente, com mais condições de serem lembrados e consultado pelos demais.



Cynthia afirma que a atuação desses conectores é feita por meio de um networking impecável, quem tem base em quatro hábitos: “saber o que quer”, “dedicar-se”, “anotar tudo” e “consultar a rede pessoal”. Essas são práticas compartilhadas por Maurício Cardoso, um dos fundadores do Clube do Networking, iniciativa dedicada a empreendedores interessados em ampliar a rede de contatos com o objetivo de identificar oportunidades de negócios. Além desses aspectos, Cardoso indica ser necessário não só consultar a rede, mas praticar incessantemente esses relacionamentos e compreender melhor como essas conexões funcionam.



"É importante saber que muito além de uma simples relação de troca, o networking é um processo e não um acontecimento. Portanto, é preciso repensar atitudes. Fazer networking é conhecer alguém com um problema, saber de outra capaz de solucionar essa necessidade e ligar esses dois indivíduos. Um dia essa roda vai girar e você estará na posição de ser ajudado e, graças a um amigo em comum, outro sujeito, desconhecido até então, poderá arrumar uma saída para dificuldades", Cardoso afirma.



O especialista Maurício Cardoso dá algumas dicas para se tornar um profissional memorável e reforçar sua presença no relacionamento com seus colegas e no mercado, confira:

 

1 - Cuide da sua reputação: É importante ser lembrado pela qualidade do seu trabalho, não queira ser lembrado pelos seus defeitos.



2 - Ajude sempre: Sempre que houver oportunidade, ajude. Esteja disponível para fazer algo por alguém de forma desinteressada. Não ajude por querer algo em troca.

 

3 - Participe de associações: Frequente alguma associação, clube, etc. É importante fazer parte de lugares onde você possa conhecer novas pessoas e trocar ideias.

 

4 - Ouça mais e fale menos: Ao conhecer novos profissionais, se interesse genuinamente. Entenda o que eles fazem e como fazem. Tente entender quais são suas limitações. Só confiamos quando conhecemos o poder de entrega e as limitações dos demais.

 

5 - Seja interessante e não interesseiro: Não ligue para os outros apenas quando você precisa de algo. Dê um jeito de sempre manter contato, seja por telefone, e-mail ou por meio das mídias sociais.

 

Fonte: Administradores.com