BLOG

6 Desafios para o Desenvolvimento de um Site Profissional

Marketing Digital | 22 de julho de 2012

“Chegou a hora de fazer o site do meu negócio. Por onde eu começo?”

“Já sei que sites grátis ou aquele meu sobrinho, não vão conseguir explorar o potencial que minha empresa possui para gerar negócios, mas também não posso investir muito agora!”

Você quer um site profissional? Veja os 6 desafios a enfrentar!

1º Desafio: Encontrar Bons Profissionais

O bom profissional não é o mais caro! É o cara que conhece os meios e os fins, portanto, lhe oferecerá uma possibilidade de explorar a melhor relação custo-benefício, para que você possa ter condições de buscar o retorno do seu investimento, prospectando negócios a partir de sua nova ferramenta. Sempre em médio prazo, no mínimo! Sem milagres.

Importante: Cuidado com agências demasiadamente preocupadas em lhe vender um site “bonito”. Algumas agências de publicidade são focadas demais em layout, por trabalhar com artes gráficas, impressos etc. Questione sempre sobre a relação com o Google, as estratégias para gerar tráfego, acessos ao site; as técnicas pra gerar vendas e conquistar a credibilidade dos usuários; e como um cliente poderá de forma simples e descomplicada, iniciar uma tentativa de contato ou de compra.

2º Desafio: Preparar-se para fazer a sua parte

Acompanhe tudo, desde o começo. Procure entender quais serão as possibilidades de atrair clientes e prepare-se para reforçar este trabalho e atendê-los. Um site é uma ferramenta, sem a intervenção humana ela não funciona! Prepare-se para dedicar algumas horas por semana, ao menos, para analisar o conteúdo do seu site, postar algum conteúdo novo e principalmente, responder e-mails e fazer ligações.

3º Desafio: Mentalize suas Estratégias

Claro que você poderia registrá-las, mas se as tiver em mente já ajuda. Pense aí: “Qual será o papel do site em minha organização?” Não o sobrecarregue, não espere pela sorte, conte apenas com o seu trabalho e confie a ele o papel de uma nova filial, onde todo o sucesso dependerá única e exclusivamente de seu empenho em monitorar e agir, mesmo que você tenha alguém que faça isso por, ou com você.

4º Desafio: Defina suas prioridades

Em um site, existem os limites normais de visualização de tela, e também é preciso levar em conta a paciência do usuário, que geralmente não analisa tudo que um site tem em uma primeira visita. Por isso, de destaque a algo em específico inicialmente, sua melhor linha, seu melhor preço, sua melhor habilidade etc.

Lembre-se, o site deverá persuadir clientes e não satisfazer o seu ego. Então procure analisar pelos olhos do cliente, pensando que ele talvez seja leigo, em comparação ao seu conhecimento, mas, que ele precisa compreender a mensagem que você quer passar.

5º Desafio: Seja Objetivo e Respeite os Profissionais

Eleitas as estratégias e definidas as prioridades, permita que o trabalho se inicie de forma reta. Analise cada etapa, definição de layout, conteúdos a postar como fotos e textos e deixe os profissionais trabalharem. Se eles são os técnicos, atenha-se ao negócio, a construção do site é a especialidade deles, portanto, cobre eficiência, mas dê espaço para a criação.

6º Desafio: Site pronto. Alinhe suas expectativas

Toda a nova atividade exige empenho, porém, calma. Dedique-se em um percentual de tempo que seja possível manter. Se quiser dar uma agitada maior no começo, ótimo. Divulgar é legal, apenas tenha em mente que os resultados de qualquer negócio, principalmente na Web, são graduais.

O Google passará a indicar seu site, de acordo com a qualidade do seu conteúdo, que será julgado pela aceitação dos usuários. Estes precisarão de tempo para aprender a confiar em sua empresa e para tê-la como referência de qualidade em seu segmento, portanto, trabalhe.

Quer receber novidades sobre nossas postagens? Assine nosso feed, siga a @sixinterfaces no Twitter e curta a página da Six no Facebook!

Ajude-nos a fazer desta ambiente, uma grande comunidade de empreendedores formadores de opinião!