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Blogs Corporativos em Estratégias de Web Marketing

Marketing Digital | 12 de julho de 2011

Blogs Corporativos

Neste post falarei sobre Blogs Corporativos, um pouco sobre sua importância em estratégias de Web marketing das corporações e sua relação direta na comunicação com seus clientes.

Ter um blog corporativo hoje é quase como uma obrigação em termos de Web, por que os blogs corporativos têm a capacidade de centralizar uma série de funções importantes em uma estratégia de Web marketing.

Blogs Corporativos Atraem Tráfego Segmentado

O acúmulo de conteúdos importantes, cada qual, bem redigido, com títulos atrativos e sugestivos para o seu público alvo, auxiliam o Google e outros buscadores a referenciá-lo em seus resultados, quando da procura por palavras chaves referentes às suas postagens.

Para isso, você pode pesquisar no Google Adwords ou até mesmo no Yahoo Respostas, entre tantos outros, quais são as dúvidas do seu público, sobre temas que você tem fluência para falar sobre.

Depois disso, lembre-se que o público vem em 1º lugar. Construir um blog corporativopensando apenas nos mecanismos de buscas pode lhe render um índice de rejeições muito grande por páginas acessadas, o que é claro, não é do interesse de ninguém.

Resumindo, estude algumas técnicas de Webwriting, mas use-as sempre ligadas à persuasão, a conversão e ao diálogo.

Para os sites de referência, como mídias sociais, seus posts devem agir como sua colaboração para os seus grupos de discussão. Use-os como sua apresentação, ofereça-os para análise e discussão. Convide seus contatos para conhecer seu trabalho.

Blogs Corporativos como Guias de Leitura

Uma boa rede de links internos ajuda também o seu site, a indicar ou dirigir o consumidor por dentro do seu veículo, para que este encontre facilmente conteúdos marcados por palavras âncoras, que fomentem a leitura de mais explicações ou matérias já produzidas em seu site ou no próprio blog corporativo.

Muitos desenvolvedores ignoram a importância destes, porém, você deve ter a consciência que uma pessoa ávida por informações, atraída por algum tema que tenha estimulado sua curiosidade, muito possivelmente é um cliente em potencial, tendo a propensão natural de ser atraída por outros assuntos ligados ao mesmo tema.

Portanto, âncoras são iscas e links são portas para os demais ambientes do seu site, portal, ou blog corporativo. Então use-as, elas não prejudicam a leitura, a pessoa que não quiser clicar continuará sua leitura naturalmente, mas abre-se a possibilidade de oferecer uma outra opção ao visitante, talvez mais próxima do que ele esteja realmente procurando.

Blogs Corporativos em conjunto com o Site

Quando se tem um objetivo, todos os caminhos devem levar a um único fim. Uma estratégianada mais é que uma teia formada por uma série de rotas convergindo para um ponto de conversão.

Seu site profissional, geralmente é o centro de suas atividades comerciais na Web, seja ele um E-commerce ou não. Para isso, seu blog corporativo deve tratar de assuntos que sejam de interesse direto de seus prospects, tirando dúvidas, oferecendo dicas, apontando soluções, e conseguintemente, encaminhando os leitores para as suas principais páginas de interesse.

Nessa estratégia, a empresa busca assumir o papel de referência de conhecimento nos assuntos ligados a sua atividade. Para isso é necessário observar outros fatores, como afinidade, credibilidade e disponibilidade para atender a expectativa gerada.

Atenha-se a tratar de assuntos relevantes. Mantenha o foco. Imagine que o seu blog corporativo é um consultor de vendas dando explicações sobre como funciona seu trabalho, produtos ou serviços.

O papel deste, portanto, passa a ser mais complexo por este ponto de vista. Mas ao mesmo tempo, mais fácil de compreendê-lo em seu papel dentro de nossa estratégia.

Para concluir, ressalto que estas são apenas algumas das vantagens do uso de blogs corporativos em estratégias de Web Marketing, existem muitas outras que interligam objetivos e estratégias, tráfego e conversão, sejam elas em busca de negócios diretos ou branding.

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