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E-mail Marketing em Plataformas Profissionais

Marketing Digital | 28 de agosto de 2017

Olá Amigos do Blog da Six!

Desta vez vamos debater um pouco sobre a diferença entre usar o velho e-mail comum, e as plataformas profissionais de E-mail Marketing.

Quando nos deparamos com a possibilidade de nos comunicarmos com os leads gerados, graças ao histórico de trabalho que vai se acumulando, uma das primeiras coisas que todos pensamos são nos e-mails. Mas como gerir milhares de contatos que se acumulam com o tempo?

Bem, primeiro vamos ver alguns conceitos, mas preciso frisar que esta matéria não tem a pretensão de ser um tutorial básico do assunto, e sim uma força para a compreensão da importância e eficácia deste trabalho.

E-mail Marketing é uma atividade relacionada inicialmente a “geração de mailing lists” segmentados em grupos, de interesses em comum, agrupados e divididos em listas específicas, para que a gestão do relacionamento com essas pessoas seja feita de forma independente, através de uma ferramenta profissional que permite analisar e reagir automaticamente a reação de cada pessoa, de acordo com a informação oferecida.

Vantagens do E-mail Marketing

Podemos mandar e-mails para as pessoas, com uma série de links de indicação. A plataforma nos dirá se este e-mail foi ou não lido, se lido, se a pessoa clicou em algum dos links, quais deles, e mais. A plataforma pode reagir automaticamente, encaminhando um ou mais e-mails automáticos a partir do clique em um determinado link. São os chamados autoresponders.

No mercado, existem uma série de plataformas disponíveis, cada qual com suas características e valores. A maioria delas busca compensar a falta de recursos com muitos enfeites baseados em estética, para transparecer grandeza e organização, quando na verdade fazem um arroz com feijão e te cobram por filé com alcaparras.

Mas na verdade, o que eu aconselho é que vocês busquem saber inicialmente, o que pretendem fazer e estudem sua atuação mediante o que se está fazendo “hoje” no mercado.

A maioria dos empresários que abordamos tem aquela visão de algo que viu há anos atrás, e aí querem debater e-mail marketing com fundamentos de uma era ainda pré-spam. O que eles não se perguntam é se eles abririam os e-mails que querem enviar para as outras pessoas.

Caso alguém se interesse, a ferramenta que estamos usando no momento chama-se PT Sender.

Email Marketing como Ferramenta Comercial

Amigos, todos precisamos vender. Acreditem, as agências também sabem disso. Mas existem coisas que precisam ser sutis para produzirem o resultado esperado a médio e longo prazos. Nem tudo é pra ontem, algumas coisas precisam e devem ser imediatistas sim, concordo, mas uma empresa jamais terá um amanhã promissor se trabalhar apenas o hoje. Portanto, e-mail marketing pode e deve levar promoções, às vezes. Mas quem recebe promoções consecutivas de alguma empresa, sem fazer com que alguns e-mails passeiem por sua caixa de itens excluídos?

Políticas Anti-Spam

Existe certa rigidez quanto à gestão das plataformas de e-mail, ao que se consideram como políticas anti-spam. Não estou dizendo que não sejam corretas. A questão é que todas tentam inibir as pessoas de importarem listas de e-mails particulares, para listas segmentadas de pessoas que optaram por receber certos contatos.

Mas na verdade, cada empresa faz sua política. O que indicamos a todos, é que nunca comprem mailings ou saiam como doidos copiando endereços de e-mails a esmo, como se isso fosse produzir um mega resultado nas suas vendas. Não existe venda sem relacionamento, então, ao menos que você saiba que se trata de um prospect, nada de invasão de privacidade e SPAM! Ok?!

E você o que acha? Dê a sua opinião! E ajude a divulgar este artigo para mais pessoas debaterem conosco!