BLOG

Empreendedor tem que entender de internet?

Marketing Digital | 11 de junho de 2011

Polêmico não? Será que todo o empreendedor tem que entender de internet mesmo? Quero eu acreditar que se todos soubessem tudo, o mundo seria um grande poço de água morna, pois todos fariam a mesma coisa.

Mas vamos lá, século XXI, será que mesmo com todas as inovações tecnológicas e tudo o que se sabe sobre o poder de influência da internet na vida das pessoas, ainda é possível que algum negócio possa se dar o direito de ignorar a Web em suas investidas rumo ao sucesso?

Primeiro: Não existe verdade absoluta, algo de mais lindo que há no mundo é o livre arbítrio e a variedade múltipla de caminhos para um único fim.

Segundo: Como toda a abundância gera uma nova escassez, assim que todos estiverem na internet vamos precisar de algo novo, portanto, ainda funciona muito bem, pelo fato de, a concorrência ainda estar longe da saturação para a maioria dos campos.

Para aqueles que estão aflitos, pois não sabem como a internet pode abrir seus caminhos, eu digo: Fiquem tranqüilos, ninguém pode saber tudo. Não é um defeito seu ou uma grande falta, não se culpe.

Sei que existe uma forte arrogância na forma como algumas informações são colocadas, que rotulam as pessoas que  desconhecem no intuito de se impor a força.

Conhecendo seu negócio

Eu digo que um empreendedor deve entender do seu negócio. E todo o negócio tem milhares de ramificações e detalhes a se cuidar. Acredito que a maior obrigação de uma pessoa de negócios é conhecer pessoas.

A internet é um veículo, um ambiente de mútuo convívio com poderes maravilhosos de comunicação em massa e individuais, além de ser um braço da tecnologia. Tantos atributos, exigem sim um bom tanto de atenção e dedicação, o que em dias corridos como os de hoje, não são todas as pessoas que podem se dar esta condição.

Não estou dizendo também que a ignorância é uma benção, longe disso, quero crer que todos nós possamos vir a conviver com as diferenças de conhecimento, para que inclusive as profissões ligadas à área de internet e tecnologia sejam menos banalizadas, e seus benefícios, melhores difundidos.

A quem acompanha o Blog da Six e também a outros blogs sobre Web Marketing, vê que sempre ressaltamos esses tais benefícios e os apresentamos de forma a torná-los indispensáveis em ações de marketing, comunicação, prospecção de negócios e relacionamento. Mas isso não quer dizer que todos devam dedicar-se a aprender este novo ofício como meio de sobrevivência no mercado.

Embora ainda não existam faculdades de graduação em Marketing Digital correndo o país, nós que trabalhamos no meio precisamos estudar muito, pois todos os dias, enxurradas de informação nos caem nos ombros, é quando precisamos filtrá-las e testá-las, uma a uma, a fim de definir os melhores planos de ação a utilizar para botar em prática as estratégiasmontadas.

Talvez para quem buscasse nesse, um artigo técnico, tenha se decepcionado, mas acredito que principalmente para esses que acreditam que as técnicas são a chave para tudo, esse artigo tem a pretensão de lhes dizer: Ei! Olhe para as pessoas a sua volta!

O respeito dado ao bom profissional, deve ser correspondido com a compreensão de que se o seu cliente soubesse o que você sabe, ele não precisaria de você, concordam?

Passou da hora de nós, profissionais de Web, sejamos da área de desenvolvimento, marketing, programação, design ou quaisquer outras, passarmos a nos apresentar para o mercado como uma opção para somar. Não como donos da verdade, nem como celebridades ou gurus, como muitos se rotulam, o que dá a entender que regendo uma filosofia, um guru deve evangelizar a todos que padecem na ignorância.

Precisamos de mestres? Sim! Como em todas as profissões, mas este absurdo de prepotência que estamos assistindo vindo de uma minoria, claro, mas que faz barulho, ajuda a mistificar ainda mais a nossa classe, criando em muitos empreendedores certa aversão ao tema.

Para concluir este post, quase um desabafo, digo:

Empreendedor. Sonhe, planeje, organize e realize! Conte conosco para levar seu projeto ao maior número possível de pessoas, que possam estar nesse momento, necessitando ou desejosos de algo como a sua criação ou o fruto do seu empreendimento.

E nem estou falando exclusivamente da Agência Six Interfaces, nosso país está repleto de profissionais de altíssimo nível para lhe atender, seja no desenvolvimento de sites profissionais, de sistemas Web ou ainda para consultoria de marketing digital. Há muitos mesmo e bons!

Cada empreendedor deve entender do seu negócio, e como disse anteriormente, PRECISA ENTENDER DE PESSOAS!

Registrem sua opinião sobre o assunto logo abaixo, por favor.