BLOG

Está Difícil Divulgar Seu Conteúdo? Conecte-se Com Pessoas de Destaque nas Mídias Sociais!

Marketing Digital | 26 de maio de 2014

* Alex Moraes

Se você tem conteúdo de qualidade para compartilhar, parcerias com grandes usuários podem ser uma ótima aposta para conseguir que esse conteúdo atinja o maior público possível. Na verdade, perfis de destaque são essenciais para tornar seu conteúdo popular, principalmente nas redes sociais.

Usuários de destaque publicam conteúdo regularmente e dá muito trabalho gerar conteúdo de qualidade de forma constante. Eles têm uma ampla rede de contatos que leem esses conteúdos e os seguem constantemente. Esse tipo de network é essencial para divulgar conteúdo na maioria das redes sociais. É a qualidade do conteúdo e que vai tornar essa disseminação um caso de sucesso ou não.

Não sabe como encontrar pessoas com perfis estabelecidos que possam estar interessados no seu conteúdo? Encontrar grandes usuários é a parte fácil da equação. Veja como localizar grandes usuários nas 4 grandes redes sociais para poder contatá-los diretamente (com links). Lembre-se que apenas ser grande não ajuda, o usuário tem que tratar de temas dentro da linha de conteúdo que você publica.

- Twitter - O We Follow acompanha os maiores usuários em diversas especialidades e o Retweet Rank ajuda a saber se esses usuários tem são muito retuitados, além de outras informações importantes. As parcerias com usuários que são mais frequentemente retuitados ajudam a disseminar seu conteúdo ainda mais rapidamente.

- Facebook - A melhor forma de encontrar usuários populares no Facebook é na área de grupos (relacionados aos assuntos de seu interesse) e Páginas (relacionadas às marcas). Procure também por grupos de fãs ou pessoas que lançaram páginas com conteúdo semelhante ao seu. Note que os super usuários costumam responder rapidamente a pedidos de amizade.

- Youtube - Considerando o Youtube como a segunda maior busca da internet e uma das maiores redes sociais, se seu conteúdo também for publicado em vídeo é importante conhecer os grandes usuários. O Social Blade informa os maiores usuários brasileiros.

- Google Plus - Conectar-se com grandes usuários do Google Plus depende de encontrar os que aparecem em mais círculos. Visite o Find People on Plus para uma lista de usuários brasileiros separados por categoria, nicho, palavras-chave e influência e comece a sua busca por parceiros.

Como dissemos, grandes usuários (e potenciais bons parceiros) não são difíceis de encontrar. Conectar-se com eles e convencê-los a promover seu conteúdo é que é mais difícil.

Faça amigos, seja ativo, seja notado e você aumentará a chance de ter seu conteúdo exposto. Para ajudá-lo a conseguir essas conexões, listamos 5 dicas importantes para você conseguir parcerias com perfis de destaque:

- Conecte-se com as pessoas/empresas de seu interesse em várias plataformas. Se você os segue no Twitter, porque também não ser fã no Facebook e seguir seus pins no Pinterest. Ter várias possibilidades de contato trará mais oportunidades de comentar os posts e trazer atenção para seu próprio conteúdo. Quando você se cadastrar nos diversos sites, use sempre a mesma figura no avatar. Essa consistência ajudará os grandes perfis a reconhecê-lo(a) mais rapidamente.

- Seja regular, constante, na interação. Logicamente, a forma de interagir dependerá do site. Retuíte os tweets, comente as atualizações no Google+, recomende e compartilhe posts do Facebook e vídeos publicados no Youtube sempre que cabível, somente se você puder agregar algo ao assunto ou discussão.

- Seja verdadeiro. Grandes usuários já tem muitos seguidores que concordam com tudo o que eles postam. Não tenha medo de fazer perguntas, discordar (de partes?) do conteúdo, tente levar a discussão para réplicas e tréplicas. Isso funciona melhor em sites com interação em tempo real, como Facebook e Twitter. Logicamente seja educado nas discordâncias e tenha argumento para levá-las adiante em bom nível. Se você conseguir levar o usuário à uma discussão sadia e proveitosa, você certamente se destacará da multidão. E não é isso que você quer?

- Entreviste os grandes usuários. Entrevistas com figuras de destaque, com você se apresentando como expert em um determinado nicho, estabelecerá um relacionamento que aumenta a chance de o entrevistado, em gostando do seu desempenho na entrevista, publicar conteúdo seu. Contate o usuário de destaque pelo site que você use mais para solicitar a entrevista. Esta pode ser feita por e-mail ou telefone e então publicada em seu site e divulgada em suas mídias sociais.

- As dicas anteriores podem levar tempo para funcionar. Para uma aproximação direta e rápida, considere pagar por tweets patrocinados, posts no Facebook ou Google Plus ou ainda menções menções no Youtube. Isso pode ser a chance de um convite para futuras publicações em parceria.

Não se chateie se tiver de tentar esse tipo de contato (ou contrato) para repercutir seu conteúdo pelas redes sociais, pois mesmo ótimo conteúdo pode passar despercebido, afinal, são muitas opções de leitura na internet. Provavelmente os grandes usuários já passaram por essa situação também.

Trabalhe as parcerias de forma competente, implementando uma ou mais de nossas dicas e veja seu conteúdo chegar a cada vez mais pessoas!

 

*Especialista em Marketing Digital, escritor e palestrante