BLOG

Palavras-Chave, Entendendo as Pesquisas no Google

Marketing Digital | 10 de junho de 2012

Palavras-Chave, As Primeiras Ações

Uma das primeiras ações em um trabalho de pesquisa é o interno, na empresa. Precisamos saber quem é o cliente, qual o seu perfil, o que ele busca e como poderíamos surpreendê-lo. Com essas respostas nos perguntamos: “Quais palavras-chave definem o que fazemos?”

Em minha entrevista ao Programa Cases da Rede Record News de Florianópolis, cheguei a ser chato por bater tanto nesta tecla, pois acredito ser ela a mais importante de qualquer projeto Web, afinal, o que se registra na Web e que pode ser fonte de pesquisa, precisa ser traduzido em palavras. Quando um usuário comum inicia uma busca no Google por alguma pesquisa, ele geralmente digita algo relacionado diretamente a sua necessidade ou desejo. As buscas por marcas ou por nomes de empresas são quase descartadas nessas horas.

Entendendo as Pesquisas no Google

Quando um usuário está interessado em algum curso técnico por exemplo, são raros os casos onde o mesmo pesquisa direto pelo nome de uma instituição, para analisar somente os cursos deste, quando isto acontece, sabemos que este já é um cliente em potencial.

Porém, a grande maioria procura de forma específica por opções, digitando assim: Ex: curso de gastronomia Ou então: curso de gastronomia italiana Essas referências nos são disponíveis, através de uma ferramenta do próprio Google, chamada Adwords – Keyword Tool (Ferramenta de palavras-chave).

Sabendo quais as palavras-chave definem nosso negócio, as comparamos com as sugestões que esta ferramenta nos informa, levando em consideração os números de pesquisas “amplas e exatas” locais mensais de cada termo. Sei que aqui já entrei em uma atividade um pouco mais técnica, onde os empreendedores que estão iniciando suas atividades na Web, não tem ainda conhecimento prático suficiente para gerir, mas é importantíssimo que, se entenda, a importância desta prática para o sucesso de seu negócio na Web.



Como Usar as Palavras-Chave

Outro conceito básico para entendermos: “O Google lê páginas!” Claro que ele leva em consideração o site como um todo, para definir a autoridade do domínio sobre determinados assuntos, mas o que ele lê e oferece como resposta a cada pesquisa são páginas, ou seja: Se alguém efetuar uma pesquisa sobre algo que você descreve com propriedade, em alguma página do seu site, mesmo que ela não seja importante para você, o Google irá oferecer um link direto para esta página e não, para a “Home” do seu site.

Por isso, a importância de se elencar várias palavras-chave relacionadas ao seu negócio, para que você possa, em cada página do seu site, descrever também, cada uma destas, com o máximo possível de informações relevantes sobre o tema.

Na próxima postagem, darei continuidade a este tema. Acompanhe-nos! Basta seguir o TT @sixinterfaces ou @adrianofoss (na dúvida, siga os dois) para se manter por dentro do que acontece aqui no Blog da Six!

Este artigo faz parte de uma pequena série de 3 postagens sobre palavras chave, acompanhe as demais:

2 - Conteúdo de Qualidade e o uso de Palavras-Chave

3 - O uso técnico das Palavras-Chave