BLOG

O varejo de Vacaria e região precisa decolar! - Matéria publicada no Jornal Voz do Comércio

Marketing | 28 de janeiro de 2015

Confira abaixo a matéria na íntegra, publicada no Jornal Voz do Comércio, edição 32, de janeiro de 2015: 

A Six Interfaces Soluções Digitais, através do Diretor Rafael Dariva, esteve nos Estados Unidos de 10 a 17/01 participando do maior evento do varejo, a Retail`s Big Show, promovido pela NRF – National Retail Federation. De todo o estado gaúcho, 50 empresas foram selecionadas pelo Sebrae-RS para participar, sendo apenas duas de Vacaria.

O evento, que ocorre todos os anos e reúne cerca de 30 mil pessoas de todo o mundo tem como objetivo ampliar e diversificar o intercâmbio de conhecimento e informação que atendam às expectativas do segmento varejista e sua zona de influência, assim como apresentar as tendências de comunicação e tecnologia para o comércio.

Durante todo o tempo que esteve por lá, Rafael vivenciou experiências incríveis que, depois da sua chegada ao Brasil e à rotina de trabalho, proporcionaram novas perspectivas e ideias para o mercado da nossa cidade e também da região. Segundo ele, há muito para se mudar no comércio e no modo de vender aqui no Brasil. “Temos muito a aprender com os Americanos, eles sabem vender como ninguém! Fiquei encantado com o modo que eles usam a tecnologia, ambientam as lojas e também como recebem os clientes, e não falo só de educação e respeito, falo de atenção e do conhecimento aprofundado dos produtos!”.

Ainda conforme Rafael, entre palestras, mesas redondas e visitas técnicas, a última foi a que mais ensinou sobre o comércio e o modo adequado de venda de produtos. “Quando você entra nas lojas, a experiência se torna real, algumas exploram os nossos sentidos, tentam nos incorporar a um mundo diferente, através de uma ambientação com iluminação diferenciada, música, design... Como cliente, pude perceber como é importante vivenciar o produto, ter uma experiência palpável. Eles incentivam muito o uso dos produtos dentro da loja, toque, prove, veja como funciona, experimente! Os varejistas não devem ter medo de oferecer essa vivência aos clientes”.

Outro detalhe importante, que o Diretor da Six destacou, foi a importância que o boca a boca ainda tem. Apesar de ser uma ferramenta de marketing muito antiga, ainda é uma das mais eficazes. “Oferecer um serviço diferenciado, atrativo e inteligente faz com que ele seja repercutido entre as pessoas. Não há nada mais interessante que instigar as pessoas a querer conhecer o que você disponibiliza, e não falo apenas do produto em si, mas da loja como um todo. É importante que seja dada atenção para todo o conjunto, pois uma loja atraente e diferente puxa a clientela.” Conclui Rafael.

Para ter uma ideia, as visitas técnicas foram realizadas em lojas como a B&H – Eletrônicos; Saboon - Produtos Cosméticos e de Perfumaria; Macy’s - Loja de Departamentos (a maior do mundo); Samsung - Dispositivos eletrônicos; entre outras.

Como já citado, a intenção a partir de agora é trazer toda a experiência vivida lá para as empresas de Vacaria e região, ou seja, adaptar as tendências e inovações que eles estão trabalhando lá e aplicar aqui. Além disso, o Sebrae-RS deixou um desafio para os participantes da Feira: implantar melhorias nas suas próprias empresas à partir do que foi visto na NRF e apresentar os resultados em agosto.

Na foto: Vitor Augusto Koch (Cons. do Sebrae-RS), Rafael Dariva (Diretor da Six Interfaces) e Ayrton Ramos (Diretor técnico do Sebrae-RS).