Entender como trabalhar o marketing de relacionamento no ambiente online é uma excelente forma de conquistar clientes e gerar sustentabilidade e lucratividade para seus negócios. Pesquisas de mercado já apontam que manter o relacionamento com um cliente sai 10 vezes mais barato do que conquistar um novo. 

Se você ainda não sabe bem do que estamos falando, continue lendo e confira!

Utilizar chatbots

Um das grandes vantagens dos robôs de conversação (chatbots) é que conseguem responder um grande número de pessoas sobre dúvidas comuns que podem encaminhar o usuário para uma solução que realmente necessite de um atendimento humano.

Digamos, por exemplo, que toda pessoa que quisesse saber onde está o produto que ela encomendou da sua empresa tivesse que ser respondida por um profissional. Isso geraria custo de pessoal e horas de trabalho para resolver dúvidas corriqueiras.

O chatbot pode, por exemplo, indicar um link no qual o usuário consegue fazer o acompanhamento do transporte da carga e, assim, tranquilizá-lo. Lembre-se: quando você satisfaz o cliente, está a um passo de fidelizá-lo.

Investir em ferramentas para sites

O chatbot está longe de ser o único recurso que você pode aplicar em sua página ou em redes sociais como o Twitter e o Facebook, por exemplo. Outras ferramentas para sites são bastante úteis no marketing de relacionamento e agora citaremos as principais delas para você:

  • chat humano: alguns sites realmente contam com especialistas em atendimento para se aproximarem dos seus clientes e satisfazê-los;
  • telefone de contato: mesmo na era digital, não se esqueça de que o consumidor pode preferir ou precisar ligar para falar com a empresa;
  • formulário: você pode segmentar as mensagens recebidas por assunto, nome, idade e dados diversos por meio de um formulário de contato;
  • botões de avaliação: se você está seguro do serviço que presta, pode disponibilizar botões de avaliação para publicizar o seu bom trabalho.

Tenha em mente que, com a transformação digital, o consumidor tem sido o centro das atenções e quer cada vez mais ser ouvido. Garanta que isso esteja acontecendo em seu negócio e tudo caminhará bem. Falaremos mais a respeito no tópico a seguir.

Responder dúvidas e melhorar o atendimento

De nada adianta ter um chatbot que não ajuda a segmentar clientes e a encaminhá-los para resolução de problemas; ou utilizar todas as ferramentas para sites citadas acima, se nenhuma delas traz satisfação ao cliente.

Certifique-se de que o telefone fornecido em seu site realmente funciona e de que tem alguém do outro lado da linha disposto a ajudar. Além disso, esteja certo de que lerá as mensagens recebidas pelo formulário de contato e dará utilidade às sugestões e críticas construtivas recebidas.

Quando receber alguma avaliação negativa, em vez de se irritar, saiba contornar a situação com boa vontade e empatia. Até porque o objetivo é responder dúvidas e melhorar o atendimento, fazendo o cliente se sentir em casa com a sua empresa.

Usar o e-mail marketing

e-mail marketing, que nada tem a ver com spam, se pauta pelo envio de conteúdo rico para leads e clientes; pedidos de avaliação sobre o produto entregue; e nutrição do relacionamento a longo prazo com clientes antigos, novos e em potencial.

É fundamental desenhar uma boa estratégia para usar essa ferramenta com sabedoria. Dessa forma, ela pode gerar excelentes resultados e fazer com que os seus melhores consumidores estejam sempre por perto. 

Investir no relacionamento com o cliente faz toda a diferença no contexto atual, pois isso vem ganhando o coração das pessoas. Hoje, os consumidores levam em conta muito mais do que os preços dos produtos e serviços. Portanto, adote as práticas que sugerimos neste post para deixar sua marca cada vez mais perto do público e, assim, melhorar seus resultados.

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