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LTV ou Lifetime Value é uma métrica de marketing muito importante para o seu negócio. E se você ainda não se atentou para o tempo de vida do cliente, é hora de mudar esse cenário.

Quanto tempo e energia sua empresa demanda para conquistar clientes? Depois de tanto esforço para conquistar um cliente é preciso saber o que fazer para mantê-lo.

Afinal, a empresa precisa pensar em criar novos produtos que ajudem o cliente e o mantenha ativo em seu relacionamento com a empresa.

Se o seu negócio não tem essa preocupação, é hora de rever algumas questões importantes que irão impactar positivamente no seu faturamento.

 

O Que é o Lifetime Value?

 

Essa é uma métrica que te ajuda a entender quando em média um cliente gastará comprando seus produtos ou serviços durante todo o período que ele terá de relacionamento com sua empresa.

Para chegar a esta informação é preciso ter apurado dados de compra dos seus clientes durante algum tempo, visando resultados que sejam mais concretos.

O lifetime value não é uma métrica imutável, ao contrário disso, esse dado se modifica juntamente com a mudança das estratégias do seu negócio, por isso, é importante sempre refazer esse cálculo para garantir assertividade de resultados.

 

Qual a Importância do Lifetime Value?

 

Conhecer o potencial que cada cliente tem para investir no seu negócio é muito importante. Tendo em vista que funciona como um diagnóstico da saúde da sua empresa.

Afinal, a análise de lifetime value está sempre ligada a comparação com Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Quanto maior é o LTV na sua equação, melhor para a sua empresa que está notoriamente lucrando em relação ao investimento na conquista de clientes.

 

Custo de Aquisição de Clientes

 

Como o próprio nome esclarece, esse é o custo da empresa para adquirir novos clientes. Ou seja, o valor que foi investido em marketing e outros setores do seu negócio para garantir a aquisição daquele novo cliente.

Para que a sua conta seja realista e funcione, é preciso ter certeza do valor total investido. De forma que esse número possa ser analisado e comparado com o lifetime value para que a empresa possa ter uma posição sobre os próprios resultados.

 

Como Usar Essas Métricas a Favor do Negócio?

 

Conhecer o CAC e LTV é importante para as empresas que atuam com vendas complexas, de modo que o objetivo é sempre ter o custo de aquisição de cliente o mais baixo possível e o lifetime value, o mais alto possível.

Com esse pensamento o gestor da empresa consegue perceber que é mais importante ter um cliente ativo e fiel que necessariamente aumentar a base de clientes.

Ou seja, em muitos momentos é importante focar em aumentar a fidelidade do cliente, desenvolvendo novos produtos que possam resolver os problemas e as necessidades deste público.

O LTV alto é mais saudável para a empresa financeiramente falando, que o investimento contínuo e prolongado no aumento da base de consumidores sem que a empresa se preocupe em fidelizar esses clientes a longo prazo.

Portanto, é fundamental que sua empresa saiba exatamente quanto cada cliente traz para seu negócio depois de ser conquistado, de modo que essa métrica possa ser usada a favor do crescimento da empresa.

 

Aumente o LTV

 

Aumentar o LTV de um cliente depende diretamente do que a empresa está oferecendo aos clientes.

Portanto, seu cliente precisa enxergar valor no seu negócio para que ele invista ainda mais nessa relação ao entender que é bom ter a sua empresa trabalhando ao lado dele.

Algumas estratégias de envio de newsletter com informações relevantes sobre a empresa e o mercado, ofertar conteúdo relevante através do seu site ou blog e ter uma boa estratégia de atendimento ao cliente são fundamentais para aumentar o LTV.

A equipe de atendimento precisa sempre estar preparada para entender as dores do cliente e poder ajudar em tudo que ele precisa.

 

Atenção à Jornada de Compra

 

Mapear a jornada de compra do seu cliente é um importante passo quando se está pensando em aumentar a fidelização dos seus consumidores.

Quando um cliente já foi conquistado pela empresa e já conhece os produtos que a empresa tem a oferecer, é preciso analisar o que o seu negócio tem de novidade para oferecer a esse consumidor, fazendo com que ele reinicie sua jornada de compras com a marca.

É preciso despertar novamente nesse cliente a necessidade por produtos que você tem a oferecer, que se manifestam como soluções que muitas vezes o cliente sequer imaginava que precisava.

Esse é o tipo de investimento que sai muito mais barato para a empresa, uma vez que fidelizar um cliente é mais em conta que partir para a busca de novos consumidores.

Percebe que o LTV é uma métrica que pode ser amplamente utilizada pela empresa em busca do seu sucesso? Entendendo o uso do lifetime value é possível traçar estratégias eficazes para o crescimento do seu negócio.

De modo a manter uma base de clientes ativos no relacionamento com a empresa, tal qual toda marca deseja que aconteça.

Se você quer saber mais sobre como aumentar o tempo de vida do cliente com a sua empresa, entre em contato conosco. Nós podemos te ajudar a desenvolver estratégias exclusivas e efetivas para a sua empresa.

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