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7 Ensinamentos que o RD Summit 2017 nos deixou sobre negócios

Eventos | 03 de novembro de 2017

O RD Summit é o evento de Marketing e Vendas promovido pela empresa Resultados Digitais de Florianópolis, que teve sua 5ª edição em 2017 e apresentou ao seu público mais de 150 palestras, dividas em 8 salas diferentes, entre elas a Plenária, com capacidade para 5 mil pessoas.
 

Neste ano de 2017 o RD Summit, maior evento de Marketing e Vendas da América Latina, recebeu aproximadamente 8.500 pessoas, entre elas, nosso CEO Rafael Dariva e eu, Adriano Foss, que como Consultor de Marketing Digital, não poderia ficar de fora, não é mesmo?!
 

Embora houvesse tanto conhecimento técnico rolando em diversos lugares do evento, sobre “Como Fazer” qualquer processo relacionado as estratégias digitais, foram nas questões de “Porque Fazer” que nós mais percebemos evolução, em relação aos demais eventos que frequentamos. 
 

Por isso, nós separamos 7 ensinamentos para compartilhar com você empreendedor, que trouxemos como referência, do que vimos nesses 3 dias de imersão em muito conteúdo e aprendizado.

 

 

1 - Planejamento de Marketing


RD_Summit_2017_Posicionamento
(definição de posicionamento)



Grandes cases do mercado digital brasileiro e internacional nos trouxeram muitos insights sobre a importância de se ter um planejamento de marketing digital orientado ao foco do cliente, ou seja, prospectar resultados reais para as empresas através da oferta de produtos e serviços que facilitem ou melhorem a vida das pessoas de alguma forma, oferecendo a elas aquilo que necessitam ou desejam, o que deve ser detectado a partir de seu comportamento registrado na internet. 
 

A tecnologia nos proporciona ferramentas ótimas para que possamos conhecer melhor nossos clientes e, por isso, a ideia principal do momento é nos distanciarmos das antigas convicções e decisões tomadas com base nas experiências do passado.   
 

Avinash Kaushik, mestre do Web Analytics, editor chefe do blog Occam’s Razor e evangelista de marketing digital do Google, provou a todos como as análises relacionadas aos interesses que as pessoas demonstram na internet, conflitam com a forma como o marketing sempre foi feito, segregando e dividindo as pessoas por perfis baseados em estereótipos.
 

Segundo Avinash, as empresas precisam aprender a utilizar melhor as ferramentas já disponíveis para mapear os interesses de seus possíveis clientes, para então, oferecer a eles conteúdos que os conduzam a uma experiência mais agradável de compra.
 

 

2 - Foco em Resultados Reais



 

Qualquer plano de marketing, para ter sucesso precisa de investimento!
 

Seja de dinheiro, tempo ou energia, um bom planejamento, para trazer os resultados esperados, precisa contar com pessoas comprometidas e com poder decisão, para que os melhores rumos sejam traçados com base em números reais, podendo assim, proporcionar as melhores oportunidades ao time de vendas.   
 

Esta frase foi muito repetida em todo o evento:
 

“O importante é entregar o que o cliente (empresa) precisa e não o que ele quer!”
 

Aos profissionais de marketing, consultores e agências, foi reforçado o compromisso de agir consultivamente, sempre buscando novidades, conhecimentos e inovação tecnológica para tornar as empresas brasileiras mais eficientes e competitivas.
 

Em outras palavras, nós, como profissionais de marketing digital, temos a obrigação de buscar as melhores estratégias para ajudar você, empresário, a buscar a satisfação do seu cliente.
 

 

3 - Não há mais espaço para o Marketing de Vaidade!



 

- Aos profissionais não cabe mais conduzir campanhas de branding sem objetivos claros, pois as pessoas estão cada vez mais se desligando das marcas e buscando experiências mais próximas à sua realidade, rotina e cotidiano. Em outras palavras, carinho e respeito pela marca não são mais sinônimos de vendas!
 

- Aos empresários fica a sugestão do exercício de deixar um pouco de lado os sentimentos ligados ao negócio, para que possam analisar mais friamente os seus indicadores de resultados. A ideia é buscar auxílio profissional qualificado, para alavancar e potencializar o seu crescimento e não apenas divulgar suas realizações, para sua satisfação pessoal.
 

 

4 - Integração entre Marketing e Vendas



 

O entendimento da responsabilidade do Marketing no alcance dos resultados das empresas brasileiras está cada vez mais disseminado. Embora grande parte dos nossos empresários ainda confunda marketing com publicidade, já existem grandes cases no Brasil de empresas que cumprem muito bem o seu papel de atrair, segmentar e se relacionar com seus leads antes de encaminhá-los para o setor de vendas realizar as conversões.
 

Hoje, já existem ferramentas acessíveis e empresas especializadas na formatação das estratégias de marketing e qualificação de processos comerciais, para proporcionar maior alcance e competitividade para as empresas brasileiras.
 

 

5 - Consistência nas atividades



 

Nenhuma estratégia é eficaz se não for realizada com foco, persistência e aprimoramentos constantes.
 

Tão importante quanto iniciar um trabalho de marketing é continuar fazendo-o e melhorando-o no andar da carruagem.
 

Henrique Carvalho do Viver de Blog apresentou em sua palestra uma verdadeira aula de disciplina metódica, relacionada às publicações de conteúdos em diversas plataformas que se somam ao trabalho do blog, atraindo milhares de leitores e fãs, que se transformam em clientes dos seus cursos e demais infoprodutos, à medida que evoluem em sua jornada de compras realizada com um funil de vendas altamente complexo e muito bem dirigido por sua equipe.  
 

 

6 - Internet das Coisas



 

O dinossauro mais querido da internet brasileira, Edney Souza, ou Interney como é conhecido, apresentou diversas tendências, que provavelmente, serão muito mais exploradas por nossas empresas em 2018.
 

De inteligência artificial para otimização de anúncios, a softwares que proporcionam experiências virtuais para o segmento de imobiliárias e construção civil. Interney falou inclusive da mudança perceptível da publicidade atual, onde grandes marcas estão trocando as celebridades por especialistas na divulgação de seus produtos.
 

Isso tudo, porque nós consumidores estamos nos tornando cada vez mais exigentes e procuramos ouvir a palavra de pessoas com credibilidade, para nos passar informações sobre produtos e serviços antes de realizar uma compra.
 

Infelizmente, ainda existem empresários que estão esperando a Internet acabar, para poderem voltar a ter sucesso com suas antigas estratégias de massificação de propaganda intrusiva.
 

Mas é importante que todos tenhamos bem claro em mente, de que a era tecnológica está apenas começando.  
 

 

7 - Humildade e Melhoria Contínua



(Six e Rock Content, absorvendo o conteúdo dos barris de chopp. Ps: A foto tremida foi um acaso)
 

Sim, parece um clichê, daqueles bem cafonas mesmo, mas o termo humildade está muito em voga nas áreas de tecnologia e marketing.
 

Todos os dias temos novidades; muito conceitos consagrados estão caindo por terra; sempre há um novo e melhor jeito para se resolver velhos problemas...
 

Muitos dos palestrantes mostraram preocupação com a rápida defasagem que o conhecimento, produzido hoje, possa sofrer amanhã.
 

Fábio Ricotta da Agência Mestre, de São Paulo, um jovem empresário, com grande reconhecimento na área de marketing digital, em uma sessão exclusiva para agências parceiras da Resultados Digitais, na qual o Rafael e eu participamos, comentou com extrema simplicidade sobre os puxões de orelha que levou do CEO da RD, Eric Santos, sobre algumas atividades ligadas a produção que ele ainda conduz em sua agência.
 

Segundo ele, Eric o aconselhou a delegar ainda mais responsabilidades para os membros de sua equipe, para que este, como empresário, possa cuidar do seu negócio em âmbito mais macro, estratégico.
 

Aliás, o próprio Eric Santos e seus sócios, que têm tido a oportunidade de imergir no Vale do Silício, nos Estados Unidos, para buscar as melhores técnicas para aplicar em sua empresa, que já recebeu aporte de mais de 80 milhões de reais em investimentos, participaram do evento todo como iguais, a todos aqueles que prestigiavam e participaram do RD Summit.   
 

E deixaram claro, nada é tão bom que não se possa melhorar! A própria RD está sempre revendo, requalificando e remodelando os seus processos de trabalho, contratos de parceria e gestão de pessoas.
 

Com uma equipe altamente engajada e motivada para proporcionar uma ótima experiência aos seus visitantes, nós vivenciamos lá, uma verdadeira aula sobre o poder do propósito comum para a gestão da produtividade e comprometimento da equipe de trabalho.
 

Uma legião de mais de 600 colaboradores atuando e servindo a todos com altíssima simpatia, cordialidade e desprendimento.
 

 

Últimas Considerações sobre o RD Summit 2017:


feito é melhor que perfeito
 

Sobre conhecimentos técnicos, é claro que vimos muita coisa também. Mas ficou muito evidente para nós, que o retrato principal das empresas de sucesso de hoje em dia, tem a força e o empoderamento de suas equipes, como principais armas.
 

“Ninguém vai tão longe se estiver sozinho!”
 

 

Dicas extras:

 

- Monte sua equipe com pessoas capazes de assumir responsabilidades. Busque filtrar os seus candidatos analisando muito mais aspectos pessoais de comportamento, do que de formação técnica. Aliás, competências técnicas são pré-requisitos e não diferenciais!
 

- Faça parcerias;
 

- Saia de casa para ver mercados diferentes em ação; ou ainda, contrate consultores e empresas que possam agregar conhecimentos diferentes, de fontes externas para o seu negócio.
 

 

Para finalizar

 

O RD Summit 2017 nos abriu a visão para diversas possibilidades. Nós esperamos agora, poder compartilhar isso com o máximo de pessoas possível, promovendo o empreendedorismo e o marketing digital, como meios para construir uma sociedade com mais empatia e respeito pelas pessoas.
 

 

Ficou com alguma dúvida? Gostaria de comentar algo sobre o assunto? Escreva sua opinião ou pergunta aqui abaixo, que eu terei o maior prazer em conversar com você!
 

 

Até mais!
 

Adriano Foss
Consultor de Marketing