GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Gerenciamento de projetos é uma arte

Gerência de projetos é um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas por profissionais da área de tecnologia da informação e de diversos outros segmentos do mundo todo e de todos os portes. A Gerência de projetos serve de auxílio às organizações, para que possamos otimizar processos e alcançar maior produtividade.

A gerência de projetos auxilia principalmente na elaboração de atividades para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, buscando o equilíbrio entre tempo, custo e qualidade no planejamento e execução de um projeto com a finalidade de entregar produtos no prazo, de acordo com os requisitos e mantendo os riscos em um nível baixo. Além disso, o gerenciamento de projetos ajuda as organizações a atenderem as necessidades de seus clientes padronizando tarefas rotineiras e reduzindo o número daquelas que poderiam ser esquecidas. O gerenciamento de projetos assegura que os recursos disponíveis são alocados da maneira mais eficiente e eficaz, permitindo aos gerentes de projetos perceber “o que está acontecendo” e “para onde as coisas estão indo” dentro das organizações.

Embora o gerenciamento de projetos seja uma profissão relativamente nova e emergente, diversas organizações públicas e privadas, instituições de pesquisa, ensino, entre outras, estão buscando cada vez mais estudar, conhecer, difundir, capacitar e implementar o conhecimento, metodologias, práticas e as ferramentas empregadas nesta área e profissão.

Essas técnicas podem ser consideradas como um planejamento, para conseguirmos cumprir prazos, gerenciar tempo, elaborar cronogramas e transmitir seriedade e profissionalismo ao cliente, sem contar no controle sobre um determinado projeto em execução. Gerenciar projetos é mais do que um corpo de conhecimento, é uma filosofia para ver o mundo e agir através de melhorias e inovações.

Além do gerenciamento de projetos, a Six Interfaces trabalha com as metodologias de desenvolvimento ágeis como o XP e Scrum, empregando diversas de suas técnicas. Sabemos que satisfazer requisitos que tendem à expansão envolve a disputa de recursos que tendem à escassez, então, avaliamos todos os mecanismos para manter essa situação sob controle, a fim de obter o melhor resultado – atender ao máximo às expectativas dos nossos clientes.

Não perca nos próximos posts, onde iremos falar também sobre ferramentas e das técnicas e metodologias do PMBOK.

Grande abraço.

Não deixe de comentar e compartilhar com os amigos…