Mitos e Verdades sobre email marketing

Depois que as redes sociais passaram a ganhar destaque no mercado, muitos desvalorizaram o email marketing.

Além disso, pelo uso incorreto, muitas empresas deixaram de lado o uso dessa poderosa estratégia.

Se você, abandonou o uso dessa ferramenta, ou simplesmente acreditou nos mitos e verdades sobre email marketing, este artigo pode mudar a sua percepção.

Descubra como sua empresa pode se destacar e ter excelentes taxas de abertura ao utilizar o email marketing de forma correta.

Seis mitos e verdades mais comuns sobre email marketing

 

Mito 1: não funciona

Muitas empresas aplicaram o uso do email marketing, de maneira inadequada. Por consequência, pouco ou nenhum resultado era concretizado.

Sendo assim, a crença de que a ferramenta era ineficaz, se instalou. Principalmente, com o surgimento das redes sociais, como opção para atrair audiência.

Mito 2: email marketing está ultrapassado e ninguém gosta de ler

Se você parar para refletir, raramente vai encontrar alguém, que não tenha um e-mail. Afinal, para quase tudo é preciso ter uma conta de e-mail.

No entanto, a diferença está no conjunto de fatores, que envolve conteúdo qualificado e público certo. Inclusive, milhares de empresas, alcançam resultados efetivos.

Isto é, com taxa de abertura de até 60%, nos dias atuais. Mas, para isso, é necessário, que o conteúdo ofertado seja útil e interessante para quem recebe.

Para que você descubra, exatamente o que agrada seu público, deve se relacionar com ele. Quanto mais você interage, mais você entende suas reais necessidades.

Assim sendo, consegue atrair e conquistar sua atenção, aumentado as chances de abertura dos e-mails.

Além disso, a ideia de que o email marketing está ultrapassado é decorrente, das redes sociais, por serem dinâmicas e de fácil acesso.

Mito 3: email marketing é para vender

As empresas esquecem de que o email marketing não se limita apenas a essa função. Dessa maneira, acabam se deparando com índices de desistência, pois, dependendo do produto ou serviço, o público precisa passar por um processo.

Portanto, o e-mail deve ser considerado, um meio de construir relacionamentos. Ou seja, transformar seus contatos em potenciais clientes.

Em outras palavras, por meio de conteúdos relevantes, seus clientes podem se interessar rapidamente pelo seu produto ou serviço.

Por exemplo: uma newsletter é uma estratégia eficiente, para agregar valor à sua lista. Por fim é importante reforçar, que segmentar sua lista continuamente é importante.

Mito 4: mandar email para a lista inteira proporciona resultados

Mesmo que, a empresa tenha capturado e-mails de forma correta, ainda assim é importante segmentá-la. Isto é, acompanhar a taxa de abertura, engajamento e interesse é fundamental.

Em síntese, antes de criar uma campanha é importante considerar que ter uma base de contatos não é tudo.

Sendo essa, uma das falhas mais comuns cometidas pelas empresas. Dessa maneira, segmentar sua base é a melhor solução para você obter resultados efetivos.

Mito 5: para educar os clientes é preciso enviar email diariamente

Com o objetivo de se destacar ou ser lembrado, muitas empresas lotam a caixa de e-mail de seus clientes.

Até mesmo, aquele cliente que se interessou inicialmente pelo seu produto, pode acabar abandonando sua lista. Além disso, muitos acabam marcando seu e-mail como spam.

Já que, a frequência é muito alta e acaba incomodando os clientes. Principalmente, se o conteúdo não for qualificado e que gere valor.

Mito 6: o importante é o tamanho da lista

Quando uma empresa compra lista de emails, colhe grandes prejuízos. Pois, não é um lista segmentada. Portanto é o mesmo que empurrar um determinado produto, para pessoas que não têm interesse.

Mesmo que, pareça uma tarefa difícil, é melhor construir uma lista formada por um público interessado. Ao invés de ter um grande volume de pessoas que não têm interesse no que você está encaminhando para elas.

Por fim, não esqueça de acompanhar sempre, as aberturas e cliques dos e-mails enviados. Pois, eles servem de guia para sua empresa decolar.

Isto posto, percebe-se que o email marketing possui muitas características que são desconsideradas ou até desconhecidas por muitos, e que sem dúvida, o email marketing é uma ferramenta de forte impacto, para o sucesso das empresas.

Agora que descobriu o poder do email marketing é hora de investir na construção de sua lista. Se você quiser saber mais, clique aqui e entre contato conosco! Queremos ajudar você, em seu negócio.