O QUE SABER ANTES DE FAZER UM SITE

Com este artigo iniciaremos uma série de questionamentos com o intuito de lhe oferecer uma reflexão, sobre o que saber antes de fazer um site para sua empresa, pelo ponto de vista da busca de resultados efetivos.

Aqui na Agência Six, nós procuramos todos os dias aprender novos métodos de fazer Marketing de Resultados, em contrapartida do risco de se praticar Marketing de Vaidade, para que o site da sua empresa possa lhe oferecer subsídios, para você estreitar os laços de relacionamento com os seus clientes e com seu mercado em geral.

Veja este e os demais artigos, como partes de um bate papo informal, que poderíamos estar tendo aí na sua empresa, na hora do café; para isso, leia-os com calma, sem pressa.

Não busque afirmações em sua mente, para justificar se você está certo ou errado no que tem feito até aqui, ao invés disso, procure fazer uma reflexão mais profunda, sobre cada pergunta deste pequeno questionário, para que você consiga projetar um quadro visual completo de sua estratégia de negócios e o papel do seu site dentro dela.

1 – Qual será o objetivo do seu site?

Pense no site de sua empresa, como um projeto de uma nova filial para o seu negócio, por aonde as pessoas irão lhe encontrar, lhe conhecer e, provavelmente, formar sua primeira impressão sobre sua empresa. Então, o que você gostaria que elas encontrassem ali?

Algumas empresas utilizam o seu site apenas como uma vitrine institucional do seu negócio, para que ao ser encontrado, transmita a credibilidade e segurança que um cliente precisa sentir, para fazer negócios com estas de forma tranquila, sem desconfianças sobre sua honestidade e/ou competência.

Outras e, acredito ser a maioria delas, ambicionam ter o seu site como um portal de prospecção de novos negócios. Criam páginas bem descritas e ilustradas sobre seus produtos e serviços, junto a formulários de contato para possíveis interessados.

Há aqueles que buscam efetivar vendas diretas, implantando sistema de e-commerce em seus sites. Hoje, uma integração com um sistema de pagamento digital é algo simples e prático de se fazer, a maior dificuldade está em articular a estratégia de logística de entrega destes produtos e serviços, principalmente quando esta andará em paralelo com o trabalho off-line, praticado em uma sede física da empresa. É como criar uma nova empresa!

Temos ainda a possibilidade de usar o nosso site como uma fonte de educação e auxílio ao mercado, quando possuímos produtos e serviços complexos e que demandem de conhecimento para serem consumidos ou utilizados. É o caso dos blogs corporativos, como este.

Com um blog corporativo podemos orientar as pessoas a serem mais exigentes, a entenderem quais são os verdadeiros pontos que elas devem observar sobre um produto ou serviço, e ainda, criar o que chamamos de jornada de compra, atraindo pessoas que pesquisam por soluções para um determinado problema, oferecendo a elas sugestões, através de conteúdos que despertem a necessidade de adquirir um determinado produto, como parte da solução sugerida.

Por exemplo, se você não sabia que isso era possível, ou até sabia, mas não sabe como fazer, ou não tem disponibilidade de equipe ou até mesmo tempo para realizar estas atividades, você pode contratar a Agência Six para isto. Entendeu? É mais ou menos assim! 😀

2 – Um site grátis resolve o meu problema?

Qual é a sua atividade? Qualquer pessoa, sem nenhuma prática ou conhecimento, pode fazer o que faz com eficiência? Não? Então por que será que tantas pessoas acreditam que podem substituir profissionais da área de Web? Ainda mais, que esta é uma área que envolve profissionais com diversos conhecimentos técnicos diferentes.

Empresas que disponibilizam sites grátis têm o intuito de divulgar suas próprias marcas e não a da sua empresa, isto é o que eles recebem em troca da caridade, de lhe dar uma plataforma Web gratuitamente. Fazem isto através de links, que aumentam sua relevância junto ao Google e até mesmo através da exposição direta de sua marca.

Contratando uma agência, você terá não apenas um projeto mais eficaz, mas terá também, o que eu, meus colegas e a grande maioria de nossos clientes, também consideram como o mais importante: O Suporte Técnico.

Manter um site atualizado e interessante para os seus clientes é muito mais importante que simplesmente ter um site. Contando com a assessoria de bons profissionais, você pode sim, garantir aos seus clientes, uma experiência Web facilitada, prática e agradável, transformando isso, consecutivamente, em melhores resultados para o seu negócio.

Você tem alguma dúvida sobre este assunto? Está pensando em fazer um site ou refazer o site de sua empresa, mas ainda tem dúvidas?

Então fale conosco, deixe sua pergunta, opinião ou comentário aqui abaixo. Responderemos o mais rápido que pudermos!

Até a próxima!