PODEMOS FAZER A DIFERENÇA COMO PROFISSIONAIS?

06 de Maio de 2011
Foi muito bom o 13º Encontro da Locaweb em Porto Alegre, ocorrido dia 5 de maio de 2011. Primeiro por que muito se aprende com estes palestrantes que estão no centro dos grandes acontecimentos, segundo por que o networking que gera esse tipo de evento é altamente produtivo.

Estar entre os melhores profissionais do seu ramo de atividade, podendo colher contatos e referências sobre o trabalho de cada um faz com que qualquer profissional que visa atingir certo grau no seu trabalho, passe a acreditar que sim, é possível.

Muitas empresas se tornam obsoletas em suas atividades, simplesmente por que não acreditam no poder da reciclagem profissional. E nem falo de cursos ou universidades, refiro-me a estar por dentro do que está acontecendo e motivar seus colaboradores a fazer o mesmo.

Sentir-se parte de alguma coisa maior, do que a rotina básica do seu dia-a-dia de obrigações leva as pessoas a explorar os seus limites. Quando você passa a compreender que a sua atividade é próspera e que as pessoas que chegaram lá são seres humanos acessíveis, você começa a se questionar sobre a sua produtividade e sobre o seu posicionamento dentro deste mundo, ramo ou nicho, como preferirem.

O aprendizado técnico nos faz sim mais produtivos, aprendemos a otimizar o tempo através de técnicas diretas e certeiras para cada necessidade, mas ao que quero me referir neste post é que somos mais do que profissionais que trocam seu tempo por dinheiro. Claro que poderíamos parar para analisar a hierarquia das necessidades de Maslow, e realmente o assunto tem tudo a ver com isso, mas o ponto central de minha abordagem é apenas um dos quesitos da pirâmide: Realização pessoal, aspiração profissional, reconhecimento.

O anfitrião do evento em Porto Alegre, Sr. René de Paula Júnior, autor do blog a web fora da caixa, foi brilhante em suas colocações, falou-nos sobre a preocupação que devemos ter em prospectar negócios na internet, pensando no benefício real dos nossos clientes, lembrando que o evento era direcionado a profissionais de internet.

O que ele mencionou foi que os resultados de nossos trabalhos é o que fazem a diferença, e não o esforço, não o cumprimento de obrigações. Assim como os profissionais de internet, o que você ou sua empresa fazem para oferecer algo de novo e que realmente some em benefícios para os seus clientes? Qual o seu diferencial efetivo? E por favor, não sejamos demagogos, falando em qualidade ou pontualidade. O que é obrigatório não pode ser tomado como um diferencial.

A dica que deixamos nessa matéria serve para todos, sejam aqueles que lideram grupos e empresas ou para os colaboradores, trabalhadores de qualquer área:

“Sejam mais do que podem ser!” | “Façam mais do que podem fazer!”

Atualizem-se sempre, incentivem os seus colegas a fazer o mesmo. E nunca, nunca menosprezem os seus clientes por não terem o conhecimento técnico que vocês têm.

“O conhecimento traz responsabilidades, e a humildade o reconhecimento!”

Agradecemos os amigos da Locaweb pelo carinho e a atenção que receberam a todos, palestras técnicas, motivacionais e inspiradoras.

Este é um assunto para uma bela discussão, deixem seu comentário aqui abaixo e acompanhem-nos também nas redes sociais.