6 DICAS DE COMO ATRAIR NEGÓCIOS NA WEB

Quando você se dispõe a exercer uma atividade, tudo o que você quer é que as pessoas interessadas o encontrem… correto? Então vamos falar um pouco sobre como atrair negócios, utilizando a internet.

1 – Seja aquilo que quer ser

Diz a #sabedoriapopular: “Deseje com muita força ser alguma coisa e então seja.”

A primeira regra para passar a atrair negócios na Web é assumir a sua atividade. Seja o que você quer ser e mostre para as pessoas que você pode ser bom.

Não sei até onde isto pode parecer óbvio para você, mas pense agora, quantas pessoas você conhece que se dizem ser profissionais, em uma área que exige credibilidade, postura, discernimento, mas que você encontra nas redes sociais discutindo bobagens, falando asneiras ou defendendo causas contraditórias ao comportamento que lhe seria apropriado?

Para melhor compreensão, leiam este artigo que postei no Portal Administradores.com.br Vivenciar sua atividade na Web.

2 – Registre sua presença de forma consciente

Tudo o que você faz na Internet fica registrado. Você tem consciência disto? Ótimo! Então se questione: “Quais os melhores lugares, para um profissional como eu marcar presença?”

Mídias sociais, blogs, fóruns. Monte, mesmo que superficialmente, uma estratégia para a sua presença na internet. Dê a si mesmo, créditos para uma gerir uma boa reputação. Participe de assuntos ligados a sua área, comente os artigos que lhe agradam, participe dos debates nos grupos do Linkedin, faça isso de forma tranquila, não se preocupe em aparecer como o salvador da pátria ou senhor das verdades. Participar significa “ouvir sempre e falar quando o necessário”!

3 – Tenha um site

Um site é a sua empresa na internet! Quer atrair negócios de verdade? Então não se omita. Mesmo que para iniciar, você faça um blog gratuito (eu aconselho o Word Press), mas se você não possui conhecimento algum para tal, reúna suas principais referências de trabalho e contrate um serviço de site básico, para iniciar. Tenha em mente, que uma agência que conta com bons profissionais, sempre terá boas dicas para lhe dar e uma rede de contatos formada, da qual você e sua empresa poderão se beneficiar.

4 – Monte uma estratégia

Se você possui condições financeiras para dar um passo maior, excelente! Neste caso, inclua em sua lista de investimentos uma consultoria de Web Marketing. Não que isso vá lhe custar uma fortuna, longe disso, mas para trabalhar sua presença online de forma estratégica, para lhe trazer bons resultados em curto, médio e longo prazos, vai sim, ser necessário alguns pequenos investimentos.

Uma consultoria de Web Marketing vai lhe apresentar uma visão sobre a internet, que o usuário comum não tem. Uma visão ampla, de convergência, para lhe mostrar como surgem as oportunidades, onde estão as pessoas chave do seu nicho e como se aproveitar do momento que a Web vive hoje, para construir uma imagem que lhe traga reputação e, consequentemente, resultados.

5 – Enfrente o medo e explore sua imagem

“Quanto mais tecnologia temos, mais o ser humano faz a diferença!”

Eu repito esta frase todos os dias. Use a marca e a imagem da sua empresa sim, mas na hora do relacionamento direto com os clientes, você precisa de pessoas que transmitam confiança e conquistem o respeito do público, por isso, não tenha medo de aparecer, falar em público, ou ainda, se relacionar. Muitos negócios padecem por excesso de discrição. Se isso é uma dificuldade para você, procure cursos de aperfeiçoamento profissional, o Dale Carnegie é uma excelente opção!

Um empreendedor precisa ser proativo, ele precisa puxar a frente do seu negócio, soprar as velas quando o vento não estiver favorável. Em outras palavras, você precisa se decidir se o seu sonho é ou não, maior que o seu orgulho e o seu medo de se expor.

6 – Parta para a ação

Esta dicas estão lhe sendo úteis? De alguma forma você está se identificando com as situações levantadas? Então meus queridos, homens e mulheres, empreendedores, com todo o respeito, pratiquem o TBC* agora! (*Tirar a bunda da cadeira).

Ainda tem dúvidas? Eu também! Todos nós sempre teremos, mas depois que começamos, de cada dúvida nasce uma pergunta, e para cada pergunta, sempre há uma resposta. Portanto, lembre-se:

“Você não precisa ter todas as respostas, concentre-se em fazer as perguntas certas!”

“O único jeito de terminar alguma coisa é começando!”

#frase #empreendedorismo

Essa de ficar esperando a hora certa é uma ilusão que só causa frustração e arrependimento. Comece agora e aprenda com o caminho!

Qualquer dúvida, entrem em contato comigo. Meus contatos estão abaixo. Respondo todos, pessoalmente!

Forte abraço e sucesso!