A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS E REDES SOCIAIS PARA AS EMPRESAS

Os sites sociais realmente dominaram o mundo.

Estima-se que hoje, mais de um bilhão de pessoas em torno do mundo, são usuários de mídias e redes sociais.

Isso impacta diretamente no mercado, de qualquer atividade.

Através das redes sociais podemos saber quais são os agentes influenciadores de determinado perfil de consumidores, e são para eles que as principais agências e empresas do mundo estão apontando.

As tão afamadas celebridades da internet estão ganhando cada vez mais espaço. Todos querem desfrutar um pouquinho de sua audiência. Basta ver a quantia de programas de TV que criaram blocos exclusivos para referenciar os vídeos mais acessados da Web.

O que para alguns é piada para muitos é negócio. Sempre onde houver público, haverá uma marca influenciando o comportamento das pessoas.

Facebook, Twitter, Linkedin, Slide Share, You Tube, Scribd, Tumblr, Formspring, Flickr, Vimeo, entre tantas outras; são algumas das principais mídias 2.0, mais utilizadas em campanhas de engajamento, afinidade e marketing de conteúdo.

Se você como empresário acredita que isso ainda é uma modinha e que você por não gostar de redes sociais, devido a alguma experiência negativa vivida no passado, você meu amigo, não apenas está muito mal informado, quanto está perdendo dinheiro e assinando sua sentença de obsolescência.

Por que digo isso? Volto a repetir o que digo em inúmeros de meus artigos: Pessoas meus amigos, a internet é um enorme, gigantesco emaranhado de pessoas. Esqueçam os computadores, deixem seus preconceitos de lado. O ser humano adora vestir-se de opiniões inflexíveis e ainda chamar isso de personalidade.

O mundo muda, o Brasil está mudando, e acreditem: “Os que mais se queixam são os que menos fazem por merecer algo de novo”. Infelizmente esta é uma verdade cruel.

A internet abriu a era da informação, nos permitindo chegar ao conhecimento sobre qualquer assunto, através de várias fontes. O Google assumiu o posto de maior professor do mundo, pergunte e ele lhe responderá. O que será que o Google oferece como resposta, quando alguém pergunta a ele sobre algum produto ou serviço que sua empresa dispõe, produz ou oferece? Você sabe a influência que as mídias e redes sociais exercem hoje na construção de sites profissionais?

E nas redes sociais? Quantas vezes as pessoas param para referenciar algum fato ou evento ocorrido, onde inúmeras marcas estão presentes lhe oferecendo uma porta de entrada?

Para as pessoas que costumam ler nossos artigos sobre este assunto, recomendo-lhes o Blog Marketing Digital 2.0, que traz muitas informações sobre trabalhos nestes sites sociais que estamos abordando.

Precisamos atentar ao que as grandes nações já têm com base há muito tempo: “O futuro começa hoje; agora!” Os sites sociais nos provam que as pessoas adoram ambientes de convivência em conjunto. Troca de informações, de experiências, relacionamentos e aprendizado.

Se você decide se isolar, se alienar ao que acontece, seu negócio se afunda junto com sua vida social.

Peço-lhes que analisem esse este artigo, postado pelo site do Ibope: A importância dos sites sociais para as marcas no Brasil. Ele ratifica o que estou dizendo e lhes oferece alguns números, que comprovam tudo o que nós, profissionais de Web, já falamos há algum tempo.