AS MÍDIAS SOCIAIS E O DESENVOLVIMENTO DE SITES

Mídias Sociais X Desenvolvimento de Sites

Qual a relação existente entre as mídias sociais e o desenvolvimento de sites? Você sabe? Pois bem, este é o assunto desta matéria, onde também abordaremos a importância da atividade colaborativa das redes sociais, no rankeamento do seu site, nos mecanismos de busca!

Iniciar um projeto de um site é como iniciar um planejamento estratégico de uma empresa. Algumas perguntas são as mesmas, como: Para quem serve este projeto? Quem será nosso público alvo principal?

Descobrir o nicho com o qual nos relacionaremos é o mais importante passo do trabalho. A partir deste, traçaremos todas as rotas e estratégias de Web Marketing para nossas ações de comunicação e relacionamento, além de definirmos sobre quais palavras-chave buscaremos nos identificar com este público.

Na construção do site, com estas palavras chave em mente, passamos a produzir conteúdo sempre rodeando o campo semântico destas palavras, isto nos leva a obter destaque nos resultados das pesquisas, dos mecanismos de busca para consultas relevantes a estes assuntos. Isto, por si só, já começa a nos levar de encontro ao nosso público alvo, passamos a ser encontrados por eles.

Estes conteúdos precisam, repito, “precisam” ter a possibilidade de serem compartilhados. Imagine-se efetuando uma pesquisa por algo que realmente lhe interesse, ao encontrar algo que satisfaça sua busca e lhe cause certo impacto, a probabilidade de você compartilhar isto passa a ser muito maior se você não precisar de grandes esforços para fazê-lo.

Botões como o curtir do Facebook e o Tweet do Twitter, podem fazer com que seu conteúdo seja divulgado em uma rede altamente segmentada, por alguém que encontrou e gostou do conteúdo que você compartilhou. Outro ponto a considerar neste momento é o acúmulo destes conteúdos, que podem levá-lo a prospecção de interessados mesmo anos após a sua publicação.

Conteúdos com formatos diversos podem ser compartilhados em mídias sociais. Muito se fala sobre o compartilhamento de vídeos no You tube, de slides, fotos e infográficos em outras mídias também de conhecimento público. O importante aqui é entender a importância deste compartilhamento antes de sua inclusão ao seu site. Leiam mais sobre estratégias em mídias e redes sociais seguindo este link.

As mídias sociais, nada mais são que grandessíssimos sites, com muitos links de indicação, por isso, a possibilidade de alguém encontrar o material nesta mídia, antes de vê-la em seu site é muito grande, e a soma dessas possibilidades é amplamente positiva.

Também devemos considerar a penalização por material duplicado imposta pelos mecanismos de busca, tendo um material corretamente embedado, ou seja, trazido de um site para ser republicado no seu, evita este tipo de problema.

O Compartilhamento Social e seu peso em SEO

Outro fator: SEO – a otimização do seu site. No desenvolvimento de sites, consideramos as páginas principais de seu site como foco para a atração e direcionamento de tráfego. Partindo dos fatores On-page, os quais podemos manipular na construção do site, como títulos únicos e com a presença das palavras chave de cada página até a construção de todo o conteúdo, o compartilhamento incentivado pelos internautas pode nos trazer excelentes resultados.

O Google, maior foco das atenções em buscas, considera importantes, as páginas com maior número de compartilhamento social por usuários, por entender que estes conteúdos, se compartilhados, gerando links de indicação, ofereçam boa experiência de navegação.

Resumindo, o desenvolvimento de sites contempla estratégias para que os usuários satisfeitos compartilhem sua página, para que outros usuários também a vejam e repitam o feito, isto leva os buscadores a melhorarem o posicionamento de suas páginas, fazendo com que mais pessoas a vejam e a compartilhem para que o processo recomece.

Dúvidas? Entre em contato conosco ou a manifeste abaixo, que teremos o maior prazer em respondê-las!