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Como seu cliente se lembra de você? A sua marca está bem posicionada no mercado hoje?

Você já parou para pensar nas suas marcas favoritas e em como elas conquistaram o seu coração e hoje tomam um papel importante na sua vida? Pois bem, do mesmo modo, a sua empresa pode ganhar um lugar especial no coração dos clientes através do correto posicionamento da sua marca.

Mas o que é e como fazer o posicionamento de mercado? Como fazer com que os clientes sempre lembrem de você quando precisarem de uma das soluções que sua empresa oferece? Nesse artigo buscaremos esclarecer essas dúvidas.

 

O que é posicionamento de mercado?

Como seu produto ou serviço é visto pelos clientes? Com o que eles o relacionam? Qualidade? Preço baixo? Exclusividade?

Sendo bem objetivo, posicionamento de mercado é a forma como sua empresa é reconhecida por seus clientes. Mas atenção: não é a forma com que eles enxergam por si mesmos, mas sim a forma como você deseja que eles se lembrem da sua empresa.

Posicionar a sua marca no mercado não é uma ação, mas sim um processo. E como processo, ele compreende várias ações onde tudo será feito de modo contínuo. Sem contar, é claro, que isso envolve aspectos de diferentes áreas da empresa, ou seja, envolve desde a identidade visual até o comportamento dos seus colaboradores, a escolha dos fornecedores, seus parceiros e seus clientes.

 

Vantagens de posicionar sua marca

Agora que a gente já conhece o que é posicionamento de mercado, veremos algumas das suas vantagens.

 

Fidelizar clientes

Uma empresa bem posicionada no mercado proporciona mais segurança nos clientes, e isso gera uma maior fidelização, ou seja, os seus clientes sentem maior confiança em adquirir seus produtos e serviços.

 

Ganho de competitividade

Não precisamos nem mencionar que o posicionamento de mercado ajuda a sua empresa a ganhar competitividade, não é mesmo? Diante disso você torna a sua empresa uma referência no segmento que atua.

 

Comunicar os valores da sua empresa

Outra coisa que o posicionamento de marca faz é comunicar os valores nos quais sua empresa acredita. Assim, você pode também conseguir gerar identificação das pessoas para com a empresa, e com isso uma grande empatia.

 

Aumento nas vendas

É evidente que um dos grandes motivos para que a empresa faça uso desse processo é o aumento nas vendas. Portanto, como você conseguirá fidelizar clientes, consequentemente também haverá o aumento no volume de vendas.

 

Como definir o posicionamento de mercado da sua empresa?

Quando você faz um correto posicionamento da sua marca, então você consegue se distinguir da concorrência e tornar seus produtos e serviços mais atraentes.

Em vista disso, você precisa identificar o seu público-alvo (idade, profissão, interesses, localização, etc), identificar quais problemas o seu produto ou serviço solucionam e definir também qual o diferencial da sua empresa, ou seja, o que influencia um cliente a comprar de você e não do concorrente.

Tudo isso, na realidade, compreende os dados obtidos pela pesquisa de mercado, algo essencial para fazer o posicionamento da sua marca.

Empresas que conseguem fazer um posicionamento de mercado eficaz são àquelas que, além de definirem o seu público-alvo, também sabem como se relacionar com cada um dos tipos de clientes.

 

O que mais envolve o posicionamento de mercado?

Quando falamos em posicionamento da marca, não nos referimos apenas a pesquisa de mercado ou às ações diretas de marketing como campanhas publicitárias, por exemplo. Existem mais à se pensar!

 

Fachada da empresa

O posicionamento de mercado engloba tudo o que tenha a ver com sua empresa. Logo, até mesmo a fachada da sua empresa tem relação, sabia?

A fachada é a primeira informação recebida por seus clientes quando chegam até a empresa. Logo, ela pode ser vista como o seu “cartão de visita”.

Por isso que até mesmo o projeto arquitetônico da empresa deve ser pensado estrategicamente, a fim de passar uma imagem positiva, ajudando a influenciar a decisão de compra ou fechamento de contrato, por exemplo. Do planejamento a execução, tudo deve ser feito visando a imagem que você deseja passar da sua marca para o cliente.

 

Apresentação dos produtos e serviços

Outro ponto importante a destacar quando falamos de posicionamento no mercado é a apresentação dos produtos e dos serviços.

O modo como você apresenta seus produtos e serviços ao público pode influenciar na decisão de compra. Assim como também pode agir no modo como o cliente percebe valor neles.

Para te auxiliar com isso, você pode fazer uso do mapa de posicionamento. Esse mapa ajuda você a identificar os diferenciais que são mais valorizados para um produto ou serviço dentro de um segmento de mercado.

 

Conclusão

O posicionamento de mercado é algo que pode e deve ser feito por empresas de todos os portes.

Esse é um processo que requer uma pesquisa de público-alvo, uma espécie de conversa com seus clientes potenciais.

Com isso você consegue insights e pode realizar ações que fortalecem sua marca e te ajudam a conquistar competitividade e outros benefícios que o posicionamento lhe concederá.

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