Compartilhe

WhatsApp Business é a versão empresarial, do aplicativo mais famoso mundialmente. Se você deseja aumentar suas vendas e lucratividade, aprenda como usar o WhatsApp Business. 

Descubra quais são as principais vantagens, do uso dessa versão. Além disso, saiba quais são suas funcionalidades básicas e tipos de contas existentes.

Você sabia que é possível multiplicar suas vendas, apenas com o uso do WhatsApp? Pensando nisso, a versão empresarial surgiu, para agregar seu negócio e gerar credibilidade. 

Afinal, você sabia que seu perfil pode ser verificado e a confiança conquistada? Pois seus clientes, podem ter a segurança, de que existe uma empresa séria, do outro lado. Que tal saber um pouco mais, sobre essa ferramenta? Acompanhe este artigo completo e saia na frente, da concorrência!

Confira as vantagens de implantar o WhatsApp Business na sua empresa

Possibilidade de acompanhar métricas

Certamente, para o sucesso de qualquer empresa, o acompanhamento das métricas é importante. Em outras palavras, deixar de observar as estatísticas, pode prejudicar o andamento de seu negócio.

Mas, como fazer essa análise? Por meio da comunicação com seus clientes é possível, mensurar os resultados. Concluindo dessa forma, o nível e a qualidade do relacionamento, que tem sido construído com seus clientes.

Assim sendo, o WhatsApp Business, tem apresentado eficiência nessas ações. Sendo assim, a partir do aplicativo, você obtém os seguintes dados:

  • Quantidade de dados encaminhados.
  • Verificar a entrega das mensagens aos clientes.
  • Analisar mensagens que foram lidas.

Em conclusão, com base nesses dados é possível identificar, possíveis falhas na comunicação. Além disso, possibilita planejar e definir, se a ferramenta será utilizada para divulgação também. Entretanto, para apresentar produtos e serviços, um planejamento estratégico deve ser bem elaborado.

Etiquetar clientes

Com o propósito de utilizar a ferramenta, como canal de vendas, as etiquetas são opções bem interessantes. Visto que, a empresa pode etiquetar os clientes, com base na etapa em que ele se encaixa. Por exemplo: cliente novo, aguardando pagamento, compra realizada etc. 

Dessa maneira, facilita muito, no processo de acompanhamento das vendas. Pois, possibilita identificar com rapidez, o status do cliente. Por fim, auxilia no controle das métricas das vendas, detectando qualquer falha, que possa ser sanada.

Mensagens automáticas

Para que haja um controle, em relação ao atendimento pelo WhatsApp Business, o uso de mensagens automáticas pode ser úteis. Por exemplo: é interessante, determinar com clareza, o horário de atendimento. Mesmo assim, existem clientes que não disponibilizam de tempo, conforme o horário da empresa.

Portanto, as mensagens automáticas, ajudam a manter o cliente interessado. Pois ele entende, que haverá um retorno. Por essa razão é necessário, que essas mensagens não executem a função principal, do atendimento. Sendo assim, retorne ao cliente, o mais rápido possível. Afinal, mensagens robotizadas podem sanar algumas dúvidas, mas não substitui um diálogo personalizado.

Criar perfil empresarial 

Por meio do WhatsApp Business, a empresa pode criar seu perfil. Então, além de proporcionar uma imagem profissional, também gera confiança. Pois no perfil, a empresa pode incluir dados como:

  • Site.
  • Telefone.
  • E-mail.
  • Descrição.
  • Segmento.
  • Horário de atendimento.

Aliás, o aplicativo também permite, que o perfil possa receber, um selo de verificação. Desta forma, gera credibilidade e o cliente sente-se muito mais seguro.

Criação de grupos no WhatsApp para equipes

Se precisa melhorar a comunicação interna, entre equipes ou colaboradores, o WhatsApp Business pode ser uma excelente solução. Pois, pela sua praticidade, as mensagens podem ser acessadas com mais rapidez, do que o  e-mail. Afinal, as pessoas estão com celular o tempo todo e as notificações, podem ser percebidas com mais agilidade.

Criar grupos e listas de transmissão para clientes

Não só para uso interno, mas também para clientes é possível criar grupos e listas de transmissão. Com o objetivo de gerar engajamento e realizar vendas, a lista pode ser uma alternativa eficaz. Pois, diferente do grupo, você pode enviar mensagens individuais em massa. Assim sendo, torna-se mais personalizada e organizada. Já que, o cliente recebe a mensagem e pode retornar diretamente para você.

Divulgar promoções e novidades

Se deseja divulgar propagandas e novidades pelo aplicativo, pode realizar essa tarefa de forma simples e gratuita. Para que haja eficiência nas ações de marketing, opte por uso de imagens. No entanto, tenha cautela, para não enviar exageradamente, as mensagens. Pois, pode gerar afastamento dos clientes.

Canal de feedback dos clientes

Depois que seus clientes efetuarem a compra, sempre que possível, entre em contato. Pois é uma forma de obter retorno, sobre o produto ou serviço. A partir disso, aprimorar e oferecer cada vez mais, melhorias e experiências positivas, aos clientes. Além disso, essa estratégia permite que o cliente, possa desabafar em privado suas insatisfações.

WhatsApp Business: tudo o que você precisa saber

Com o propósito de atender microempreendedor, pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business foi desenvolvido. Antes de começar, saiba sobre o aplicativo e tire dúvidas comuns, que a maioria tem.

Número diferente para a versão empresarial

Se você deseja utilizar o WhatsApp Business, na versão empresarial, deve ter um número diferente. Por exemplo: se você já possui o WhatsApp comum, instale o aplicativo da versão Business, com um número novo. 

Além disso, se você é pessoa jurídica, tem a vantagem de ganhar o status de conta verificada. No entanto, pessoa física também pode utilizar o WhatsApp Business, para seu negócio. Mesmo que não esteja formalizado. Mas fica limitado a condição de conta verificada.

WhatsApp Business é gratuito

Por enquanto, o aplicativo nessa versão, ainda se apresenta como gratuito. Porém, as mudanças podem ocorrer e essa condição ser alterada. 

Compatibilidade do dispositivo móvel

Por enquanto, o aplicativo está disponível somente, para o sistema operacional Android. Assim sendo, basta efetuar o download, através do Play Store. Para dispositivos com dois chips, também é possível a instalação do WhatsApp Business, em um deles.

WhatsApp Business funciona no computador ou notebook

Certamente, uma das melhores vantagens é que o WhatsApp pode ser utilizada na versão web. Seja na versão comum ou Business, você pode acessar de seu computador ou notebook.

Como usar o WhatsApp Business e criar perfil comercial

Em primeiro lugar, crie o perfil de sua empresa. Dessa forma, as pessoas podem acessar facilmente, dados sobre seu negócio. Proporcionando assim, praticidade para disponibilizar dados fundamentais, sobre seu negócio. Por exemplo:

  • Endereço físico da sua empresa e localização no mapa.
  • Descrição sobre seu negócio.
  • Horários e datas.
  • Endereço de e-mail.
  • Endereço de seu site.
  • Opção de conta disponível: conta verificada, conta confirmada e conta comercial).

O que é uma conta verificada?

O aplicativo faz uma análise de sua conta de perfil, assim como no Facebook. Em seguida, com a aprovação, um ícone de conta verificada aparece em seu perfil. Sendo assim, o cliente sabe que sua marca é oficial. 

Para que sua conta se encaixe nessa categoria, uma série de fatores é analisado. Por exemplo: marca conhecida no mercado com autoridade. Isto é, não se limita a empresas de marca famosa, mas sim, de um negócio que possua audiência.

O que é uma conta confirmada

Já uma confirmada, representa uma conta com número de telefone, associado à empresa correspondente. Assim sendo, recebe o ícone cinza.

O que é uma conta comercial?

Quando uma conta não é verificada, nem confirmada é representada por um ícone cinza. Além disso é acompanhado de um ponto de interrogação. Por fim, não é possível pagar, para obter o selo de confirmação e verificação. Portanto, a credibilidade de sua empresa, torna-se muito maior, com esses selos estampados no seu perfil.

Com base nas informações contidas nesse artigo, você já sabe como usar o WhatsApp Business. Além disso, aprendeu as diferenças e vantagens, entre ter uma conta comum e uma Business.  agora, já pode baixar seu aplicativo e começar a configurar hoje mesmo. Quer saber mais, sobre como você pode realmente, turbinar seu negócio com o WhatsApp? Clique aqui e entre contato!

Quem já comentou sobre isso:
Compartilhe