FERRAMENTAS WEB – O MITO

As mais variadas ferramentas web são inventadas e reinventadas a cada dia. Ainda há um grande mito sobre o que será a Web amanhã e como será o futuro,se o presente já está repleto de ferramentas que ainda não aprendemos a manipular em sua totalidade.

Este desconhecimento sobre a internet e os benefícios da informação globalizada, se refletem em nosso mercado de inúmeras formas, formando nichos de mercado cada vez mais específicos, empreendedores que obtém sucesso partindo do nada, profissionais renomados sumindo do mercado, formas e veículos publicitários diferenciados para cada público, etc. Este é o  ponto que vamos nos concentrar nesta abordagem, o mito sobre as ferramentas web no Brasil.

Por que algumas somente algumas empresas estão se aproveitando destas ferramentas e fazendo da web um poderoso meio de negócios, enquanto a maioria de nossos empreendedores acreditam que internet é sinônimo de site e que rede social é sinônimo de brincadeira e flerte, achando ainda, que negócios na Internet são um mito, longe da nossa realidade?

O Brasil é evidentemente um dos países que mais tem potencial para o seu desenvolvimentonesta nova fase do mercado interativo mundial. Um dos principais pontos ao nosso favor é o que ainda não destruímos todas as nossas reservas naturais. Mas o grande fator que dificulta esta efetivação do Brasil como potência econômica é com certeza o nível da nossa educação.

É um caos, difícil de acreditar que, em meio ao apogeu de um mundo onde a interatividade digital, está cada vez mais latente e recriando processos em todos os segmentos, nossa geração X está tão atrasada em sua maioria, muitos ainda insistindo inutilmente em tentar freiar o progresso e a euforia da geração Y, achando que as estratégias que levantaram suas empresas no século passado, ainda serão suficientes para sustentá-las hoje e no futuro.

Ainda vemos aos montes, grandes empresas com sites amadores, feitos por seus “sobrinhos”, desconhecendo os benefícios que o desenvolvimento de sites profissionais podem repercutir em publicidade, relacionamento e geração de novos negócios.

Estes são os profissionais que neste mundo de cegos, já não conhecem mais seus concorrentes, pois enquanto alguns acreditam que o mercado está parado, na verdade ele está voando, só que já tomou outra rota e talvez não passe mais em frente a sua empresa.

Exemplos básicos de mercados em transição:

Lojas de calçados: A grande maioria das pessoas ainda prefere ir a loja e experimentar seus sapatos antes de comprá-los. Mas não vamos ignorar que a geração Y está indo em peso buscar melhores preços, facilidades de pagamento e variedades em lojas como a Net Shoes,que vendem milhões por ano?

Celulares e Eletrônicos: Ainda também, muitas pessoas vão as lojas, mas as lojas virtuais como Americanas, e Submarino, estão ficando com um grande bolo, disputando esta fatia com empresas que estão investindo forte neste segmento de mercado, como a Colombo, a Magazine Luiza, as Casas Bahia, a Wall Mart e etc.