PLANEJANDO O SITE DE SUA EMPRESA

Você está decidido a fazer um site para sua empresa, mas agora precisa saber como fazer isso? Saiba que construir um site profissional para sua empresa envolve muito mais do que design e programação.

Neste artigo tratarei sobre como filtrar as primeiras informações, para dar início ao desenvolvimento de um site profissional.

Antes mesmo do Briefing, que se dá após a contratação da agência ou dos profissionais que executarão o trabalho, a entrevista inicial se dá por ambos os lados, ou seja, enquanto você busca perceber se o profissional tem conhecimento e profissionalismo suficientes para atendê-lo, do outro lado, se existir este profissional, ele também estará procurando reconhecer o potencial de sua empresa para um empreendimento Web, as principais missões críticas e o perfil aproximado do público a pesquisar.

Definindo Objetivos

Acreditem se quiserem, mas o erro mais comum de todo o planejamento é a falta de objetivos claros. Hoje, quase todo mundo conhece uma boa ferramenta para alguma coisa, uma estratégia para determinado fim, mas poucos sabem se estes conhecimentos são os mais indicados para os objetivos de determinada instituição.

O que você quer fazer? O que você quer vender? Que serviço quer prestar?

Sabendo isso, escreva, não tenha vergonha nem preguiça de rever seus conceitos. O que você quer fazer é viável? Analise concorrência, finanças, mercado etc. Analise a si próprio: Você é bom nisso? Conhece seu cliente? Compraria de você mesmo, se você fosse um cliente?

Em uma conversa com meu amigo Francisco Albuquerque da Agência de Cocriação de SP, debatíamos sobre os pilares do “Design Thinking”, onde ele me explicava a importância da empatia no processo de criação. Colocar-se no lugar do cliente é mais que analisar a qualidade e o preço de seu produto.

Planejar o desenvolvimento de um site profissional parte exatamente do princípio de vermos o mesmo, a partir do ponto de vista do perfil médio do nosso cliente alvo. O que ele busca? Como ele busca? O que ele espera ver? O que aumenta sua percepção de satisfação?

Definindo Estratégias para o Planejamento

Sabendo o quê e o porquê, a próxima pergunta é como? Esta é a hora de pensar em como sua empresa poderá suportar a nova carga de trabalhos e qual a sua visão para o andamento deste trabalho dentro de um prazo médio de dois anos, aproximadamente.

Você está disposto a fazer o que será necessário para atingir suas metas? Você está sonhando dentro de uma linha razoável de execução versus necessidade? Quero dizer aqui que não falo de resultados esperados, mas sim de investimento e comprometimento.  Montar um site para atrair visitas segmentadas e não possuir estrutura mínima para atendimento qualificado é uma boa estratégia para o sucesso?

Qual a área de abrangência que sua logística lhe permite atender? Não pense em Brasil se seu negócio é limitado regionalmente. Foque no seu público, atenda-o. Conheça alguns formadores de opinião, aproxime-se de instituições que centralizam suas lideranças, anuncie nos veículos de comunicação que eles considerem relevantes.

Partindo para a Ação

Agora podemos falar de ferramentas. Quais as palavras-chave que definem o negócio? Qual a melhor forma de demonstrarmos nosso potencial, para atingir nossos objetivos, dentro do contexto das estratégias escolhidas?

Cada ação faz parte de um todo. Cada tijolo colocado em uma parede representa um passo dado, dentro de um projeto desenhado por um arquiteto ou engenheiro. Em um negócio onlinenão é diferente.

Nosso apelo será mais visual? Destacaremos imagens ou daremos mais foco ao conteúdoescrito? Que tal um blog corporativo então? Se precisaremos ajudar nossos clientes a conhecer mais sobre o seu próprio potencial, a partir dos serviços que podemos lhe prestar.

Iscas digitais, Provas Sociais, E-mail Marketing, tudo isso só faz sentido quando entendermos que para cada estratégia escolhida, há um objetivo e uma escassez de recursos a administrar. Hoje na Web, parece que tudo é fácil e gratuito, mas para termos resultados precisamos investir no mínimo tempo, e tempo amigos, bem, “Time is Money”!

Contrate uma Consultoria Profissional antes de investir em um projeto Web de negócios. É mais barato e viável que escoar anos de investimento em amadorismo e improvisações pelo ralo.

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