Empatia

Empatia – A importância da empatia no ambiente de trabalho

Empatia é uma habilidade comportamental que cabe em absolutamente todas as relações. Inclusive, é importantíssima no ambiente profissional!

A empatia pode ser entendida como uma habilidade de compreender seus colegas.

Por isso mesmo, uma pessoa empática é capaz de lidar melhor com todos os desafios profissionais.

Afinal, esse colaborador é capaz de se colocar no lugar do outro, entendendo seu ponto de vista. E isso não significa que ele concorda com o colega!

Apenas significa que, você possui a habilidade de entender diferentes pontos de vida. Mesmo que não concorde com a opinião de colegas.
 

Empatia é uma habilidade para a vida

 
Já se imaginou convivendo em um mundo somente de pessoas egoístas?

Ao perceber que, seu objetivo é viver em um mundo onde as pessoas se colocam umas nos lugares das outras, é possível ter noção da importância da empatia.

Lidar com os outros é muito mais fácil e saudável quando se exercita a empatia. No ambiente corporativo, a empatia é capaz de auxiliar a atingir os melhores resultados.

Afinal, quando uma equipe é empática, consegue se entender melhor e compartilhar informações com facilidade.

Isso contribui para que o trabalho flua de maneira natural, todos contribuam e o resultado alcançado seja melhor.
 

Como ser uma pessoa mais empática?

 
Uma pessoa que tem por objetivo ser empática com seus colegas, tende a ter um comportamento mais agradável.

Sendo um colega que todos querem por perto e que nutre um ambiente laboral saudável.

Por isso mesmo, se você percebe que pode melhorar seu comportamento e se tornar mais empático, siga as nossas dicas!
 

1. Livre-se de julgamentos

 
É muito mais difícil entender o outro e se colocar no lugar dele se você previamente já julgou a opinião dessa pessoa.

Por isso mesmo, para praticar a empatia, é preciso abrir mão de julgamentos. Mantenha sua mente aberta e disponível para acolher, sem julgar.

Dessa forma, é possível entender a visão de mundo do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa. Isso é importante quando um colega de trabalho decide apresentar uma ideia inovadora.

Ao invés de criticar, você inicialmente irá pensar sobre a ideia que foi trazida, entenderá a origem da ideia e vai se colocar no lugar do colega, por exemplo.

Pessoas que praticam a empatia são muito mais fáceis de se relacionar.

Justamente porque os colegas sabem que não serão julgados negativamente, eles tendem a te procurar para expor ideias e novidades.
 

2. Empatia depende de respeito ao outro

 
Respeitar não significa que você concorda ou que vai acatar a ideia.

Mas é preciso respeitar a opinião do colega, tendo a empatia de pensar “e se fosse a minha opinião? Como eu gostaria de ser tratado”.

Portanto, responda seu colega com gentileza, educação e apresente seu ponto de vista. Dessa forma, os dois poderão construir um saber único ao debaterem a temática abordada com respeito mútuo.
 

3. Controle suas próprias emoções

 
Para ter empatia com seus colegas, é preciso saber ouvir. E uma das dificuldades de ouvir o outro é controlar sua própria emoção.

Afinal, não há como debater opiniões de forma saudável se as emoções tomam conta da situação. É preciso ter calma e paciência, tratar o colega com respeito e entender a visão dele.

Todo líder precisa adotar como postura o autocontrole. Caso contrário, a equipe terá problemas de relacionamento e desempenho.

Quando o líder não está disposto a ser empático, a equipe tende a não contribuir como deveria. O que diminui a capacidade de todos de gerar bons resultados para a empresa.
 

Empatia facilita a convivência em equipe

 
Uma equipe profissional é formada por pessoas de diferentes crenças e diferentes perspectivas de vida.

Essa mistura de pessoas com diferentes visões é importante para o crescimento do negócio. Por isso mesmo, cabe ao empresário adotar uma postura de estimular a empatia entre os colaboradores, gerando um ambiente de trabalho saudável.

Além disso, cada profissional deve entender que é a pluralidade que contribui para o crescimento da empresa e de cada profissional.

A convivência com pessoas diferentes é muito positiva, desde que o seu comportamento seja empático com cada colega.

De forma que todos possam crescer em conjunto, trazendo bons resultados para a carreira de cada um e para a empresa.