Foco

Foco – Saiba como o foco influencia o rendimento da sua empresa

Manter o foco influencia diretamente no seu rendimento dentro da empresa. Apesar de que o comportamento focado tem sido cada vez mais difícil de manter.

Afinal, existem muitas distrações que interferem diretamente em seu rendimento. Por isso, aprender a ser um profissional focado é um diferencial.
 

O que é foco afinal?

 
Manter o foco não significa ser capaz de ficar o dia todo apenas fazendo uma coisa.

Na realidade, manter o foco é a capacidade de se concentrar momentaneamente em uma tarefa importante.

De modo que, seja possível concluir essa atividade com concentração, entendendo a importância de estar totalmente presente naquele momento.

Ou seja, estar focado significa estar com o corpo e a mente envolvidos naquela atividade.

E isso é fundamental para que cada tarefa executada por você, tenha a máxima qualidade.

Por exemplo, se está montando uma planilha, atende o telefone e continua escrevendo os dados enquanto responde a ligação, seu foco se perdeu.

Isso aumenta exponencialmente o risco de errar o preenchimento dos dados, além de diminuir sua capacidade de oferecer boas respostas em seu atendimento telefônico.

Portanto, quando o corpo e a mente não estão focados em uma única tarefa, a qualidade de execução de cada atividade diminui.

Nesse caso, muito embora pareça estar sendo produtivo ao fazer muitas coisas ao mesmo tempo, nada que foi feito tem a qualidade máxima que poderia ter.
 

A importância do foco na vida profissional

 
Ter foco é indispensável em sua vida profissional.

E quando falamos em “ter foco”, não significa meramente desenvolver atividades mantendo o foco em cada uma delas.

Para a vida profissional, o conceito de foco se amplia um pouco mais. Entenda que, estar em foco significa planejar fazer algo, se concentrar nessa atividade e atingir o objetivo.

Ou seja, para ter sucesso na sua carreira é preciso seguir esse passo a passo.

Caso contrário, sua carreira se perde em meio a atividades diárias e seus objetivos profissionais ficam para depois.

Steve Jobs já dizia que “ter foco é saber dizer não”. Em linhas gerais, podemos entender que para atingir um objetivo específico também é preciso dizer não.

Atingir resultados grandiosos requer sacrifícios, por isso, dizer não para algumas questões te ajuda a se manter focado em seu verdadeiro objetivo profissional.

Se o seu grande sonho é fazer uma pós-graduação que custa caro, por exemplo, precisará abrir mão de pequenos gastos para pagar pelo curso.

De forma que, ao finalizar o curso seu currículo esteja mais valorizado e isso contribua para um aumento salarial.

Durante todo o curso, seu foco é exercitado ao dizer não para pequenos prazeres em prol de pagar as mensalidades. Portanto, foco também depende de aprender a dizer não.
 

O foco te leva mais longe

 
Ter foco te ajuda a traçar todas as metas que pretende atingir.

E é justamente isso que levará a sua vida profissional ao patamar de sucesso que sempre sonhou atingir.

Para tal, é preciso eliminar distrações, determinar um período de tempo para atingir seus resultados e ter o hábito de avaliar se está realmente caminhando para o resultado desejado.

O resultado de ser uma pessoa focada certamente chegará, afinal, trata-se de somar planejamento, disciplina e continuidade.

São esses três comportamentos que resultam em uma pessoa completamente focada em seus objetivos.
 

Como melhorar o foco na carreira?

 
Quer algumas dicas práticas para melhorar seu foco na vida profissional? Existem hábitos que precisam ser cultivados para aumentar seu foco. Confira!
 

1. Seja pontual

 
Ser pontual com seu trabalho é indispensável, demonstra responsabilidade e comprometimento. Além disso, te ajudará a chegar na empresa e começar a trabalhar sem desespero ou afobamento.
 

2. Tenha prioridades

 
Crie uma rotina com prioridades, chegue em seu local de trabalho, seja cordial e educado, mas não perca tempo com questões que não são referentes ao que precisa ser feito em seu dia.

Evite ficar no celular ou conversando. Marque um horário para ler e responder todos os seus e-mails. Faça logo pela manhã as atividades mais desafiadoras de seu dia.

São pequenos detalhes que te ajudam a manter o foco nas prioridades da sua carreira.
 

3. Faça pausas estratégicas

 
Ir ao banheiro, tomar uma água e movimentar o corpo um pouco pode te ajudar a relaxar e conseguir voltar ao foco.

Por isso, faça pausas rápidas e estratégicas quando perceber que não está rendendo como antes.

O foco é um hábito importante para o sucesso, cultive o comportamento focado e sua vida irá deslanchar.