Ética

Ética – Você é um profissional ético? E a sua empresa?

Você considera seu comportamento ético? Ser um profissional ético é indispensável para atingir o mais alto padrão de sucesso em sua carreira.

Mas para tal, a sua empresa também precisa compartilhar dessa premissa!

A ética profissional é indispensável para o cotidiano laboral, de forma que, todos se beneficiam de trabalhar em uma equipe de profissionais éticos e responsáveis.

A falta de ética no local de trabalho, pode desencadear furtos, roubos e até mesmo a prática de assédio contra colegas de trabalho.

Portanto, a falta de ética pode tornar um profissional tóxico, impossibilitando sua atuação em equipe e seu próprio crescimento.

Por isso mesmo, adotar uma postura ética é parte fundamental para que sua carreira deslanche, permitindo atingir os mais altos padrões de sucesso.
 

Toda empresa precisa zelar pela ética

 
Infelizmente, não basta zelar pela ética profissional se a empresa na qual trabalha não compartilha a mesma premissa.

A empresa precisa ter a ética como valor institucional, para estimular que seus colaboradores também atuem da mesma forma.

Quando isso não acontece, o negócio tende a ser o principal prejudicado.

É muito comum, por exemplo, que por não ter a ética como valor institucional a empresa permita que chefes assediem seus subordinados.

Esse tipo de conduta é danoso para os profissionais que sofrem assédio, para a imagem da marca e também para a evolução da empresa.

Uma vez que, as equipes não atuam com entrosamento e dedicação devido a estarem expostas a situações desagradáveis constantes.

Esse tipo de situação expõe a empresa a processos e muitos outros problemas, que poderiam ser evitados ao adotar uma cultura organizacional que preza pela ética.
 

Alta rotatividade de funcionários

 
A alta rotatividade de funcionários é prejudicial para o crescimento da empresa. E pode estar intimamente ligada à falta de ética na cultura organizacional.

Fazendo com que, os colaboradores não queiram atuar na empresa por um longo período. Se a sua empresa sofre com alta rotatividade, avalie se a falta de ética não é a raiz de seu problema.
 

Como aplicar a ética ao dia a dia?

 
O comportamento ético precisa partir das lideranças, no entanto, cada profissional escolhe diariamente se manterá comportamentos éticos ou não.

Mesmo quando a liderança não estimula um ambiente ético, é possível adotar algumas posturas que são mais adequadas. Ter uma postura ética gera admiração de seus colegas por sua conduta.

O que poderá estimular um ambiente laboral mais saudável e respeitoso.

Portanto, sempre vale a pena aprender algumas dicas de como ser um profissional mais ético em seu dia a dia.
 

1. Denuncie práticas antiéticas

 
Não basta apenas ser mais ético no trabalho, tomando atitudes individuais. Você também precisa atuar como um fiscalizador das atitudes de seus colegas.

Se algum colaborador comete assédio, furtos ou condutas que não são éticas, é sua função provar que isso aconteceu e denunciar aos superiores.

O RH da empresa precisa ser notificado, de modo que, essas atitudes possam ser erradicadas do cotidiano laboral.
 

2. Tenha humildade moral

 
O termo humildade moral foi desenvolvido pelos pesquisadores de moralidade e ética no trabalho, Maryam Kouchaki e Isaac Smith.

Humildade moral significa reconhecer que, eventualmente você também pode ser antiético no trabalho. Isso não significa que você é uma pessoa ruim ou que planejou uma atitude errada.

No entanto, todas as pessoas eventualmente podem ser antiéticas por fazer algo de forma automática, cometendo erros sem sequer perceber o que está fazendo.

Sabendo que todas as pessoas estão sujeitas a erros, é preciso desenvolver humildade moral. Isso irá te ajudar a reconhecer seu erro e evitar cometê-lo novamente.

Ainda, pode possibilitar correções de sua própria postura, como pedir desculpas a um colega com o qual não agiu eticamente.
 

3. Faça treinamentos sobre ética

 
Sempre que possível, leia sobre ética, assista palestras e se atualize.

Dessa forma, a sua capacitação para ser um profissional mais ético será contínua.

O que é importante para evitar que a falta de ética ocorra de forma automática em sua vida, desencadeando uma série de erros comportamentais.

Quando o objetivo é adotar um comportamento ético, é preciso ser vigilante a respeito de suas atitudes.

Por isso, pesquisar sobre o tema, se atualizar e estar sempre buscando manter um comportamento ético, contribui para seu crescimento pessoal e também para que o ambiente de trabalho seja agradável.