Persistência

Persistência – Desistir não é o melhor caminho: Motive a persistência dentro de sua empresa

Como reagir diante de grandes dificuldades?

A persistência é uma característica importante para que na vida profissional não ocorram desistências diante de dificuldades que se impõem em sua jornada.

Não importa o quão organizado e bem planejado você seja, é comum que em algum momento se depare com uma dificuldade que parece intransponível.

Nesse cenário, é preciso traçar uma nova estratégia com otimismo e se manter persistente.
 

Persistência e paciência: grandes aliados de seus sonhos

 
A persistência é uma característica muito importante de um profissional, por estar intimamente ligada a capacidade de se desenvolver e se superar.

Quando existe uma grande dificuldade em sua vida profissional, é preciso olhar a questão sob outros ângulos, procurar saídas e exercer a criatividade.

De modo que, seja possível crescer com essa experiência, encontrar novos parceiros e até mesmo recorrer a ajuda de sua equipe.

Sempre existem formas de solucionar as questões que se impõem em seu caminho profissional, no entanto, é preciso ser persistente e paciente.

A paciência te dará a capacidade de enxergar as múltiplas maneiras de lidar com a dificuldade, para que seja possível passar por ela e se fortalecer.
 

Persistir te ajuda a crescer como pessoa

 
Diante de um problema, é preciso entender o que você precisa fazer para que possa superar a dificuldade.

É preciso ter motivação para perseguir o seu objetivo.

Segundo Mills, autor do livro “Seja Imparável” é entendendo a razão por trás do seu objetivo, que terá o combustível para se manter caminhando, rumo ao seu objetivo.

É normal ter dúvidas, medos ou pessoas que te incentivam a parar. Mas ser persistente implica justamente em entender a sua motivação.

De modo que, isso guie o seu percurso e te faça estar motivado até alcançar seu objetivo.
 

Persistência sem planejamento não funciona

 
Ainda segundo a visão de Mills, só é possível alcançar um objetivo com garra e persistência se houver um bom planejamento.

Quando existe uma grande dificuldade, Mills aponta que é preciso definir o objetivo, criar um plano com pequenos passos para alcançar o resultado e diariamente se questionar qual ação te levará para mais próximo de seu objetivo.

Persistir não significa que haverá uma solução rápida ou prática! Na realidade, persistir é o que te levará a encontrar um caminho.

Sendo essa uma característica fundamental para quem deseja alcançar o sucesso profissional.

Um profissional que se destaca, tem como característica a persistência, que o faz enxergar soluções para problemas que outros profissionais desistiram de resolver.

Os desafios não param um profissional persistente, ao contrário disso!

Uma pessoa persistente se sente desafiada e deseja encontrar a solução para a questão, buscando caminhos que outros não tentaram.
 

Líderes precisam ser persistentes

 
Todas as histórias de sucesso profissional são contadas por profissionais persistentes.

JK Rowling, autora de Harry Potter por exemplo, recebeu um não como resposta das principais editoras da região.

Somente por ser persistente e acreditar em sua história, ela continuou buscando editoras até uma pequena empresa abraçar sua causa.

Atualmente, ela é uma das autoras mais conhecidas do planeta. Sua história foi traduzida para vários idiomas e se tornou uma série de filmes de sucesso.

Se ela tivesse desistido após alguns nãos, sua história seria completamente diferente. O mesmo acontece com o sucesso de uma equipe de trabalho.

Diante de dificuldades, um líder nunca pode se deixar abalar ou desistir de um projeto. É preciso se reunir com sua equipe, ouvir atentamente ideias e buscar soluções em conjunto.

Quando todos reúnem suas expertises em busca de uma solução, o líder encontra com mais facilidade um caminho a ser trilhado, podendo guiar a equipe rumo ao sucesso.

Mas antes de tudo, é preciso adotar um comportamento persistente. Caso contrário, uma dificuldade que parece sem solução realmente será o ponto final de um projeto.

Que poderá ser engavetado esperando a espera de alguém mais persistente para lidar com as dificuldades impostas pelos grandes projetos.

Para ser um profissional que faz história e trilha um caminho de sucesso, que tal desenvolver um comportamento mais persistente?

Insistir naquilo que acredita é um hábito que precisa ser cultivado, até que se torne um comportamento natural de sua personalidade ser uma pessoa mais persistente.