Sua Empresa Vende ou é comprada? Aumente as Vendas Ativas!

Como anda a capacidade da sua empresa de fechar vendas ativas? Atualmente, sua empresa vende ou é comprada? Existe uma grande diferença entre vendas ativas e passivas.

Seja venda ativa ou passiva, vender mais é sempre o principal objetivo de toda empresa. Mas é preciso equilibrar esses dois tipos de venda com sabedoria, visando obter resultados mais satisfatórios. 

As vendas ativas e passivas são diferentes e ambas precisam ser conquistadas para que sua empresa continue em ritmo acelerado de crescimento e fidelizando cada vez mais clientes.

Sua Empresa Sofre Compras ou Tem Vendedores Ativos?

Vendedores ativos são parceiros da empresa, prospectando clientes diariamente. Esse tipo de profissional utiliza a técnica de surpreender o cliente, ofertando algo que ele sequer sabia que desejava.

Essa estratégia diminui consideravelmente a ação da concorrência, tendo em vista que o cliente se sente interessado pelo produto e consequentemente realizar a compra.

Atualmente, o WhatsApp é uma ferramenta interessante de trabalho para colocar essa estratégia em ação sem sequer precisar sair da loja.

O vendedor cria uma relação mais próxima com seus clientes através do contato por mensagem, abrindo espaço para a divulgação de produtos e garantindo maiores chances de realizar a venda.

Tendo o contato do cliente e seu histórico de compras, é fácil perceber quais são as necessidades mais frequentes e realizar a oferta do produto sem que sequer esse cliente tenha percebido que já estava precisando realizar uma nova compra.

Justamente por isso, o cliente sequer tem tempo de pesquisar na concorrência porque ele foi surpreendido ao ser lembrado sobre uma necessidade, o que gera a satisfação por ter a facilidade na compra e consequentemente o cliente irá fechar negócio.

O ideal nesse caso é ter muito cuidado com a linha de itens que está sendo oferecida e com a frequência escolhida para fazer contato com o cliente.

A melhor forma de fechar negócio é oferecendo itens que já se sabe ser de interesse daquele cliente, uma vez que ofertar em demasia pode ocasionar o desinteresse total pela marca que na verdade estará gerando um incômodo para o cliente ao disparar mensagens sem o mínimo de personalização. 

Vendedor Passivo

Já o vendedor passivo, é aquele profissional que está disponível para ajudar o cliente que entra na loja, ou seja, o cliente que já reconheceu que necessitava de algo.

A grande diferença é que esse cliente que sabe que possui uma necessidade de compra pode possivelmente procurar seu concorrente antes de adentrar a sua loja.

O que tende a ser um problema se o seu ponto comercial não está bem localizado, podendo ocasionar a desistência do cliente de ir até sua loja pesquisar o produto que deseja.

Se o concorrente direto possui uma boa localização e uma equipe de vendas ativas afiada, possivelmente seu concorrente irá crescer. Portanto, é sempre interessante ter atenção ao tipo de venda que sua empresa está fazendo.

De modo que se possa mesclar os dois tipos de venda para atingir a todos os públicos e aumentar o volume de negociações que sua empresa está fazendo, de modo que o mercado não seja totalmente dominado pelos concorrentes.

Sua empresa vende ou é comprada?

Agora que você já sabe a diferença entre realizar uma venda ativa e sofrer uma compra passivamente, como está o cenário de vendas da sua empresa?

Realizar vendas ativas é fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio, porque você estará afastando a concorrência das suas negociações, uma vez que antes mesmo do cliente pensar que precisa de algo, esse item já foi oferecido a ele.

Portanto, a procura ativa por clientes em potencial, aumenta as chances de que sua empresa turbine as vendas e se mantenha competitiva em seu mercado de atuação.

Um Mix de Ativos e Passivos

Ter uma estratégia de marketing que auxilie a sua empresa a mixar as vendas ativas e passivas de forma que aumente o volume total das vendas é fundamental.

O equilíbrio entre vendas ativas e passivas é o que toda empresa deve buscar, de modo que as duas principais formas de aquisição de clientes estejam sempre trabalhando em conjunto para aumentar a carteira de clientes da empresa.

A Busca Pelos Clientes Ideais

Muitas empresas se preocupam em mostrar aos clientes que na verdade o preço dos itens comercializados reflete a qualidade do que está sendo ofertado.

Essa preocupação não se fará tão pesada se o seu time de vendas estiver preparado para ir atrás do cliente ideal.

O cliente ideal nada mais é que o seu público-alvo, pessoas que possuem o perfil de compradores que sua empresa deseja e que possivelmente estão comprando na concorrência porque ainda não foram fisgadas pela sua equipe de vendas.

É por isso que apenas sofrer vendas é um lugar desconfortável e prejudicial para qualquer empresa, que para expandir seu negócio precisa começar a investir em encontrar e fidelizar o cliente ideal.

Buscar o cliente que a empresa tem como ideal requer treinamento contínuo, uma vez que a equipe de vendas precisa estar afiada e preparada para transmitir ao cliente não só a lista de produtos que a empresa tem para oferecer.

O vendedor ativo precisa despertar no consumidor o desejo por um produto que ele sequer sabia que precisava, esse é o grande gatilho para que sua empresa pare de apenas sofrer vendas e comece a provocar positivamente as pessoas e aumentar a lista de clientes.

Tendo em vista que o cliente ideal tem mais facilidade de comprar porque é uma pessoa que reconhece a qualidade do produto e por isso, não se apega tanto a preço e sim ao valor de cada item.

O Marketing Te Ajuda

Potencializar as indicações da sua empresa também é uma forma de aumentar as vendas e contribuir para que os clientes ideais encontrem a sua empresa no mundo digital e a partir disso façam uma visita ao seu ponto comercial.

Mesmo se tratando de uma estratégia para a venda passiva, essa estratégia precisa fazer parte do seu negócio para o equilíbrio das vendas ativas e passivas acontecer.

Ter clientes que indicam a sua empresa é parte fundamental da construção de uma marca forte, que gera fidelização e que é constantemente procurada por novos consumidores.

Mas para que isso aconteça, é fundamental investir em marketing e no treinamento da sua equipe de forma concomitante.

Dessa forma, todas as ações de marketing que trazem novos clientes para o seu negócio serão mais eficazes, tendo em vista que a sua equipe estará preparada para atender essas pessoas e gerar a fidelização pelo bom atendimento.

Marketing Digital e o Aumento das Vendas

Investir no marketing digital aumenta a visibilidade da sua marca! Potencializando as vendas para aquele público que é considerado o cliente ideal da sua empresa.

Ao lançar campanhas direcionadas para esse público, sua empresa estará abrindo um canal de comunicação direta com os clientes, que poderão se interessar mais facilmente pelos produtos que estão sendo trabalhados nas campanhas.

O marketing não só irá posicionar a sua marca na memória dos clientes, como contribuir para que eles queiram conhecer sua empresa e ter uma experiência com ela. 

Por isso, o investimento contínuo em marketing é fundamental para o aumento das vendas ativas e passivas, até porque, traçar o cliente ideal da sua empresa é uma tarefa de marketing! Contate-nos para saber mais.