Você sente que sua empresa recomeça do zero todos os dias?

Imagine uma orquestra sem seu maestro. Eles até podem tocar algumas músicas, mas em algum momento ficarão perdidos e não saberão ao certo o que fazer e então, tudo vira uma bagunça.  Agora imagine uma empresa sem uma gestão de marketing correta, é quase a mesma coisa.

Você tem a sensação de que tudo está uma bagunça e que sua empresa volta à estaca zero todos os dias, te deixando desanimado, sem saber mais o que fazer? É bem provável que esteja havendo alguma interrupção no meio do caminho, principalmente entre as equipes de vendas e o marketing.

Para que essa sensação não aconteça as vendas e o marketing precisam caminhar lado a lado nesse contexto digital, em que as vendas ocorrem tão rápido que nem sobra tempo para ocorrer um contato entre consumidores e vendedores.

A dica inicial é não se desesperar. Às vezes começar do zero fará com que seus resultados comecem a se tornar positivos e a partir de então as coisas só tendem a ir para frente!

Vamos lá. O que está errado na sua empresa? Seu planejamento de marketing não está dando certo? A sua empresa não é vista como uma marca solidificada no mercado? Falta alinhamento entre as equipes? Calma, sabia que para tudo tem uma solução. Tente pensar nos seguintes questionamentos:

Está deixando passar alguma oportunidade?

É fundamental que todas as oportunidades sejam avaliadas e identificadas. Por isso o marketing deve estar sempre atento às oportunidades que surgem. Além disso, é preciso estar sempre monitorando seus leads (possíveis clientes). Muitos deles não viram clientes se não houver uma ação seguinte da equipe de marketing. Acredite, essa dica vale ouro!

Suas estratégias de marketing estão sendo bem planejadas?

Se você sente que a sua empresa recomeça do zero todos os dias e o planejamento das estratégias de marketing parece ser ineficaz, revise todas as etapas, pois alguma pode estar com problemas.

Um planejamento incorreto faz com que todas as outras etapas de marketing acabam se concretizando de maneira errada e consequentemente, seu esforço também acaba sendo em vão. Como consequência da falta de planejamento, encontramos um grande problema nas vendas de uma empresa.

As vendas costumam ser imediatas, enquanto o marketing pensa em toda uma estratégia para chegar ao consumidor. Um quer retorno imediato e o outro pensa nos futuros leads. Por isso mesmo essas equipes precisam mais do que nunca de alinhamento.

Sua empresa está dando feedback aos clientes?

Um caminho desastroso é esquecer-se de responder os clientes e quando falamos isso não nos referimos apenas ao telefone, mas também ao site e mídias sociais da empresa.

Um cliente sem resposta pode vir a falar mal da sua empresa por não respondê-lo quando ele precisou de você. Portanto atente-se muito a isso e não deixe nenhum cliente sem resposta. É fundamental que sua empresa tenha um ótimo relacionamento, pois ele é capaz de gerar engajamento e fidelidade da marca.

Está na hora de mudar!

Se você já verificou o erro, está na hora de agir e começar do zero. Trace novamente as metas, defina todos os objetivos para partir para a ação. O alinhamento do marketing fará com que as vendas voltem a crescer e que todos os outros objetivos também comecem a ser atingidos.

Um bom marketing solidificar sua marca no mercado e isso é essencial para uma empresa obter sucesso nos dias de hoje que pedem interatividade, produtividade e uma forte identidade de marca para ser reconhecida.

O alinhamento dos setores é fundamental

Não importa se o setor é vendas, administrativo, marketing, gerência ou produção ou comunicação: toda a equipe de uma empresa deve estar alinhada às metas e objetivos. Experimente essa dica e veja a diferença!

Além disso, é necessário também ter muita clareza nas definições que foram tomadas e sempre contar com feedbacks para não se perder no meio do caminho. O marketing pode traçar estratégias como os leads que serão entregues ao time de vendas, as personas da empresa e a jornada de compra. Tudo isso é para facilitar a conversa com o setor de vendas, levando ambos para o caminho certo.

A dica bônus é: seja paciente! Todos nós enfrentamos problemas, principalmente quando se trata de trabalho.

Ah! Caso você precise de uma ajudinha, vem conhecer a gente: Estamos prontos para te ajudar!