Integração Entre Marketing e Vendas: A Receita do Sucesso

Você já pensou na importância da integração entre marketing e vendas para o sucesso do seu negócio?

Independente de qual seja a sua área de atuação, essa combinação é a receita do sucesso. Entenda o porquê.

A criação de estratégias eficazes de marketing contribui para o aumento das vendas no seu negócio, atraindo cada vez mais clientes.

Mas é igualmente importante trabalhar em conjunto as estratégias de venda que precisam visar a fidelização dos clientes que entram em sua loja.

Tendo em vista que, o marketing atrai o consumidor para então, o vendedor atuar com o objetivo de fechar negócio e realizar a fidelização do cliente com ações de pós-venda.

Percebe agora a importância de investir continuamente em marketing para ter mais lucro com seu negócio?

Integração Entre Marketing e Vendas: Como Estruturar o Trabalho?

A integração entre o setor de marketing e o de vendas da sua empresa precisa existir para que os processos sejam otimizados, estabelecendo a fidelização dos clientes e garantir que o público-alvo entenda a proposta de valor da sua marca.

Desta forma, fazendo com que as vendas ocorram de forma natural.

As estratégias precisam estar aliadas com o objetivo do negócio.

Mesmo que o atual objetivo seja vender mais, é preciso olhar para o cenário de forma mais ampla para garantir estratégias eficazes.

Se o principal objetivo é vender mais, a pergunta a ser feita é “o que preciso fazer para vender mais?”.

Essa resposta estará nas estratégias de marketing e nas estratégias adotadas internamente no seu negócio.

O treinamento contínuo dos vendedores, por exemplo, é fundamental para atingir esse resultado, estruturando um trabalho em conjunto para que, ao implementar as estratégias de marketing, sua equipe de vendas esteja pronta para atender a demanda dos clientes.

A Sua Empresa Entrega o Que Promete?

Ao estruturar uma ação de marketing para atrair pessoas ao momento da compra,, é preciso ter uma equipe interna capaz de converter esse público em clientes.

E quando falamos clientes não estamos pensando na pessoa que irá comprar uma vez e nunca mais voltará. Cliente é aquele que volta e te dá novas oportunidades de negócio.

Portanto, a sua empresa precisa estar extremamente focada em entregar aquilo que foi prometido na campanha de marketing, caso contrário, o investimento poderá se transformar em um verdadeiro problema.

E vale sempre lembrar que um cliente insatisfeito é um divulgador potencial das fraquezas de sua empresa.

Como Integrar Marketing e Vendas?

Agora que você já entendeu a importância da integração, deve estar se perguntando o que fazer para que os dois times falem a mesma língua e isso beneficie o crescimento da sua empresa.

Portanto, separamos algumas dicas que podem te ajudar a ter resultados rápidos e positivos, confira:

Propicie o Diálogo

A dificuldade de integrar o marketing ao setor de vendas pode ser maior quando o ambiente de trabalho não propicia a troca de ideias entre os colegas.

Um ambiente mais flexível, que permite que os colaboradores circulem entre os setores de modo que possam se conhecer, perceber dificuldades e trocarem experiências é fundamental.

Se possível, estabeleça algumas reuniões que podem ser semanais ou quinzenais, de forma que os times trabalhem em conjunto, aliados a um objetivo comum.

Trace Objetivos em Comum

Se os dois setores não possuem metas que precisam ser trabalhadas em conjunto, como eles irão se integrar?

Portanto, além de estipular reuniões entre as equipes, é preciso estruturar metas que devem ser trabalhadas pelos dois setores.

Cada um com sua expertise, propiciando um ambiente que contribua para o desenvolvimento da empresa.

Sistema de Gestão Comum

Todos os dados fornecidos para a equipe de marketing que podem influenciar nas vendas devem ser ofertados também a equipe de vendas e vice-versa.

Justamente por isso, é importante que os dois times tenham acesso ao mesmo sistema de gestão.

Dessa forma você garante que suas equipes entendam que ambas estão atuando em prol de um resultado que precisa ser conquistado para o crescimento da empresa.

Treinamento

Nunca deixe de ofertar treinamentos para sua equipe!

O treinamento contínuo e o incentivo da empresa para que o colaborador busque mais capacitação são fundamentais para o desenvolvimento da própria empresa.

No cenário da integração de equipes, é importante que o treinamento seja ofertado de forma abrangente para que as duas equipes possam ser treinadas em conjunto e cada profissional contribua com seus conhecimentos para o treinamento coletivo.

Meça Resultados

Por último, mas não menos importante, é preciso medir os resultados que essa integração está trazendo para a sua empresa.

Esta ação ajuda alinhar novos objetivos em comum e melhorar a atuação da equipe aos poucos, de modo a beneficiar sua empresa.

A última etapa é na verdade um recomeço, afinal, investir na integração entre marketing e vendas é um trabalho contínuo, feito em etapas e que propicia bons resultados a longo prazo.

Integração Entre Equipes que Não Trabalham no Mesmo Ambiente?

E se você está pensando que essa integração não é possível na sua empresa porque o seu marketing é terceirizado, saiba que reuniões periódicas entre as equipes é fundamental para que o trabalho seja bem executado.

E todos os passos anteriores são completamente possíveis, mesmo que o setor de marketing da sua empresa seja terceirizado por uma agência, por exemplo.

Se essa integração não ocorre, naturalmente o trabalho da equipe de marketing fica mais difícil de ser feito e menos efetivo.

Por isso, o ideal é garantir que sua empresa tenha total integração entre os setores, de modo que o principal beneficiado disso sejam os objetivos estratégicos do seu negócio.

Seja qual for seu objetivo, a integração entre marketing e vendas é fundamental para que tudo funcione de forma coerente e sua empresa consiga alcançar resultados positivos.