Por que alguns clientes acham os seus produtos caros, enquanto outros acham até barato demais?

Você tem uma empresa e não consegue entender por que um cliente acha que tal produto da sua loja é muito caro, enquanto outro acha barato?

Que um dos principais objetivos de muitas empresas é aumentar suas vendas, não podemos negar. Mas além de vender, é preciso vender produtos úteis, de qualidade e que façam a diferença para o consumidor.

Hoje nós vamos te ajudar a entender o porquê isso acontece e como melhorar essa situação. Ah, já te adiantamos que não é um bicho de sete cabeças, ok!? Vamos lá?!
 

Segmentação

 
O público de uma mesma empresa deve ser segmentado. Isso acontece, porque os consumidores podem querer produtos para diferentes finalidades.

Na segmentação vale separar os consumidores de acordo com os seus interesses.

Alguns grupos podem ser segmentados conforme suas características, necessidades, preferências, comportamentos, desejos e hábitos de consumo.

Em resumo, a segmentação vai orientar várias campanhas e estratégias de marketing e quais os melhores caminhos que a sua empresa precisa seguir.
 

Diferença entre valor x preço

 
Você sabia que existem diferenças entre o que é valor e o que é preço? Ao que parece, um é sinônimo do outro, mas não é bem assim!

O valor está relacionado a um conceito pessoal, que significa o quanto uma pessoa está disposta a gastar em um determinado produto. Nesse conceito, duas pessoas podem achar que um mesmo produto tem valores diferentes.

Por exemplo, se você gosta muito de livros, verá valor no produto e pode estar disposto a pagar um preço por ele.

Se a outra pessoa não gosta, ela não verá muito valor e dificilmente comprará. Deu para entender? O valor é uma questão de gosto, digamos assim.

Já o preço refere-se ao valor monetário. Se um produto custa R$ 150,00, dizemos que esse é o preço.

Diferente do valor, o preço não varia de pessoa para pessoa. Ele varia apenas de acordo com o mercado ou com o dono da empresa ou estabelecimento.

O marketing aproveita essa relação para criar poderosos gatilhos mentais que geram valor aos produtos ou serviços de uma determinada empresa.
 

Oferecer valor ao cliente

 
Se você escuta muito “está caro demais” dos seus clientes, meu amigo, algo está errado. E isso vale para os produtos de preço mais baixo e para os mais altos!

Vamos supor que seu produto tenha um preço elevado e isso te incomoda, pois você acha que perderá vendas para o seu concorrente. Por isso, você está pensando em diminuir o preço desse produto, mesmo que seu lucro caia lá embaixo.

Isso é uma grande armadilha que você mesmo está montando!

Vamos entrar novamente na lógica que iniciamos o post. Se o seu produto tem valor para o cliente, ele saberá que precisa dele em sua vida e não se importará tanto com o preço.

Um exemplo simples para ilustrar melhor: está disponível no mercado um celular de uma marca muito boa. Esse celular está recebendo vários elogios por seu ótimo design, desenvolvimento, câmera, software…enfim, é maravilhoso!

Por mais que ele esteja caro, você provavelmente consideraria a possibilidade de comprar um, afinal, ele atenderia a todas as suas necessidades e seria útil sempre que precisasse dele.

Deu para entender melhor? Quando os clientes entendem o real valor dos seus produtos, ou seja, quando eles percebem que não podem ficar sem esse produto e que ele fará muita diferença em suas vidas, você alcança o objetivo de criar valor no que você vende.
 

Estratégias do marketing de atração

 
Para te ajudar nessa jornada de criar valor para os produtos e empresa, você pode contar com a ajuda das estratégias do marketing de atração.

O marketing de atração utiliza estratégias que agregam conteúdos e anúncios criados para auxiliar o lead a percorrer toda a sua jornada de compras, desde a descoberta de algo de seu interesse até a compra.

Na jornada a empresa precisa chamar a atenção do possível cliente, alimentar esse cliente com conteúdos para que desperte o desejo dele conhecer qual a solução que você está oferecendo a ele. Por fim, você o cativa para a decisão de compra.  

No meio do caminho existem várias outras estratégias voltadas a te ajudar a obter os clientes e gerar valor para o seu produto.

Gostou das dicas? Comece a criar valor para o seu produto agora mesmo! Entre em contato conosco!

Preparamos um artigo que pode te ajudar:  PRECISANDO ATRAIR MAIS CLIENTES? USE O PODER DA INTERNET E FAÇA-OS VIR ATÉ VOCÊ!