5 ações essenciais para melhorar o relacionamento com o cliente

Hoje são muitas as ferramentas disponíveis que podem gerar sucesso à sua empresa por meio de um bom relacionamento com o cliente. Se você busca formas de aperfeiçoar essa prática, mas ainda não sabe como, aproveite para conhecer algumas ações essenciais que podem trazer o diferencial que seu negócio tanto precisa. Abaixo separamos cinco delas. Veja!

1. Customer Relationship Management (CRM)

A tão famosa sigla no marketing digital, CRM, é uma metodologia que coloca o consumidor no foco de atenção do negócio. Por meio da coleta e da análise de dados, essas informações são entrecruzadas por softwares de gestão que dão maior clareza sobre o perfil dos consumidores e como atraí-los e mantê-los por perto. Certamente um recurso e tanto para ser utilizado na era digital!

2. Marketing de relacionamento

Já que falamos em atração e fidelização (manter os clientes por perto, lembra?), é hora de deixarmos clara a importância do marketing de relacionamento. Seu objetivo não é só atrair e fidelizar clientes, mas trabalhar a marca a ponto de se tornar uma referência no mercado por meio das boas experiências vivenciadas pelos consumidores.

Inclusive, você mesmo deve ter alguma empresa de preferência que, percebendo ou não, acaba advogando a favor dela para pessoas do seu círculo de convívio. Saiba que esta marca provavelmente tem um marketing de relacionamento exemplar. Não subestime isso.

3. Customer success

O cliente está no centro das atenções a partir da transformação digital. Por isso, é natural que empresas realmente comprometidas se importem com o sucesso do consumidor.

Imagine uma startup de marketing digital que trabalhe com marketing de conteúdo. Ela vai querer saber se os clientes estão satisfeitos com o conteúdo que produz, no que ela poderia melhorar e o que pode fazer para oferecer um serviço cada vez melhor a eles. Inclusive, é comum que estas organizações contem com profissionais dedicados só ao sucesso do cliente, de forma a garantir a melhor experiência possível.

Lembre-se que você não precisa ter uma prestadora de serviços para fazer uso dessa ferramenta. Você pode muito bem verificar como anda a satisfação dos seus consumidores por meio do e-mail marketing, que abordaremos a seguir. Confira!

4. E-mail marketing

Antigamente, o recebimento de e-mails comerciais era algo extremamente inconveniente e indesejado pelos usuários. Hoje em dia, essa estratégia mudou completamente e, quando bem utilizada, se apresenta como uma das ferramentas mais potentes do marketing digital.

As melhores formas de fazer uso do e-mail marketing são:

  • contatar apenas pessoas que lhe deram o e-mail delas voluntariamente, por meio de uma landing page, por exemplo (spam jamais!);
  • transformar consumidores interessados no que você vende em clientes por de um funil de vendas bem trabalhado na troca de e-mails;
  • fidelizar os clientes por meio de follow-up, descontos, ofertas e conteúdos exclusivos;
  • checar a satisfação dos clientes, solicitar a opinião deles sobre o produto vendido ou serviço prestado a fim de melhorar cada vez mais.

Esses são apenas alguns aspectos básicos do e-mail marketing. Eles já demonstram sua força e também resvalam em outras ferramentas citadas anteriormente, como o marketing de relacionamento e o customer success.

5. Website

Uma boa forma de você unir todas as dicas apresentadas até agora é possuir um website. Por meio dele, você pode concentrar todas essas ferramentas em um só lugar, de maneira estratégica para seu negócio.

Além disso, sai mais em conta e faz mais sentido do que aplicar esses artifícios isoladamente. Um bom planejamento de marketing nunca deve ser fragmentado e inconsistente. Posicionando essas diferentes ferramentas em um mesmo site você pode obter grandes vantagens.

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