5 estratégias para aumentar a fidelização de clientes

Desenvolver ações para captar novos consumidores é importante, mas, por vezes, exige alto investimento e não traz o resultado esperado. O que fazer, então, para aumentar o faturamento do seu negócio? Uma boa dica é apostar na fidelização de clientes. A tática é mais barata, dá mais retorno e pode começar a ser realizada o mais rápido possível em sua empresa.

Se você quer colocar essa estratégia em prática, neste post vamos te mostrar 5 dicas para manter sua clientela fiel e realizar muitas vendas. Confira!

1. Conheça bem o público que você quer atingir

Você sabe quem são os seus clientes? Conhece os desejos, os problemas e os hábitos das pessoas para quem você quer vender? Não tente atingir todo mundo! Ter na ponta da língua a resposta para essas perguntas é o primeiro passo para montar uma boa estratégia de fidelização de clientes.

Conhecer profundamente o público-alvo da sua empresa permitirá definir a linguagem, as formas de abordagem e os canais de comunicação que o seu empreendimento utilizará para fazer os seus consumidores voltarem sempre.

2. Encante o cliente

O encantamento do cliente pode ser alcançado com pequenas ações e o atendimento desempenha papel crucial para atingir esse objetivo. Ter empatia, agilidade, ser pontual e procurar encontrar uma solução para o problema — mesmo que para isso tenha de extrapolar as ferramentas disponíveis naquele momento — são ações que costumam dar certo.

3. Reconheça os clientes fiéis

Clientes fiéis são responsáveis por boa parte do faturamento da sua empresa. Saber reconhecer o valor e reforçar o vínculo desses consumidores com a marca é dever do empreendedor que deseja ter sucesso.

Sendo assim, desenvolva programas de relacionamento com cupons de descontos e  programas de fidelidade para esse grupo. Por meio de e-mail marketing, anuncie ofertas especiais e antecipe os lançamentos.

4. Utilize o marketing digital para fidelização de clientes

O marketing digital deve ser utilizado para criar novas pontes de contato com clientes atuais e também com os em potencial. Hoje, a internet é o meio principal pelo qual as pessoas buscam informações, fazem reclamações, tiram dúvidas e trocam recomendações.

Estar presente nas redes sociais é fundamental para saber o que as pessoas têm a dizer sobre a sua marca e o seu serviço. Além disso, essas plataformas aproximam a sua empresa dos seus consumidores a um baixo custo.

5. Dê atenção ao pós-venda

Nem todas as empresas dão atenção ao pós-venda, mas acredite: saber a opinião do cliente e poder contribuir para melhorar a experiência da aquisição após ela ter sido concretizada é muito importante na fidelização de clientes.

O processo pode variar um pouco conforme o serviço prestado e as características do seu negócio. Mas, de maneira geral, o processo pode ser realizado por meio de uma simples ligação ao cliente. Procure entrar em contato entre cinco a sete dias após o fechamento da compra.

Pergunte, por exemplo, sobre o atendimento, o cumprimento dos prazos e se o problema do consumidor foi resolvido. Caso exista alguma pendência, essa será uma grande oportunidade para tornar um cliente insatisfeito em um consumidor satisfeito.

Como você pode ver, a fidelização de clientes é uma alternativa viável e não exige alto investimento. Os novos processos podem ser desenhados com os recursos que você tem à disposição a partir de pequenas ações que, juntas, farão a diferença.

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