Saber como aumentar o tráfego do site é certamente um grande passo para melhorar os resultados do seu negócio no ambiente digital. Muitas pessoas, por não compreenderem como isso realmente funciona, acabam perdendo tempo e dinheiro aplicando as estratégias erradas para atingir esse objetivo.

Se você quer ganhar visibilidade e autoridade na internet, continue lendo este post e aprenda de uma vez por todas como aumentar o tráfego do seu site.

Melhorar o SEO das páginas

Talvez você já tenha ouvido falar em Search Engine Optimization (SEO), que significa otimização para sites de busca. O SEO é um conjunto de técnicas usadas para que as páginas do seu site e blog sejam encontradas mais facilmente nos principais sites de busca, além de melhorar a posição delas no ranking, colocando-as nos primeiros resultados que aparecem de forma orgânica.

Há vários aspectos que definem por que um site deveria aparecer na primeira página do resultado de pesquisa. Os principais são:

  • utilizar as palavras-chave relacionadas aos seus negócios nas páginas e posts;
  • construção de links internos e externos nas páginas;
  • qualidade e originalidade do conteúdo produzido (nada de plágios!);
  • usos de alt-text nas imagens a fim de facilitar a identificação do conteúdo pelo Googlebot, robô de busca do Google;
  • tamanho do texto — abaixo de 300 caracteres é considerado como superficial ou de pouca relevância.

Reforçar estratégias de social

Hoje, são muitas as mídias que podem ser usadas para expandir o alcance e o engajamento daquilo que você produz online. Entender como cada rede social funciona e como se posicionar é essencial para você obter sucesso na divulgação do seu material. Abaixo, daremos alguns exemplos rápidos para que você tenha uma ideia de como isso funciona:

  • Facebook: funciona bem para posts de imagens e vídeos com textos explicativos;
  • Instagram: ideal para imagens com boa resolução e vídeos curtos acompanhados de pequenos textos — o uso de hashtags é recomendado;
  • Twitter: agora com um número maior de caracteres, é possível criar chamadas ainda mais atrativas e alavancar ainda mais suas postagens;
  • LinkedIn: ideal para o contato profissional, seja de empresa para empresa ou entre profissionais, textos longos são bem-aceitos.

Existem ainda outras mídias que podem ser usadas estrategicamente. Tudo depende de você saber e entender onde está o seu público e começar a investir.

Investir na produção de conteúdo

Um dos grandes heróis dos negócios online é certamente o Marketing de Conteúdo. Por meio de blog posts que trazem informações relevantes à vida do usuário é possível transformá-lo pouco a pouco em um cliente. Esse processo, conhecido como funil de vendas, tem sido usado amplamente nas estratégias de marketing digital de empresas dos mais variados portes e segmentos no mundo todo.

Um blog post não precisa necessariamente falar sobre seu produto. Na verdade, ele precisa, acima de tudo, servir o usuário para atraí-lo e mantê-lo por perto. Tanto que esse novo entendimento de fazer negócios faz parte de uma abordagem mais ampla chamada Inbound Marketing.

Pesquisar palavras-chave

Sem conhecer quais palavras-chave estão sendo usadas nos motores de busca para falar da área em que você atua ou do produto ou serviço que vende, fica impossível aplicar com eficiência as técnicas de SEO e estratégias de Marketing de Conteúdo.

Esse conhecimento permitirá que você construa os artifícios para conquistar os consumidores que estão no ambiente virtual. Você pode conseguir isso por meio do Quora, motor de busca dedicado a perguntas e respostas mais feitas pelos usuários, além de outros mecanismos como o Google Analytics, por exemplo. 

Se você gostou de saber o que é preciso para aumentar o tráfego do site, entre em contato conosco agora mesmo. Podemos ajudar você a alcançar o sucesso que busca no meio online.