Fato: A internet é um ambiente e não uma mídia. Este conceito serve para entendermos que um site é um ponto de venda, um escritório, uma sede da empresa e não apenas uma peça publicitária. Para muitas empresas seu site é uma filial, para outras, a sua matriz.

Claro que, apenas ter um site não nos garante a conquista de nossos objetivos. Para isso, o primeiro passo, é fazer um diagnóstico de como a empresa funciona, buscando o entendimento de como as transações comerciais acontecem; qual o perfil do público-alvo; quais os diferenciais competitivos que atraem este público e como será o equilíbrio entre expectativa de resultados e o investimento em esforços para alcançá-los.

A este conjunto de estratégias, damos o nome de Marketing Digital, que vem ganhando força pelo seu poder de construir resultados, segmentando o alcance das campanhas e prospectando clientes, através de estratégias de compartilhamento de conteúdo e interação em Redes Sociais.

Uma pesquisa da TG.Net de junho de 2012 revela que 74% dos brasileiros haviam entrado na internet nos seis meses anteriores, para obter informações sobre produtos antes de comprá-los. Além disso, 68% concordam total ou parcialmente com a afirmação de que “A internet me ajuda mais que a televisão para decidir que produto comprar”. Cerca de 7 em cada 10 internautas brasileiros (69%) também afirmam que encontram informações sobre produtos na internet que não conseguem achar em nenhum outro lugar. (fonte: http://brasillink.usmediaconsulting.com)

Ter um site profissional, portanto, é criar uma central para suas campanhas online. Tudo deve passar por ele, seus registros, informações, participações em eventos, promoções, destaques… Pois, um comportamento que já se tornou habitual entre os internautas e consumidores brasileiros, é o de pesquisar no site das empresas, sobre quaisquer informações relativas a elas, ou seja, no caso de uma promoção, se ela não estiver descrita no site da empresa, as pessoas poderão pensar que ela nem existe, que se trate apenas de um boato.

Outro forte argumento a considerar é que, caso o empreendedor não goste, “pessoalmente”, de navegar na internet, ele pode estar ignorando a possibilidade de seus clientes gostarem e de seus concorrentes amarem, ainda mais, devido a esta sua opção.

A internet é uma plataforma que vai além de uma simples mídia. Pensar assim é importante para entendermos que um site profissional é um local de comércio, uma sede digital da empresa e não apenas uma peça publicitária. Para muitas empresas, sua página é uma filial, para outras, a matriz.

Atualmente o site é parte fundamental de um negócio. O ambiente online é cada vez mais acessado pelo consumidor, e estar presente com força na web é imprescindível para se manter com autoridade diante dos outros concorrentes do mesmo segmento de mercado.

O post a seguir trará mais informações acerca da importância de uma página na web profissional. Continue a leitura e confira!

A relação entre site profissional e marketing digital

Claro que apenas ter um site não garante a uma empresa a conquista de seus objetivos. Para isso, o primeiro passo é fazer um diagnóstico de como os negócios funcionam, buscando uma série de entendimentos acerca de questões gerais.

Como as transações comerciais acontecem, qual o perfil do público-alvo, quais os diferenciais competitivos que o atraem, como será o equilíbrio entre a expectativa de resultados e o investimento em esforços para alcançá-los. Todas essas informações são importantes ao pensar no website.

Qualquer ação de marketing digital leva em consideração esse conjunto de fatores. O segmento vem ganhando força pelo seu poder de construir resultados, segmentando o alcance das campanhas e prospectando clientes, por meio de estratégias de compartilhamento de conteúdo e interação em redes sociais.

É mediante essas plataformas que ocorre o redirecionamento para os sites, em que o consumidor em potencial poderá realizar uma compra, contratar um serviço ou somente consumir um conteúdo oferecido pela empresa.

Um site profissional em funcionamento possibilita ter uma plataforma única para todas as ações institucionais online. Tudo está ali: registros, informações gerais, promoções e qualquer tipo de conteúdo que mereça destaque.

A importância de ser encontrado na web

Um comportamento que já se tornou habitual entre os internautas e consumidores brasileiros é o de pesquisar no site das empresas sobre quaisquer informações relativas a elas, ou seja, no caso de uma promoção, se ela não estiver descrita no site institucional, as pessoas poderão pensar que ela nem existe ou que se trata apenas de um boato.

Além disso, há também as pesquisas por marcas de determinado segmento. Por exemplo, se sua empresa é de autopeças, e o usuário faz uma busca relacionada no Google, ela tem boas chances de aparecer entre os resultados.

Para isso, também é importante que haja o trabalho dentro de estratégias de SEO, para que o site seja posicionado no topo ou da forma mais relevante possível nos resultados de busca na web. Convenhamos que quase ninguém vai à segunda página de resultados!

A vantagem de vender 24 horas por dia

O e-commerce não dorme! Uma loja online não para, funcionando como um ponto fixo onde os consumidores podem visitar e efetuar compras a qualquer momento do dia. Isso facilita muito a visibilidade de sua empresa, tendo em vista que cada vez mais o brasileiro realiza compras pela internet.

Em 2016 esse número foi estrondoso: as lojas online faturaram R$ 44 bilhões. Esse fenômeno dá-se por uma série de fatores e, entre os principais, é possível citar a comodidade, as possibilidades de trocas garantidas por lei, as rotinas corridas que impedem a ida às lojas, entre outros. O ambiente online é altamente atrativo!

Sendo assim, é possível afirmar que não ter uma loja online é deixar de obter lucro e atender o consumidor em outro ambiente além dos pontos físicos. Inclusive algumas lojas mantêm apenas seu e-commerce, atuando com bastante relevância e boas margens de faturamento.

A credibilidade é garantida com um bom site

Como o ambiente online ganha cada vez mais relevância para os consumidores, é importante, também, que essas plataformas tenham qualidade. Um bom site institucional traz grande credibilidade para a empresa, transmitindo uma imagem moderna, séria e profissional. Para isso, é importante atentar-se em alguns fatores.

Um serviço de atendimento eficiente, conteúdos relevantes, um design sofisticado e responsivo, além de alguns outros detalhes, são muito importantes para que o site profissional de uma empresa seja visto da melhor maneira possível. Quanto mais informações e recursos a página disponibilizar, maior será sua credibilidade.

Tratando-se de e-commerces, é importante que a experiência de compra seja eficiente, de modo que o consumidor tenha tudo que precisar durante todo o processo. Isso também traz grandes benefícios no que diz respeito à relevância e confiança que o público terá em relação ao seu site com o passar do tempo.

A marca ganha autoridade em seu segmento

Sabe quando você entra em um site e o impacto positivo é imediato? É o funcionamento do ditado “a primeira impressão é a que fica” no cotidiano! Um site chamativo e profissional agrega muito à imagem da marca, fazendo com que ela largue na frente das outras concorrentes do seu segmento.

Isso dá início a um processo de consolidação, que vai amadurecendo em longo prazo. Com o passar do tempo, a empresa ganha autoridade dentro de sua área, ou seja, toda vez que o consumidor pensar em algum produto ou serviço do segmento, sua marca será a primeira a ser lembrada.

O site profissional tem um importante papel dentro desse processo, além de proporcionar cada vez mais vendas e também ser plataforma de conteúdo relevante e que gera engajamento, ou seja, aproxima empresa e público-alvo.

O tráfego também é relevante

Conteúdo também é um fator muito relevante para que uma página institucional seja relevante para o consumidor geral. Fazer uma boa ponte entre as redes sociais e o site da empresa é muito importante para aumentar o tráfego para a página.

Os blogs também têm grande importância nesse processo. Eles oferecem conteúdo interessante, e em “troca” a empresa consegue ter mais acessos à sua página, aumentando as possibilidades de leads.

Curtiu este post? Aproveitando o assunto, que tal conhecer um pouco mais sobre marketing de internet? Acesso outro artigo do nosso blog! O tema também é relevante e super atual!

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