17/03

5 motivos que fazem você perder vendas

Uma das maiores preocupações em toda empresa é perder vendas. E não é por menos, pois impacta no financeiro e também no sucesso e reputação do negócio.

E hoje em dia, com os consumidores cada vez mais exigentes, é necessário estar preparado para conseguir se destacar, atender as necessidades deles e deixá-los satisfeitos.

Mas há também o mercado cada vez mais concorrido e a inclusão de novas tecnologias. São muitas coisas a se pensar.

Mas, para te ajudar a identificar o que pode estar travando os resultados no seu negócio, nós listamos aqui 5 motivos que fazem você perder vendas e como fazer para virar o jogo.
 

1 – Equipe despreparada

 
Uma das principais razões que levam seu negócio a perder vendas é contar com uma equipe despreparada.

O seus vendedores e demais profissionais precisam estar treinados para saberem como agir em distintas situações.

E quando falamos “demais profissionais” estamos nos referindo a equipe de pós-venda, de suporte, etc., pois quando um cliente é bem tratado ou recebe o auxílio que precisa, ele volta a fazer negócios com você e ainda ajuda trazendo mais clientes.

Outro ponto importante aqui é possuir metas de vendas bem definidas.

E nesse artigo aqui nós abordamos melhor sobre isso.
 

2 – Falta de conhecimento em relação ao produto ou serviço

 
Quando não se conhece todos os benefícios dos produtos ou serviços que são oferecidos pela empresa, a consequência é perder vendas.

E o mais intrigante aqui é que são não poucas as empresas que operam assim.

Quer ver um exemplo?

Digamos que seu cliente queira adquirir um serviço oferecido pela sua empresa, mas os vendedores não sabem responder a um questionamento dele, isso, então, pode acabar gerando uma decisão negativa por parte do cliente.

Por isso, é importante realizar treinamentos e ajudar sua equipe a entender como o produto/serviço funciona.
 

3 – Falta de conexão com o cliente ou potencial cliente

 
Hoje em dia os clientes buscam um maior envolvimento com as empresas: eles curtem a página delas no Facebook, seguem no Instagram, buscam informações no site oficial, etc.

E, querendo ou não, a tecnologia influencia na decisão de compra e ajuda também na criação do relacionamento com o cliente.

O cliente busca segurança, praticidade e conforto, por isso, investir em soluções que ajudem a conferir isso para ele contribuirá para aumentar as vendas no seu negócio. 
 

4 – O cliente não perceber o valor

 
Um dos maiores problemas para o fechamento de vendas atualmente é o cliente não perceber um valor na sua oferta. Se isso acontecer, não tem jeito, a venda não ocorrerá.

Mas o que fazer para que o cliente perceba esse valor?

O primeiro e mais essencial passo é estudar sobre o cliente: suas necessidades, suas preferências, seus interesses, as empresas que ele segue, entre outros.

Em seguida, você precisa estudar sobre a relação do seu produto com o cliente.

Mas quando falamos em estudar sobre seu cliente, nos referimos a você descobrir qual o público ideal para o seu produto e trabalhar com ações voltadas para esse público.

Em suma, é entender as necessidades reais do seu prospect e, assim, contar para ele como o seu produto ou serviço pode ajudar com isso.
 

5 – O modo como sua empresa se apresenta no mercado

 
A maneira como o seu negócio sem apresenta (estilo de linguagem, os canais que usa, a transparência, estilos das campanhas, etc.) deixa uma impressão no cliente ou potencial cliente, podendo ser positiva ou negativa.

Por isso essa é uma etapa bastante delicada, e que pode ser crucial para o sucesso da sua empresa e as vendas em si.

Você precisa entender que o mercado está diferente e, por isso, é importante conhecer as novas necessidades dos consumidores. 

O foco hoje não é mais no seu produto, mas nas necessidades do cliente. Apenas assim você conseguirá resultados com os diferentes tipos de abordagens, canais e ferramentas que usar.

Nisso, é ainda importante ter uma estratégia de marketing muito bem definida a fim de atrair novos clientes e fechar vendas ou mesmo fidelizar os antigos.
 

Potencialize seus resultados

 
Para conseguir aumentar as vendas da sua empresa é necessário um processo e não apenas uma ou outra estratégia, ferramenta ou método avulso. Assim, você irá garantir resultados sólidos e com constância.

E se você entende bem isso, saiba que pode contar com a expertise da Six Interfaces para potencializar seus resultados.