Metas de Vendas
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Será que a sua empresa possui metas de vendas bem definidas?

Já notou como há empresas que simplesmente “sobrevivem” por anos e nunca saem daquilo? Sabia que você pode correr o risco de cair nessa mesma armadilha se não começar a estabelecer metas desde já?

Não estabelecer metas de vendas bem definidas para sua empresa é como viver à deriva, você não sabe para onde vai e muito menos aonde quer chegar. Logo, não chegará a nenhum lugar.

Mas o que são metas?

As metas são ferramentas essenciais para empresas dos mais variados setores. Elas servem para ajudar o empresário a alcançar sucesso com seu negócio.

No entanto, especialmente para aqueles que ainda não trabalham orientados a metas, há uma confusão sobre a diferença entre metas e objetivos.

Por isso, antes de entrarmos no assunto sobre definição de metas, vamos esclarecer esse equívoco.

 

Diferença entre metas e objetivos

A primeira coisa a se entender é que objetivos e metas são duas coisas totalmente diferentes, mas estreitamente interligadas.

Complicou? Calma que você já vai entender melhor isso.

Enquanto um objetivo, em termos simples, trata-se da descrição do que se deseja alcançar, uma meta trata-se de uma tarefa a ser feita com prazo e quantidade, ou seja, nela você determina quanto e quando algo será feito.

Podemos concluir, com isso, que uma meta é algo mais específico e centralizado.

Em outras palavras, com metas você tem foco. Nisso, evita que tanto você quanto sua equipe fiquem perambulando por aí, perdendo tempo, dinheiro e muitas oportunidades.

Com a definição de metas você sabe onde está tentando chegar e consegue voltar seus esforços para encontrar a melhor rota até esse destino.

Qualquer pessoa pode fazer uso desse recurso. E para as empresas, é algo poderoso para o aumento da lucratividade.

 

Como elaborar metas de vendas bem definidas para sua empresa?

Ao estabelecer metas de vendas você consegue direcionar de forma mais eficiente as ações da sua empresa, bem como, consegue manter sua equipe engajada e focada.

A seguir nós reunimos algumas dicas essenciais para você conseguir elaborar metas de vendas bem definidas.

 

Saiba onde você está

Para conseguir chegar a algum lugar, primeiro você precisa saber onde está.

Os negócios andam bem e você quer aumentar os resultados? Ou sua empresa está com dificuldades para fechar vendas e você quer saber o que está dando errado e conseguir resultados positivos?

O primeiro passo é fazer um mapeamento da atual situação do seu negócio, incluindo as pessoas que estão envolvidas com ele, tais como funcionários, colaboradores, parceiros, etc. Também liste seus produtos e serviços, ferramentas utilizadas, entre outros.

É como montar um quebra-cabeças, você fica perdido no começo, mas conforme vai encaixando as peças começa a ver as coisas com mais clareza. É um processo demorado, mas realmente eficaz.

 

Por que isso não está funcionando?

Antes de sair mudando uma meta ou criando outra, por exemplo, é importante entender o motivo de algo não ter dado os resultados desejados.

Entretanto, é importante alertar que fazer a identificação do problema não será uma tarefa simples. Por isso, a realização do mapeamento.

 

Analise o seu mercado de atuação

A fim de construir metas de vendas bem definidas, sua empresa precisa conhecer o mercado onde atua.

É necessário uma análise completa, pois assim você conseguirá conhecer seu mercado e até mesmo entender o que está acontecendo para sua empresa não obter os resultados que precisa.

Elementos como oferta e demanda, concorrentes e como seus potenciais clientes se comportam precisam ser analisados.

 

A importância de analisar os indicadores de vendas

Número de leads gerados, taxa de conversão, ticket médio, leads qualificados, entre outros. Esses são apenas alguns dos indicadores que ajudam na hora de elaborar metas, já que é importante que elas tenham como base análises e números concretos.

Nesse aspecto, além de levar em conta esses indicadores, é também importante que você saiba até que ponto está disposto a investir para conseguir determinados resultados.

 

Metas claras e humanizadas

Não adianta de nada estabelecer metas de vendas bem definidas com grande aspiração se a sua empresa não possui capacidade financeira nem capacitações necessárias para tal. Por isso, é importante que você seja realista.

As metas precisam estar dentro da realidade da sua empresa e também da sua equipe.

Assim como é importante pensar no bem estar do seus colaboradores.

Um funcionário rende muito mais se estiver, além de motivado, com as baterias recarregadas.

Por isso que, outro ponto importante aqui é trabalhar com incentivos, pois assim a sua equipe estará alinhada tanto com suas metas quanto com seus objetivos.

Vender trata-se de fazer o melhor uso tanto de estratégias quanto de ferramentas que ajudem a chegar ao seu destino. E as metas são um dos recursos mais importantes para se conseguir sucesso em qualquer negócio.

Por isso é importante entender como elas funcionam e como elaborá-las de forma eficientes. E, se precisar de ajuda, saiba que a equipe Six Interfaces estará sempre aqui para te auxiliar. Entre em contato conosco.

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