Quando o assunto é criar um site para divulgar produtos e serviços da empresa, toda atenção é fundamental. Afinal, essa plataforma é uma ferramenta essencial para a reputação de uma marca no ambiente digital.

Nesse contexto, algumas dúvidas podem surgir. Entender o que é hospedagem de sites ou hospedagem Web, faz toda a diferença no desempenho do website da sua empresa.

Continue a leitura e saiba o que é hospedagem de um site, os recursos e economia que isso pode trazer, além dos critérios a serem considerados ao escolher o melhor servidor de hospedagem. Acompanhe!

O que é hospedagem de site?

Para um site existir e funcionar devidamente na internet, é necessário muito mais que um domínio (o endereço virtual da sua página). O que faz a sua plataforma estar disponível e acessível a todos são os textos, fotos, documentos e códigos que o compõem. Para garantir esse processo, é necessário que o site esteja hospedado em um servidor.

O servidor é um grande computador, mais veloz e com maior capacidade de armazenamento que uma máquina normal. Ele é capaz de guardar todos esses arquivos e mantê-los funcionando devidamente. Geralmente estes servidores estão alocados em um Data Center (local destinado para armazenar diversos servidores e equipamentos utilizados para o processamento e armazenamento de dados).

Quais recursos a hospedagem de site oferece?

Os recursos que os servidores de hospedagem oferecem variam, já que as faixas de preço e os tipos de armazenamento não são iguais. Todavia, podemos dizer que os principais recursos que a hospedagem de um site oferece são:

  • armazenamento: capacidade do servidor em comportar arquivos e códigos do site;
  • transferência: quando o visitante acessa o site, diversos arquivos são baixados para o computador, esses dados são contados mensalmente;
  • painel de controle: facilita o manejo do site por conta própria, além de oferecer diversas ferramentas e algumas estatísticas relativas à visitação e transferência;
  • contas de e-mail: possibilita que você tenha contas de e-mail no nome do seu site para personalizar a sua forma de contato;
  • domínios: é comum precisar mais de um domínio na divulgação do seu trabalho — os servidores podem disponibilizar mais de um.

Existe ainda uma dica extra sobre esse assunto que é a otimização de site. Ou seja, quanto mais leve, navegável e ajustado para os motores de busca sua página estiver, menos dados consumirá do servidor e mais espaço para trabalhar você terá.

Qual hospedagem sai mais em conta?

Existem, basicamente, dois meios principais de hospedagem: a compartilhada e a dedicada. Confira um pouco mais sobre as duas:

A hospedagem compartilhada

Nesta hospedagem, os recursos do servidor são divididos para vários usuários diferentes, fazendo com que todos os mecanismos nem sempre estejam disponíveis. Esse modelo conta com um custo muito menor, o que acaba valendo a pena para quem não precisa de grandes ferramentas de gestão.

A hospedagem dedicada

Esse modelo é oferecido exclusividade a quem hospeda. Apesar de exigir conhecimentos técnicos, permite o acesso às mais variadas ferramentas e uma segurança muito maior no meio virtual, sobretudo para quem trabalha com e-commerce. É indicado para sites que recebem uma quantidade muito alta de acessos simultâneos.

O que considerar ao escolher um serviço de hospedagem?

É muito importante conhecer o perfil e objetivo do seu site no momento da escolha do servidor. Digamos que você planeja manter um site profissional, com milhares de acessos mensais e bastante produção de conteúdo. Dependendo da receita que sua página gerar, talvez a hospedagem dedicada seja a mais ideal.

Além disso, é importante levar em consideração outros critérios:

  • capacidade do servidor que escolher evitar problemas de instabilidade no seu site;
  • volume de arquivos que você subirá mensalmente e o recurso de transferência disponibilizado na hospedagem;
  • painel de controle fácil de usar e útil para o manejo do seu site;
  • suporte técnico do servidor;
  • a opção de contratar apenas o serviço de e-mails em vez de contratar todo o pacote.

A hospedagem de site garante que a plataforma da sua empresa esteja estável e disponível para visita a qualquer momento, evitando imprevistos. A proteção de dados também é uma certeza, já que você terá exclusividade das informações armazenadas no servidor.

Gostou do artigo? Aproveite e entre em contato conosco para solicitar o registro de domínio e hospedagem para o seu website. Não perca essa chance de garantir a autoridade da sua empresa no ambiente digital!

Quem já comentou sobre isso: