Como-fazer-seus-clientes-mais-satisfeitos-ajudarem-você-a-conquistar-outros
Compartilhe

Nada melhor do que o próprio cliente fazer propaganda da sua marca. Como diz Philip Kotler, o pai do marketing moderno, “se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”

E é exatamente isso, que fará com que os seus clientes mais satisfeitos ajudem você a conquistar outros. Se você cativa seu cliente, as chances dele te indicar a familiares, amigos e conhecidos é muito grande, pode acreditar na gente!

Mas como fazer isso? Como fazer com que meu cliente faça a propaganda da minha marca?

Cliente satisfeito compra de volta e ainda te indica

Um cliente satisfeito com sua empresa e seu produto, provavelmente voltará para comprar mais ou te indicará para alguém. Para que ele tenha ficado satisfeito, algo de bom deve ter acontecido em sua experiência.

Primeiramente, conheça o seu cliente, entenda suas dores, seus desejos e saiba bem quem ele é. Depois, defina como irá agir.

Posteriormente, invista num bom atendimento, uma boa abordagem, uma jornada de compra bem planejada, mostre que ele é importante para a sua empresa.

Além disso, existem várias outras estratégias de marketing que podem ser colocadas em prática para fidelizar o cliente e fazer ele indicar você aos outros. (linkar com o site)

Tenha presença online

Já virou regra estar presente no ambiente online para que as pessoas te conheçam e conheçam seus trabalhos, produtos e a empresa como um todo.

A internet é um baita espaço para aplicar estratégias para conquistar novos clientes com a ajuda dos clientes que você já tem e que estão satisfeitos com a sua marca. Agora vamos começar a pensar em como conquistar os novos clientes. Olha só:

Crie programas de indicação e fidelização

Se você já tem algum ou alguns clientes que adoram a sua empresa, aproveite a oportunidade para criar programas de indicação e fidelização para eles.

Nos programas de indicação primeiro você deve deixar o cliente satisfeito com a compra. Depois, elabore algum cupom de desconto ou algum outro tipo de recompensa em sua próxima compra caso ele indique você para os amigos.

Esse tipo de indicação boca a boca acaba saindo mais barato do que gastar muito com uma estratégia bem elaborada. Atente-se também ao melhor tipo que você escolherá, pois nem todos os exemplos são válidos para todas as empresas.

Clientes adoram receber descontos, brindes, materiais úteis que o ajudem no dia a dia ou qualquer outra coisa que convém a empresa, pois sentem que fazem parte do processo!

Outro programa que sua empresa pode investir é o programa de fidelização. Ele consiste em oferecer diversas recompensas se o cliente fidelizar seu “nome” com a sua empresa.

Vamos ilustrar melhor com um exemplo: se o cliente tem algum cartão ou cadastro fidelidade, ele poderá ganhar descontos nos produtos, concorrer a prêmios, viagens ou até mesmo fazer parte de um clube.

Tudo varia do tamanho e estrutura da sua empresa, mas essa é a essência dos programas. O programa de indicação é bem válido se você está querendo atrair novos clientes com a ajuda das pessoas que já compram com você.

Prova social

Você já teve algum comentário seu em alguma publicação de empresas compartilhado e comentado? Se sim, aposto que se sentiu importante para ela.

Com a prova social você só tem a ganhar, pois obtém dois resultados: o primeiro, deixa o cliente que comentou positivamente sobre a sua empresa feliz por estar fazendo parte dessa jornada de alguma forma.

O segundo porque esse depoimento mostrará aos possíveis clientes o que pessoas de fora da empresa pensam sobre ela e trará maior segurança em querer comprar algo dela.

Não deixe as críticas de lado

Sempre ofereça canais de reclamações ou esteja disponível para atender a qualquer comentário negativo sobre a sua empresa. Nunca ignore esses clientes, pois eles em algo a te falar que pode fazer você melhorar uma próxima vez.

Se o cliente obtiver uma resposta que atenda a sua reclamação, as chances dele fazer propaganda negativas de você diminuem, porque você se importou com ele, entende?

Por isso sempre esteja aberto às críticas e satisfações de todos! Assim, você só tende a ganhar!

Curioso saber sobre como conquistar novos clientes com a ajuda dos que já são seus clientes, não é mesmo? Entre em contato conosco! Estamos preparados para te auxiliar no que for preciso.

Quem já comentou sobre isso:
Compartilhe