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Vários empresários têm pavor de e-mails. Numa época de tanta tecnologia, o e-mail corporativo parece ser o meio de se comunicar com os clientes mais ultrapassado que existe.

Mas você sabia que essas pessoas estão enganadas? Sim! O e-mail é uma das melhores ferramentas para sua empresa conversar com seus clientes e criar uma ótima lista de contatos. Portanto, se você não gosta do “correio” digital, vai ter que passar a gostar!

Vamos descobrir um pouco mais sobre ele e como ele pode te ajudar? Olha só:

Benefícios do e-mail

O e-mail é utilizado como uma das estratégias do marketing digital, mais precisamente do marketing de conteúdo, para criar uma lista de contatos de clientes ou de leads. 

Leads são potenciais clientes que em algum momento forneceram seus e-mails para que a sua empresa entrasse em contato com eles. Esses possíveis clientes deixam seu e-mail em algum material ou formulário criado pela sua empresa e assim entram para a sua lista de contatos.

A ferramenta de e-mails permite que você construa um ótimo canal de relacionamento com os clientes, além de ter total controle sobre essa lista. Para se ter uma ideia, 77,2% das empresas utilizam o e-mail como estratégia de marketing, de acordo com pesquisas da E-mail Marketing Trends.

Acredite, essa lista de contatos vale mais do que a lista das suas redes sociais. Isso acontece porque você não tem o real controle dos seus contatos nessas mídias.

Quando você publicar algum conteúdo no Facebook, ele mesmo escolhe para quem vai mostrar esse conteúdo de acordo com vários fatores internos da rede social. A mesma coisa acontece com as outras redes existentes.

Outra dica que é fundamental: segmente seu público e defina sua persona antes de disparar os e-mails. Realizando esses dois passos ficará muito mais fácil de trabalhar com o seu público.

Então devo deixar as redes sociais de lado?

NÃO! Pelo contrário, é muito importante que você esteja presente nelas também. Muitos clientes e leads vão te conhecer através das redes sociais. Por isso, invista no conteúdo também nas redes sociais.

Aproveite para patrocinar anúncios que levem o cliente a preencher algum formulário com o e-mail dele. Essa é uma ótima forma de ganhar leads.

Mas atente-se: planeje um conteúdo bacana e de relevância, caso contrário, sua estratégia será ineficaz, pois o lead pode nem converter para cliente. Por isso, encante e use a criatividade!

O que posso divulgar através do e-mail marketing?

A possibilidade de materiais a serem divulgados por e-mail é imensa, confira:

  • E-books: se você oferecer conteúdo de valor para o seu cliente, receberá ótimos resultados! Por isso invista em conteúdos e-books cheios de informação;
  • Promoções: deixe os clientes a par das suas promoções e ofertas;
  • Newsletters: divulgue notícias da sua empresa;
  • E-commerce: demonstre as novidades que você tem em sua loja;
  • E-mails transacionais: entram nessa categoria e-mails de confirmação de compra, troca de senha, boas-vindas, entre outros.

Conteúdos para criar e-mail não faltam! Seja criativo e utilize as estratégias certas para obter sucesso.

Vantagens do e-mail marketing

Você já deve ter percebido que o e-mail marketing é prático, rápido e seguro para conversar e vender para os seus clientes, não é mesmo? Mas fique sabendo que ele tem mais vantagens ainda, olha só:

  • é rápido e comparado a um telefonema;
  • disponibiliza métricas de abertura, clique e erros;
  • não interrompe o usuário nem o importuna;
  • tem um baixo custo para realização;
  • é passivo de segmentação e personalização;
  • melhora a credibilidade da sua marca;
  • tem maior segurança quando nos referimos a dados pessoais;

E então, entendeu o porquê é tão importante ter um e-mail marketing? Leia também.

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