Conheça 5 tipos de site e escolha o ideal para a sua empresa

A relevância crescente da internet obrigou as empresas a adotarem novas estratégias na busca da consolidação no mercado. O marketing digital se tornou um investimento cada vez mais necessário. Dentro desse âmbito, conhecer os principais tipos de site é primordial para otimizar os recursos lançados.

Um empreendedor consciente do que o mundo virtual oferece e do que a corporação precisa larga na frente da concorrência. Por isso, neste texto, elaboramos uma lista com as categorias de site mais destacadas. Assim, você será capaz de identificar qual deles se encaixa melhor na sua organização. Boa leitura!

1. Site institucional

Empresas que construíram um público cativo que conhece a fundo os produtos e serviços oferecidos são as que mais aproveitam os benefícios dos sites institucionais. Esse tipo de endereço eletrônico serve como uma espécie de cartão de visitas virtual.

Por outro lado, resulta em baixa efetividade para quem não está familiarizado com o negócio. Normalmente, um site institucional é limitado sob a ótica do marketing digital. Portanto, metodologias atualizadas costumam ser aplicadas com a intenção de potencializar esse estilo de provedor.

Usar blogs inseridos dentro do site institucional é a medida que assegura mais retornos. O visitante tem acesso a conteúdos relevantes, mas em nenhum momento lê diretamente algo relacionado ao produto da empresa. De modo geral, assim funciona o marketing de conteúdo, uma estratégia valiosa nos dias atuais.

2. E-commerce

Vender produtos e serviços on-line é o motivo da existência de sites de e-commerce. Não importa a mercadoria oferecida — caso o seu objetivo seja comercializar produtos por meio da internet, vale a pena pensar nessa categoria.

É importante, porém, compreender as principais exigências de um e-commerce. O endereço precisa ser responsivo, com bom funcionamento, atualizações constantes e informações bem dispostas. Afinal de contas, é como se fosse uma loja normal, só que apresentada digitalmente.

A redução de custos do vendedor e do comprador, o atendimento automatizado, a praticidade e a comodidade no ato da conclusão do negócio são fatores que tornam os sites de e-commerce ótimos investimentos.

3. Portfólio

Disponibilizar trabalhos e informações como exposições de artistas é o grande chamariz de um site em formato de portfólio. Evidentemente, o mais importante está ligado aos elementos visuais, e se faz necessário dar a devida relevância a esse aspecto para ter sucesso. o ajuste da

Fotógrafos, modelos e designers, por exemplo, são profissionais que tendem a conquistar bons resultados ao apostar em um portfólio organizado. Criar uma plataforma para compartilhar os trabalhos realizados gera autoridade e confiança.

Com o passar do tempo, o seu portfólio pode virar referência na área e até mesmo servir como exemplo para outros trabalhadores da área.

4. Blog

Para empreendedores que buscam iniciar ou fortalecer metodologias modernas, como inbound marketing ou marketing de conteúdo, o blog é incontestavelmente a melhor alternativa.

Ótima ferramenta para elevar o número de leads (clientes em potencial), promover mercadorias e criar uma nova identidade visual, um blog ainda conta com ligação forte com redes sociais, outro facilitador para compartilhamentos e mecanismos de pesquisa.

Conforme mencionamos, a disponibilização de materiais úteis para os usuários figura como ponto-chave. A intenção é educar os visitantes durante a ”jornada de compra”, sem necessariamente mencionar as qualidades da própria empresa.

5. Portal

Caso o foco da companhia esteja relacionado aos interesses dos internautas, aderir a um portal é uma estratégia interessante. Esse tipo de site divulga conteúdos diariamente e conta com audiência igualmente cotidiana.

Os portais, de maneira geral, oferecem diretórios para outras plataformas, como notícias, previsão do tempo, mapas, fóruns etc. Quem vende informação e busca o retorno do usuário para que consuma o produto deve investir nessa categoria de provedor on-line. Sites como G1 e Yahoo são exemplos claros.

Listamos cinco dos mais conhecidos e usados estilos de ferramentas em navegadores virtuais, mas o mercado on-line ainda disponibiliza uma série de alternativas capazes de suprir necessidades das empresas. Dessa forma, vale lembrar que contar com um serviço especializado na criação do site é fundamental na caminhada rumo ao sucesso.

Agora, que está por dentro dos principais tipos de site disponíveis, acesse o site da Six Interfaces e confira o nosso desenvolvimento de sites profissionais!