Com a constante transformação do mercado e das formas de consumo, as empresas precisaram se reinventar e criar novas maneiras para conquistar e manter a atenção dos seus clientes. Diante desse cenário, o Inbound Marketing surgiu como uma solução prática e muito eficiente.

Mas, afinal, o que é e para que serve o Inbound Marketing? Confira o nosso artigo e descubra como essa estratégia pode contribuir para o crescimento da sua marca.

O que é Inbound Marketing?

Também conhecido como marketing de atração, o Inbound tem como principal objetivo conquistar o interesse do seu público-alvo para a sua marca ao invés de simplesmente interrompê-lo com ações de divulgação convencionais.

Por meio de algumas táticas e ferramentas de marketing, essa estratégia busca desenvolver um conteúdo relevante, feito especificamente para um público determinado, e conduzi-lo em sua jornada de compra duradouro a partir disso.

Funciona mais ou menos assim: uma empresa especializada em venda de pacotes de viagens começa a criar um conteúdo rico sobre o assunto em seu blog e, assim, desperta o interesse e a confiança de um determinado grupo que está em busca desse tipo de serviço.

Quais são as principais ferramentas?

O processo do Inbound Marketing é bem simples e se divide em quatro etapas principais: atrair, converter, vender e encantar. Os consumidores são conduzidos em cada um deles por meio de algumas ferramentas específicas.

As principais ferramentas utilizadas são: SEO, marketing de conteúdo, blog post, e-mail marketing, newsletter e call to action, além de estratégia nas redes sociais. Cada uma delas desempenha uma função diferente e, por meio dessas ações, é possível converter um determinado público de interesse em consumidores engajados e fiéis.

Independentemente da plataforma escolhida para implementar a sua estratégia, é importante ter em mente que um bom site é fundamental para atrair os seus leads e converter as suas vendas, principalmente se você estiver lidando com SEO  que analisa a navegabilidade dos sites para realizar o ranqueamento.

Quais benefícios essa estratégia pode oferecer?

O Inbound Marketing é essencial para construir um relacionamento saudável e duradouro com os seus clientes. Isso porque, ao consumirem o conteúdo que você oferece, eles se sentem mais confiantes em relação a sua marca e aceitam a aproximação mais rapidamente.

Pesquisas apontam que o Inbound é, em média, 62% mais barato do que o marketing convencional, gerando um ROI de aproximadamente 200%. Além disso, ao desenvolver esse tipo de estratégia no ambiente digital, você consegue mensurar os resultados de uma forma mais efetiva.  

Outros benefícios que podemos destacar são o aumento do reconhecimento de marca no seu mercado de atuação, o engajamento dos consumidores e a geração de leads qualificados.

Legal, não é verdade? Como você pode perceber, o Inbound Marketing é uma tendência de sucesso do mercado e pode gerar resultados realmente surpreendentes. E você? Está esperando o que para apostar nessa estratégia?

Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Siga as nossas páginas nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.

Quem já comentou sobre isso: