Se você é empreendedor e vem tentando vislumbrar como utilizar melhor as ferramentas que a internet oferece aos negócios, muito provavelmente já se perguntou o que as redes sociais mais usadas podem fazer por sua empresa, não é mesmo?

Afinal, são bilhões de pessoas conectadas e isso permite um alcance gigantesco às suas atividades no campo digital. Obviamente, você não precisa estar em todas as redes agindo com as mesmas estratégias, mas deve conhecer o seu público, onde ele está e como chegar a ele da forma correta.

Se quer entender melhor tudo isso, continue lendo e aprenda com as informações a seguir.

Facebook Ads

De todas as redes sociais, a com maior número de usuários ativos é o Facebook, que já ultrapassa 1,5 bilhão de pessoas que mensalmente acessam esse canal. Para as empresas, ele oferece opções interessantes que vão muito além das ações mais corriqueiras de chat, curtir, compartilhar e se engajar com o conteúdo de outras pessoas e corporações.

Por meio da ferramenta de anúncios Facebook Ads você pode direcionar com bastante precisão as suas chamadas e ainda acompanhar os resultados por meio das métricas geradas por essa rede. Alguns dos parâmetros que o Facebook Ads permite você especificar nos anúncios são:

  • localização: filtre por país, cidade, bairro ou até mesmo rua que você queira que as pessoas vejam a sua chamada;
  • idade: desde adolescentes até idosos, ou mesmo uma faixa etária específica, é possível afunilar o seu público;
  • interesses: digamos que o seu anúncio seja voltado apenas para quem gosta de andar de bicicleta: o Facebook Ads também te dá essa opção;
  • duração da campanha: você determina quantos dias o anúncio roda e pode ver de antemão a média de pessoas a serem alcançadas.

É possível ainda definir o gênero da audiência a ser alcançada podendo afunilar ainda mais a sua ação. Uma ferramenta e tanto!

Instagram Business

O Instagram é a segunda rede social mais usada no mundo e além de ser um lançador de tendências, vem inovando cada vez mais os seus recursos. Um deles é o Instagram Business voltado para marcas. Por meio dele, você pode atingir mais consumidores com a geração de anúncios, acompanhar os resultados de métricas geradas e melhorar a sua performance na rede. 

Ele permite ainda ações especiais como o swipe up (deslizar) no Stories para quem tem mais de 10 mil seguidores, que leva ao link determinado por você e call-to-action nos anúncios. 

Whatsapp Business

Uma boa solução para pequenas e médias empresas ampliarem a relação com a clientela é a versão comercial do Whatsapp, chamada Whatsapp Business. Nela, é possível criar um perfil com foto, endereço, descrição, contato, etc. Você pode ainda customizar mensagens para responder mais rapidamente os usuários e visualizar métricas de fluxo de mensagens para acompanhar o seu diálogo com os consumidores.

LinkedIn Ads

O LinkedIn é a maior rede profissional da internet. Seu perfil difere muito das demais justamente por seu caráter corporativo. Ainda que um usuário comum e um perfil empresarial possam interagir de diversas formas entre si é por meio do LinkedIn Ads que você pode alcançar resultados mais significativos como:

  • vencer a barreira da privacidade e ter acesso a leads qualificados, como diretores de empresas e figuras importantes a que você pode enviar mensagens, caso opte pelo modo pago;
  • gerar anúncios nos formatos mais comuns, como acontece no Facebook e Instagram, para um público maior.

Vale lembrar que o LinkedIn se subdivide em contas Basic (gratuita), Job Seeker (à procura de trabalho), Business Plus (conta de negócios); Sales Navigator (vendas) e Recruiter Lite (para recrutadores). Esse nível gradativo de especialidade é que diferencia uma conta comum de uma conta Premium. Quanto mais próxima do Recruiter Lite ela for, mais recursos permite e mais cara sai (cerca de 119 dólares mensais).

Como viu, são muitas as formas de utilizar esses canais de forma inteligente e trazer bons resultados aos negócios. Aproveite as informações dadas neste post para realizar isso de forma acertada.

Se gostou de saber como o que as redes sociais mais usadas oferecem exclusivamente aos negócios, aproveite para curtir nossa página no Facebook e continuar por dentro do nosso conteúdo.

Quem já comentou sobre isso: