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O que são webinars?

Em tempos em que praticamente todo mundo está conectado, a produção de conteúdo diferenciado deve ser um dos focos para os sites e empresas.

Não é raro que encontremos pela internet afora diversos tipos de vídeos e palestras sobre determinados assuntos.

Para quem procura um maior engajamento e retenção de leads, um webinar pode ser a ferramenta a te ajudar nesta lida.
 

O que é um webinar?

 
Um webinar, também conhecido como webinário, nada mais é do que uma videoconferência em que uma pessoa pode interagir com as demais. No entanto, seu fim é comercial ou educacional.

Hoje em dia não é raro encontrarmos webinars por toda a internet, afinal, é onde as pessoas mais procuram o que querem. 

Para quem está inserindo sua empresa ou iniciando um site, agora é importante conhecer essa ferramenta e saber que ela pode te levar a alcançar alguns objetivos, principalmente se seu foco for o engajamento e as vendas.

Além disso a ferramenta consegue ser útil de diversas formas, ao ponto de você poder se encontrar com o seu público e avaliar qual é de fato a demanda deles.
 

Porque um webinar pode ser bom para sua estratégia de marketing

 
Como dito anteriormente, um webinar pode ser uma boa ferramenta para que sua estratégia de marketing seja completa, ou ainda, ser um plus para ela.

Um dos conteúdos que mais criam engajamento, atualmente, são os vídeos, sejam eles gravados ou ao vivo, as famosas lives.

Além disso, a participação em um webinar pode ser algo em que as pessoas se comprometam já que terá um dia e horário marcado para assistir.

Conforme você cria autoridade, automaticamente gera fidelização de futuros clientes que se lembrarão de como o seu conteúdo foi bom.
 

Fortalecendo o engajamento e a autoridade

 
O engajamento e a autoridade andam de mãos dadas quando o assunto é marketing.

Por isso, um webinar te dá a oportunidade de demonstrar que você tem proficiência no assunto e, inclusive, pode passá-lo adiante.

Outro ponto importante a se levar em consideração é que a partir do momento em que você conhece o seu público, também sabe quais são as suas principais necessidades.

E ao invés de criar vários conteúdos em diversas plataformas para tentar atingi-los, você pode fazer um webinar e captá-los de forma muito mais eficiente.
 

Como fazer um webinar?

 
Com tanta informação na internet é um pouco difícil entender que para fazer uma transmissão de vídeo como um webinário você não irá precisar de muito.
 

Como funciona um webinar

 
O webinar nada mais é do que uma videoconferência em formato de palestra, assim como aquelas que procuramos ou assistimos pela internet.

A grande diferença aqui é que você tem uma liberdade maior para falar sobre os temas, e interagir com os participantes.

E para que você consiga um bom desempenho na realização dele, é importante que você possua uma boa conexão com a internet, uma câmera adequada, organização e, o melhor, um estúdio. 
 

A escolha da plataforma é importante

 
A escolha da plataforma para se realizar um webinar é algo extremamente importante, visto que nem todas são adequadas para isto.

Existem diversas plataformas hoje que podem acoplar um webinar de forma muito simples, como o Google hangouts, o YouTube live, o Microsoft Teams e até mesmo o Facebook live.

Outro fator de escolha que deve ser levado em consideração é se seu vídeo ficará gravado para o caso de você querer postá-lo em outros lugares depois.
 

Data, tema e horário

 
A escolha da data, tema e horário são pontos cruciais também para um bom desempenho do seu webinário.

Para isso, é necessário que você conheça a fundo o seu público, entenda quais são suas principais demandas e quais você deve atender via chamada de vídeo.

Perceba que nem sempre você precisará criar um conteúdo de nível avançado, isto é, se você quer fazer uma série de werbinários você pode segmentar o conteúdo para facilitar o acesso.

Procure também entender quais as datas que seus clientes e seguidores mais gostariam de ver o seu webinar, isto é um parâmetro muito importante.

Para saber qual será a melhor data e horário para a realização da apresentação procure interagir com seu público anteriormente, em suas redes sociais ou em seu site para que eles apresentem o melhor horário e data.
 

Divulgação

 
Se você não divulgar o seu webinar ninguém saberá dele.

Hoje em dia diversas formas de notificar seus clientes e servidores são passíveis de serem utilizadas.

Você pode fazer a divulgação em seu site, caso ele contenha um grande número de acessos e seus seguidores sejam acostumados a interagir por lá.

No entanto, vale ressaltar que o e-mail marketing é uma das formas mais seguras e que comprovadamente geram resultados melhores no quesito divulgação.

Você pode também criar uma landing page somente para oferecer inscrições às pessoas.

Assim, você terá dados o suficiente para captar e-mails e utilizá-los para enviar e-mails marketing.
 

Tenha tudo planejado

 
Antes do seu webinar, tenha tudo planejado, ou seja, esteja preparado para eventuais situações que podem acontecer.

Você pode criar um roteiro do começo ao fim, essa é a forma mais segura de não se perder ou fugir do tema proposto.

Além disso, se você deseja falar por uma hora, ter organização é mais do que importante pois, caso contrário, as pessoas podem sair do seu webinário.
 

O contato é importante para o marketing

 
Mantenha contato com os seus clientes e seguidores quando os atingir no webinar.

Por ali você poderá encontrar pessoas que se interessam pelo seu negócio, outros que desejam trabalhar com você e, até mesmo entusiastas que possuem ideias inovadoras.

Pratique o networking, esta é a ferramenta mais importante para o bom funcionamento, geração de melhores resultados e estratégias de marketing sólidas.

E para o caso de você precisar de ajuda, conte conosco. Te ajudamos no máximo possível a planejar o seu webinário.