Que o marketing é fundamental para uma empresa você já deve saber, mas você
sabe o que significa uma orientação de marketing? E por onde entra o seu lucro,
você sabe?

Qual é o foco da sua empresa?

Se você acha que apenas o investimento em produção, produto e preço em grande
escala resolve todos os seus problemas fazendo você vender mais, vamos te dizer
que está enganado, infelizmente.

As vendas são apenas uma parte de todo um processo estratégico organizado pelo
marketing. Logo, é preciso investimento nos setores para o dinheiro começar a
entrar na empresa.

Digamos que o dinheiro seja consequência de uma combinação de fatores, entre
eles o investimento, o alinhamento de equipes, boas estratégias de marketing, entre
outros.

Mercado em constante mudança

É nítido que o mercado e consumidores de hoje não são os mesmo que 10 anos
atrás. Ambos estão em constante mudança, principalmente com todas as evoluções
tecnológicas e digitais ocorridas nos últimos anos.

Os hábitos de compra tornaram-se fáceis e personalizáveis. Portanto, se sua
empresa não se reinventa, acaba perdendo para outras.

É preciso estar atento aos acontecimentos que influenciam diretamente no mercado. Justamente por esse motivo é preciso que você conte com uma orientação de
marketing.

Mas afinal, o que é uma orientação de marketing?

Antes de tudo é preciso deixar claro qual o intuito do marketing numa empresa. O
marketing, segundo o American Marketing Association é “ uma atividade, conjunto
de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que
tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

A grande questão é: qual filosofia seguir? Para te ajudar a entender, vamos explicar
um pouco sobre a orientação de marketing.

Uma orientação de marketing de uma empresa pode ser voltada para 5 áreas
diferentes, sendo elas:

● Produtos e serviços

Foco nos produtos e serviços de qualidade para que o cliente deseje a sua
marca ao invés de outra. A filosofia dessa orientação está conectada a ideia
de que o consumidor tem preferência por produtos e serviços melhores que a
média do mercado, ou com muita inovação.

● Vendas

Os vendedores são essenciais para o sucesso da empresa. A orientação
voltado às vendas aposta tudo em seus vendedores, pois são necessárias
ofertas e promoções para se obter lucro.

● Produção

O foco na orientação de marketing de produção está na eficiência dos
processos de produção, que visa reduzindo custos. Assim, os produtos são
lançados em grande escala, por um preço menor.

● Marketing

A orientação de marketing visa identificar necessidades e anseios dos
consumidores para depois iniciar a produção e vendas. Ou seja, essa
orientação é voltada aos clientes, procurando sempre encontrar o produto
certo para o seu público. A ideia de consumo do marketing é de que os
consumidores irão preferir o seu serviço do que o de seus concorrentes.

● Orientação holística

A orientação holística pode ser chamada de evolução. Aqui a empresa se
atenta aos diversos processos, etapas e relações, como clientes, sociedade
com um todo, funcionários e fornecedores. É o famoso: tudo é importante.
A orientação holística segue uma lógica que mais atende as necessidades atuais
para o crescimento de uma empresa ou um negócio. Entender que o crescimento
vem de um esforço para alinhar e harmonizar todas as equipes e etapas de trabalho
faz com que sua empresa vá para frente. As orientações de marketing devem ser
bem pensadas e colocadas em prática!

Quando todas as estratégias se voltam para alavancar sua empresa,
consequentemente as vendas dos seus produtos ou serviços aumentam, afinal, é
aqui que o dinheiro realmente entra!

Agora basta fazer uma análise e ver qual a melhor orientação para a sua empresa!
Concluindo essa etapa, seu negócio estará no rumo certo e seu lucro será real.

E aí, gostou do post? Se você curtiu, leia também esse nosso outro artigo! 

 

Quem já comentou sobre isso: