Stories: aprenda formas criativas de alcançar mais envolvimento

Quem lida todos os dias com redes sociais, divulgando os produtos e serviços da própria empresa, com certeza se pergunta: como posso deixar os meus conteúdos mais envolventes e que instiguem a participação do meu público?

Nesse caso, a gente cai sempre no mundo das ideias e criatividade. Estratégias existem, mas nada é 100% certo. Agir por tentativas, até encontrar um formato que dê certo para o seu negócio, pode ser mais sensato do que apenas seguir uma receita de gurus, afinal, o que dá certo para um, é o fim para o outro. Por outro lado, uma premissa é importante: a sensibilidade na hora de compor um post e empatia com a sua persona são essenciais para existir envolvimento com sua empresa e marca.

Mas, não desanime! Encontrar o caminho é mais fácil do que parece. Ainda mais com as ferramentas que as mídias sociais dispõem, cada vez mais avançadas. Uma delas, que está super em alta, são os stories do Instagram. Eles dão um ar mais simples, próximo e noticioso para o dia a dia do perfil ou do negócio que está nas redes sociais.

Os stories, junto com suas opções de perguntas e enquetes, permitem que o perfil interaja com o público e o público com ele, de forma que esse diálogo fique mais objetivo, sem que, necessariamente, o “dedo ditador” que rola a tela dos celulares tenha que parar e digitar alguma resposta.

Por meio das enquetes, que são customizáveis, cada negócio pode criar perguntas relacionadas aos seus produtos, serviços e público que sejam divertidas ou instiguem a participação, curiosidade e educação da persona.

Diversas empresas e instituições já usam as interações dos stories para entender os gostos dos clientes, suas vontades, interesses, opiniões e até mesmo conscientizá-los em relação a sustentabilidade, saúde e cidadania, por exemplo.

Vejamos alguns exemplos:

HAVAIANAS

   

A marca faz enquetes com sua linha de produtos e modelos diferentes. Assim, além da interação, ela também consegue perceber as preferências da maioria dos consumidores da empresa. Além disso, proporciona dicas sobre moda e estilo, valorizando o uso das Havaianas junto com looks diferentes.

SKOL

A Skol, além de fazer enquetes com os produtos, traz temáticas pessoais ou do dia a dia para conversar com seu consumidor, brincando com o sentido “redondo” do seu slogan.

SELO EU RECICLO

O Selo Eu Reciclo, que promove reciclagem com responsabilidade social, procura educar o público com suas enquetes, que estimulam a curiosidade e conscientização em prol do meio ambiente.

IKEA

A rede de lojas promove em praticamente todas as suas filiais, enquetes quanto ao estilo de móveis, cores, design e preferências que os clientes têm quanto aos seus produtos.

FLEURY

  

O grupo Fleury de laboratórios instrui seus seguidores sobre cuidados com a saúde, a partir de um quiz leve e que conscientiza o público quanto à prevenção de doenças.

Viu só? Agora é se inspirar e investir na sua criatividade para conversar mais com sua persona.