Compartilhe

Antigamente era uma tarefa fácil conseguir a atenção dos consumidores. O marketing de interrupções sempre apostava na propaganda que mostrava aos clientes porque tal produto era muito melhor do que o outro e acreditem, as vendas eram grandes.

O marketing “antigo” não se importava muito com a segmentação de público, muito menos com os conteúdos de valor. Mas tudo bem, isso até então dava certo.

Infelizmente vários produtos não eram o que pareciam nas propagandas e naquela época os canais de reclamação quase não existiam. Os clientes insatisfeitos com os produtos que adquiriam ficavam calados e sem muita opção de se expressar.

Um novo cenário

Com o ambiente digital e as transformações do consumidor esse contexto mudou. Hoje, se um cliente não gosta do que comprou, ele tem voz ativa para reclamar e falar para muita gente que o produto não vale a pena.

No Brasil são cerca de 120 milhões de pessoas que utilizam a internet diariamente para os mais diversos fins, entre eles comprar ou procurar por produtos e marcas que mais se identifiquem.

Já não é tão fácil assim atrair o consumidor, muitos menos o fazer parar o que está fazendo para ver sua marca. Foi percebido também que o público de hoje é bem segmentado, fato que dificulta e muito as estratégias de marketing.

Como atingir públicos diferentes com conteúdo bacana e instigante? O marketing de interrupção já não conseguia mais responder a essa pergunta.

Diante desse cenário o marketing parou, pensou e precisou encontrar outra estratégia para atingir os novos consumidores. Foi aí que surgiu o Inbound Marketing.

Mas por que se está falando tanto em Inbound Marketing?

Primeiramente, vamos entender o que é Inbound Marketing: também conhecido com marketing de atração, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que atraem o consumidor para a sua marca.

Ele é baseado em ações para atingir e conseguir a permissão de públicos específicos para criar laços de relacionamento e consequentemente, um futuro canal de vendas. O segredo é abordar o cliente no momento certo, sem importuná-lo.

Ou seja, ao invés de interromper o cliente, o Inbound Marketing o atrai com conteúdos relevantes. Assim, os clientes começam a procurar sua empresa depois de serem atraídos pelos seus conteúdos. Muito mais eficaz, não é mesmo?

Uma vez que você consegue atrair seu potencial cliente, você constrói uma ponte de confiança. De um lado sua empresa oferecendo serviços e produtos e de outro um cliente efetivo e quem sabe um promotor e defensor da sua marca.

Comunicação bilateral

Outro benefício do Inbound Marketing é a comunicação bilateral. O que você acha que vale mais? Uma empresa falando sobre ela mesma e o quanto ela é boa, ou clientes comentando de forma positiva sobre ela numa roda de amigos?

Certamente a última opção é a melhor. A comunicação bilateral causada pelo inbound permite que as pessoas fiquem engajadas com a marca e comentem sobre ela com seus familiares, amigos e conhecidos. Se isso acontecer, com certeza você estará no caminho certo!

Em quais canais é possível utilizar essa estratégia?

O Inbound Marketing pode ser utilizado através de diversas ferramentas, como: e-mail marketing, estratégias de SEO, CTA (call to action), newsletters, marketing de conteúdo e redes sociais. Cada uma tem uma função e um desempenho diferentes.

Todos são válidos, principalmente as redes sociais, canal que milhares de pessoas estão conectadas diariamente. Por que não atrair as pessoas nessas mídias? Afinal, o marketing digital precisa estar em todo lugar.

Se você ainda não está convencido da importância do Inbound, sabia que cerca de 70% dos usuários da internet descobrem lojas por meio das redes sociais, de acordo com o E-commerce Trends de 2017.

O Inbound Marketing tem muitos benefícios

O conteúdo tornou-se então a cereja do bolo. Sem ele, as chances de não atrair o consumidor são grandes!  Se você criou uma estratégia de inbound eficiente, certamente verá benefícios. Olha só:

  •         Cria um relacionamento bem próximo com seus clientes;
  •         Alcança o segmento de público certo;
  •         Eleva a persuasão;
  •         Leads qualificados;
  •         Diminui custos com estratégias ineficazes;
  •         Resultados rápidos e mensuráveis;
  •         Transforma sua empresa em referência no mercado.

 

Atrair, converter, relacionar e por fim vender. E então, entendeu por que se está falando tanto de Inbound Marketing e qual a sua importância nesse novo cenário? Se quiser saber um pouco mais sobre essa nova estratégia do Marketing Digital, clique aqui.   

Quer saber mais sobre como utilizar essa estratégia na sua empresa?

Entre em contato conosco! Estamos prontos para te atender!

Quem já comentou sobre isso:
Compartilhe