Por que está se falando tanto em Inbound Marketing?

Antigamente era uma tarefa fácil conseguir a atenção dos consumidores. O marketing de interrupções sempre apostava na propaganda que mostrava aos clientes porque tal produto era muito melhor do que o outro e acreditem, as vendas eram grandes.

O marketing “antigo” não se importava muito com a segmentação de público, muito menos com os conteúdos de valor. Mas tudo bem, isso até então dava certo.

Infelizmente vários produtos não eram o que pareciam nas propagandas e naquela época os canais de reclamação quase não existiam. Os clientes insatisfeitos com os produtos que adquiriam ficavam calados e sem muita opção de se expressar.

Um novo cenário

Com o ambiente digital e as transformações do consumidor esse contexto mudou. Hoje, se um cliente não gosta do que comprou, ele tem voz ativa para reclamar e falar para muita gente que o produto não vale a pena.

No Brasil são cerca de 120 milhões de pessoas que utilizam a internet diariamente para os mais diversos fins, entre eles comprar ou procurar por produtos e marcas que mais se identifiquem.

Já não é tão fácil assim atrair o consumidor, muitos menos o fazer parar o que está fazendo para ver sua marca. Foi percebido também que o público de hoje é bem segmentado, fato que dificulta e muito as estratégias de marketing.

Como atingir públicos diferentes com conteúdo bacana e instigante? O marketing de interrupção já não conseguia mais responder a essa pergunta.

Diante desse cenário o marketing parou, pensou e precisou encontrar outra estratégia para atingir os novos consumidores. Foi aí que surgiu o Inbound Marketing.

Mas por que se está falando tanto em Inbound Marketing?

Primeiramente, vamos entender o que é Inbound Marketing: também conhecido com marketing de atração, o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que atraem o consumidor para a sua marca.

Ele é baseado em ações para atingir e conseguir a permissão de públicos específicos para criar laços de relacionamento e consequentemente, um futuro canal de vendas. O segredo é abordar o cliente no momento certo, sem importuná-lo.

Ou seja, ao invés de interromper o cliente, o Inbound Marketing o atrai com conteúdos relevantes. Assim, os clientes começam a procurar sua empresa depois de serem atraídos pelos seus conteúdos. Muito mais eficaz, não é mesmo?

Uma vez que você consegue atrair seu potencial cliente, você constrói uma ponte de confiança. De um lado sua empresa oferecendo serviços e produtos e de outro um cliente efetivo e quem sabe um promotor e defensor da sua marca.

Comunicação bilateral

Outro benefício do Inbound Marketing é a comunicação bilateral. O que você acha que vale mais? Uma empresa falando sobre ela mesma e o quanto ela é boa, ou clientes comentando de forma positiva sobre ela numa roda de amigos?

Certamente a última opção é a melhor. A comunicação bilateral causada pelo inbound permite que as pessoas fiquem engajadas com a marca e comentem sobre ela com seus familiares, amigos e conhecidos. Se isso acontecer, com certeza você estará no caminho certo!

Em quais canais é possível utilizar essa estratégia?

O Inbound Marketing pode ser utilizado através de diversas ferramentas, como: e-mail marketing, estratégias de SEO, CTA (call to action), newsletters, marketing de conteúdo e redes sociais. Cada uma tem uma função e um desempenho diferentes.

Todos são válidos, principalmente as redes sociais, canal que milhares de pessoas estão conectadas diariamente. Por que não atrair as pessoas nessas mídias? Afinal, o marketing digital precisa estar em todo lugar.

Se você ainda não está convencido da importância do Inbound, sabia que cerca de 70% dos usuários da internet descobrem lojas por meio das redes sociais, de acordo com o E-commerce Trends de 2017.

O Inbound Marketing tem muitos benefícios

O conteúdo tornou-se então a cereja do bolo. Sem ele, as chances de não atrair o consumidor são grandes!  Se você criou uma estratégia de inbound eficiente, certamente verá benefícios. Olha só:

  •         Cria um relacionamento bem próximo com seus clientes;
  •         Alcança o segmento de público certo;
  •         Eleva a persuasão;
  •         Leads qualificados;
  •         Diminui custos com estratégias ineficazes;
  •         Resultados rápidos e mensuráveis;
  •         Transforma sua empresa em referência no mercado.

 

Atrair, converter, relacionar e por fim vender. E então, entendeu por que se está falando tanto de Inbound Marketing e qual a sua importância nesse novo cenário? Se quiser saber um pouco mais sobre essa nova estratégia do Marketing Digital, clique aqui.   

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