Compartilhe

Que o marketing digital está com tudo nessa era digital você já sabe né? Mas como diferenciar as estratégias utilizadas por ele para alavancar a sua empresa?  

Além disso, vários empresários ficam de cabelo em pé só de falar a palavra planejamento. A importância dele é fundamental para que tudo seja executado corretamente, conforme o canal utilizado, afinal, cada canal online tem a sua devida função e importância.

No entanto, não podemos deixar de pensar no marketing offline também! Algumas mídias offline como o outdoor ou o rádio também precisam de atenção, dependendo do objetivo da sua empresa.

E não ache que tem um que é mais barato. O que importa é a qualidade e investimento no marketing que optar. Tanto as mídias online quanto offline dão bons resultados e precisam de investimento para que ocorram como o planejado.

Portanto, antes de qualquer coisa, não queira optar por um canal só por ele parecer mais em conta. De nada adianta pagar barato e a campanha não trazer retorno e vice-versa.

Diferenças entre o online e o offline

O marketing digital é totalmente online e está relacionado aos avanços digitais no qual estamos passando.

Nele as estratégias são auxiliadas por mecanismos da internet e tecnologias, no qual utilizam-se várias plataformas para atingir o consumidor: sites, blogs, redes sociais, e-mails, entre outros canais.

Já o marketing offline conta com o auxílio da televisão, jornais impressos, rádios, outdoors, panfletos, entre outros meios para conseguir se comunicar e fazer propaganda da sua empresa.

Entendendo o papel de cada mídia

Toda mídia tem como função passar alguma informação adiante e o marketing sempre utiliza pelo menos uma delas para efetivar suas estratégias.

É importante que você entenda que cada uma desempenha um papel parecido, mas atinge públicos distintos.

Agora para avaliar qual mídia é melhor para as suas estratégias de marketing é preciso tempo e estudo. Onde está seu público? Você tem um público analógico, que seriam aquelas pessoas que nasceram antes do “boom” da tecnologia?

Essas são apenas duas das outras várias perguntas que sua empresa deve fazer antes de aplicar as estratégias de marketing. Além disso, precisamos avaliar também o custo-benefício, pois existem mídias mais caras e mais baratas de se trabalhar.

Agora vamos falar um pouco sobre algumas mídias que podem ser interessantes para o seu negócio:

Rádio

O rádio ainda tem muitos ouvintes assíduos mesmo com a popularização da internet e é um ótimo canal offline para você se comunicar com os consumidores, caso queira e seja viável.

O público no qual você deseja impactar precisa ser definido com cuidado, pois geralmente ele não será o mesmo que consome publicidade online. Mas acredite, a publicidade e o marketing se dão muito bem nesse meio de comunicação!

Outdoor

O bom e velho outdoor ainda pode dar muito resultado para as suas campanhas! Estando dentro das estratégias offline, os outdoors atingem diversos públicos, de todas as idades e locais por estarem dispostos nas ruas das cidades.

Como geralmente uma pessoa vê muito rápido um outdoor, a estratégia de venda ou de aproximação utilizada deve ser clara e objetiva.

Além da divulgação, o outdoor é capaz de reforçar o nome da sua marca na mente daquelas pessoas que pararam para olhar a mensagem que ele quer passar.

É necessário escolher pontos estratégicos para atingir determinados públicos, caso você queira uma segmentação.

Em resumo, vale muito a pena investir em campanhas em outdoors, só é preciso ser claro e objetivo!

Internet

Com toda a certeza esse é o canal mais utilizado hoje em dia para as estratégias de marketing de uma empresa. Isso porque a maioria dos clientes das mais variadas empresas estão inseridas no meio digital.

As estratégias são várias e você pode estar presente em inúmeros meios ao mesmo tempo, além de oferecer conteúdos em diferentes formatos: fotos, áudio, vídeos e interações!

Sim, o marketing que utiliza a internet acaba sendo mais moderno e obtém resultados e métricas com precisão, sem precisar se deslocar para isso. Além disso, a infinidade de opções para alcançar o público de uma empresa fazem com que as estratégias sejam boas e eficazes.

No entanto, é preciso muito estudo! As pessoas que utilizam a internet também querem praticidade e rapidez, além de conteúdos úteis e relevantes!

Afinal, invisto em online ou offline?

O segredo é simples: invista nos dois, se ambos forem eficazes para atingir seu público! Os consumidores estão em todos os canais atualmente e basta você utilizar boas estratégias para alcançá-lo independente do meio.

E aí, gostou de saber mais sobre os diferentes tipos de mídias para sua campanha de Marketing? Entre em contato conosco!

Você sabe como divulgar a sua empresa na internet?

Quem já comentou sobre isso:
Compartilhe