SITES BARATOS OU GRATUITOS. POR QUE NÃO FUNCIONAM?

Todo empreendedor de primeira viagem já caiu na furada de achar que era uma boa ideia investir em sites baratos ou gratuitos, naquela esperança de que economizaria uma grana e poderia alocá-la em outras áreas da empresa.

É normal ir por esse caminho, claro. Quando não se tem capital para investir, ou se tem muito pouco, nada melhor do que contar com esse tipo de possibilidade, não é mesmo?

Ledo engano! Sites baratos ou gratuitos não entregam o que prometem e muitas vezes tem a capacidade de prejudicar a sua empresa, muito mais do que ajudar. Duvida? A seguir falaremos mais sobre.

Por que sites baratos ou gratuitos não funcionam?

1 – Falta a eles personalização
Um site tem que ser a filial online da sua empresa. Já falamos isso em outra oportunidade, mas é sempre bom repetir, até porque muita gente ainda não tem a real dimensão desse fato e insiste que dá para ter uma página qualquer só para marcar presença na internet e estará tudo bem.
Não é assim! Para que um site realmente sirva aos propósitos da sua marca ele precisa acima de tudo ser personalizado. Não sabe o que isso quer dizer realmente?

Não tem problema, a gente te explica! Um site personalizado é um site que tenha as funcionalidades e toda a parte visual com a cara da sua marca. É aquele lugar que seus clientes visitarão na web e funcionará como o cantinho virtual da sua empresa, onde eles se sentirão de certa forma “em casa”!

Sites baratos ou gratuitos infelizmente não conseguem oferecer isso. Tudo é muito padronizado e básico, afim apenas de te ajudar a ter uma página online, mesmo que ela não tenha absolutamente nada a ver com o seu sonhado negócio!

2 – Eles normalmente não são responsivos
Talvez você não conheça ainda o conceito de um layout ou site responsivo, mas ainda que essa ideia não seja ainda parte do seu cotidiano ela já é uma necessidade de qualquer empresa que está online.

Site responsivo é aquele que funciona bem em qualquer dispositivo, seja ele fixo ou móvel. Isso quer dizer que esses sites abrem de maneira agradável e funcional no desktop, no notebook, mas também no tablete e no smartphone.

Por que isso é tão importante? Porque a maioria das pessoas hoje em dia não se conecta à internet em dispositivos fixos, mas sim nos móveis. É no celular e no tablet que passamos um tempo nas redes sociais nos dedicamos a coisas que nos interessem, como por exemplo algumas marcas.

Se uma empresa não tem um site responsivo a consequência óbvia é que ele vai acabar perdendo vendas e conquistando menos clientes, que não vão esperar estar em casa para se conectar a sua página.

Sites baratos ou gratuitos raramente vão te oferecer a possibilidade de ter páginas responsivas. Isso pede o trabalho de profissionais dedicados e o que esses sistemas normalmente oferecem são caixinhas, nas quais a sua empresa tem que se enquadrar ou nada feito!

3 – Você não poderá contar com o apoio de profissionais especializados
Como dissemos anteriormente quando você opta por um site gratuito ou barato normalmente isso quer dizer que está contratando um serviço pré-fabricado, que tem como princípio servir a vários clientes da mesma forma.

Os templates disponíveis são aqueles mesmos, não vai ter layout exclusivo para você e nem vai dar para fazer muitas elaborações a respeito de sessões do seu site. É um pacotão básico e se você topar, ótimo, se não, adeus!

Além disso, você não contará com o apoio de profissionais competentes se o seu site de repente ficar lento, ou se for invadido de alguma forma. É você por você mesmo e talvez isso signifique fazer a sua empresa passar por maus bocados e experimentar momentos de grande desespero! Será que a economia compensa situações assim?

Acreditamos que não, e é por isso que insistimos: se você quer ter na internet um lugar sério para ser a sede da sua empresa, se você quer que ele transmita as qualidades e o valor da sua marca fuja dos sites baratos ou gratuitos e considere investir fortemente nessa área, porque assim você só terá a lucrar!